De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82933 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_b579449c636eaf4c4aa9f73270066815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82933 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidadeEngenharia de produçãoContabilidade como profissãoContadoresProfessores -FormaçãoContabilidadeEstudo e ensino (Superior)AprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este estudo teve como objetivo compreender os fundamentos epistemológicos da organização do trabalho do professor de contabilidade no ensino superior. Para alcançar esse propósito caracterizo a sua trajetória de formação e a sua inserção no trabalho docente, assim como identifico as concepções epistemológicas e categorias metodológicas do seu trabalho no ensino superior de Ciências Contábeis. A questão central da tese buscou caracterizar quais são os componentes epistemológicos do processo de ensino que organizam o trabalho do professor de contabilidade no ensino superior. Para responder a essa questão decidi pela abordagem qualitativa, mediante a qual tomo como referência os princípios explicativos de Homem e Trabalho. Por meio desse eixo teórico enfatizo a constituição do sujeito e a sua condição humana através de suas relações sociais, históricas e culturais, declarando assim sua possibilidade omnilateral. A construção da pesquisa empírica foi realizada em 04 (quatro) Instituições de ensino superior, com 28 (vinte e oito) professores. Todos os professores pesquisados possuem graduação em Ciências Contábeis e desenvolvem as atividades no ensino superior em disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Ao concluir o estudo sobre o trabalho do professor de contabilidade no ensino superior, afirmo que ensinar exige responsabilidade porque, para além do domínio de conteúdos específicos e de saberes de formação humana, assim como de métodos adequados a promover essas apropriações no contexto no qual está inserido, é preciso insistir na solidariedade humana, na preservação do mundo humano. Essa sensibilidade coletiva será visível nas atividades do professor de contabilidade quando, em seu trabalho, configurar-se um entendimento crítico e emancipatório da categoria trabalho.Florianópolis, SCMenegasso, Maria EsterUniversidade Federal de Santa CatarinaLaffin, Marcos2012-10-19T19:35:57Z2012-10-19T19:35:57Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisii, 191 f.| tabs.application/pdf184911http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82933porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-04T21:07:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T21:07:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade |
title |
De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade |
spellingShingle |
De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade Laffin, Marcos Engenharia de produção Contabilidade como profissão Contadores Professores - Formação Contabilidade Estudo e ensino (Superior) Aprendizagem |
title_short |
De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade |
title_full |
De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade |
title_fullStr |
De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade |
title_full_unstemmed |
De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade |
title_sort |
De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade |
author |
Laffin, Marcos |
author_facet |
Laffin, Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menegasso, Maria Ester Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laffin, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Contabilidade como profissão Contadores Professores - Formação Contabilidade Estudo e ensino (Superior) Aprendizagem |
topic |
Engenharia de produção Contabilidade como profissão Contadores Professores - Formação Contabilidade Estudo e ensino (Superior) Aprendizagem |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T19:35:57Z 2012-10-19T19:35:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
184911 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82933 |
identifier_str_mv |
184911 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 191 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651885796655104 |