A inserção do portador de deficiência para a educação na diversidade: uma proposta inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ricardo Fernandes de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101542
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2003
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spelling A inserção do portador de deficiência para a educação na diversidade: uma proposta inclusivaEngenharia de produçãoDeficientesMinas GeraisEducação inclusivaMinas GeraisEducação especialMinas GeraisPoliticas publicasMinas GeraisIgualdade na educacaoMinas GeraisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2003Este estudo tem como objetivo analisar a democratização e a equiparação de oportunidades educacionais escolares para igualar os direitos de todos à educação, com ênfase nos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais. O estado de Minas Gerais vem discutindo desde 1995, nas diferentes instancias e segmentos, a necessidade de ressignificar o atendimento educacional oferecido pela rede publica privada de ensino do estado com vistas à equiparação de oportunidades para todos os educandos em idade escolar, portadores de deficiência ou não. O desafio agora e democratizar esta educação de forma atender toda e qualquer diversidade que possa se apresentar na escola comum, concretizando o objetivo de oferecer uma educação de qualidade para todos. Tem sido acompanhando o desenvolvimento das discussões, que originaram o Projeto de Educação Inclusiva desde seu primeiro momento (1995), e mais especificamente a consolidação do documento Educação Inclusiva: Linhas de Ação para o Estado de Minas Gerais, desde julho 2000. Durante a pesquisa além de acompanhar o desenvolvimento do processo, recorremos a documentos governamentais, legislação e materiais impressos que possibilitassem analisar a caminhada da Educação Especial no Brasil com vistas à convalidação desta proposta educacional. Com base nos objetivos propostos para Educação Inclusiva para o Estado de Minas Gerais bem como sua caminhada constata-se que muito já tem sido feito em busca de uma educação para todos, porém ainda há uma grande caminhada a ser empreendida tanto no que se refere à formação e capacitação dos profissionais da educação, como no enfrentamento da maior barreira que move qualquer sistema, seja ela educacional ou não, o preconceito.<br>Abstract : This study it has as objective to analyze the democratization and the equalization of pertaining to school educational chances to equal the rights of all to the education, with emphasis in the educandos that present educational necessities special. The state of Minas Gerais comes arguing since 1995, in the different instances and segments, the necessity of ressignificar the educational attendance offered by the private public net of education of the state with sights to the equalization of chances for all the educandos in pertaining to school age, carriers of deficiency or not. The challenge now is to democratize this education of form to take care of to all and any diversity that can be presented in the common school, materialize the objective to offer an education of quality for all. It has been following the development of the quarrels, that they had originated the Project of Inclusive Education since its first moment (1995), and more specifically the consolidation of the document Inclusive Education: Lines of Action for the State of Minas Gerais, since July 2000. During the research besides following the development of the process, we appeal governmental documents, legislation and materials printed matters that they made possible to analyze the walked one of the Special Education in Brazil with sights to the ratification of this proposal educational. On the basis of the objectives considered for Inclusive Education for the State of Minas Gerais as well as walked its, are evidenced that much already has been made in search of an education for all, however still have a great one walked to be undertaken in such a way in that if it relates to the formation and qualification of the professionals of the education, as in the confrontation of the biggest barrier that move any system, either educational it or not, the preconception.Fialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaPaula, Ricardo Fernandes de2013-07-15T22:14:08Z2013-07-15T22:14:08Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis94 f.| grafs.application/pdf313857http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101542porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T22:14:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101542Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T22:14:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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