Epistemologias da ignorância: da natureza da ignorância à ignorância sistematicamente construída

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, João Marcelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251913
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2023.
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spelling Epistemologias da ignorância: da natureza da ignorância à ignorância sistematicamente construídaFilosofiaEpistemologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2023.No presente trabalho, busca-se argumentar a favor de uma distinção entre casos onde ignorância é tomada de forma passiva como mera ausência de um bem epistêmico e casos onde a ignorância é construída de forma ativa a partir da opressão de grupos sociais através de casos de preconceito identitário. Para realizar esta tarefa, a argumentação está dividida em três capítulos. No primeiro capítulo, busca-se apresentar as principais teorias acerca da definição de ignorância proposicional, nesse momento, serão apresentadas a concepção padrão de ignorância, que define ignorância como ausência de conhecimento, e a concepção nova, que define ignorância como ausência de crença verdadeira. No segundo capítulo, busca-se apresentar a ignorância como um fenômeno social a partir da literatura advinda da epistemologia social. Por fim, no terceiro capítulo, será feita uma discussão a partir dessas duas literaturas, uma que se preocupa mais tipicamente com a definição de ignorância, e outra que se preocupa com casos onde a ignorância é sistemática e construída a partir da opressão de grupos socialmente marginalizados. Por fim, será concluído que é necessário ampliar a discussão acerca da ignorância proposicional afim de distinguir entre casos passivos e ativos de ignorância para uma melhor compreensão do fenômeno, chamando atenção para o trabalho de investigar a construção e produção de ignorância.Abstract: The goal of this paper is to defend a view on ignorance where we can distinguish cases in which ignorance is taken as a mere absence and cases where ignorance is systematically constructed from the oppression of social groups through cases of identity prejudice. To reach this goal, this dissertation is sectioned in three chapters. On the first chapter, the definition of ignorance will be presented from drawings upon recent literature on epistemologies of ignorance, in which we find two main perspectives, ignorance as lack of knowledge, also known as the standard view on ignorance, and ignorance as lack of true belief, known as the new view. After that, on the second chapter, some recent literature on social epistemology will be provided, showing cases where ignorance is systematically constructed from the oppression of marginalized social groups. It will be addressed cases of white ignorance, active ignorance and ignorance resultant from epistemic injustice. At least, on the third chapter, it will be concluded that is necessary to distinguish cases where ignorance is a mere absence and cases where ignorance is systematically produced for a better understanding of the concept, and thus calling our attention for future work on the definition and investigation of cases where ignorance is systematic and constructed.Luz, Alexandre MeyerUniversidade Federal de Santa CatarinaSaraiva, João Marcelo2023-11-13T23:27:19Z2023-11-13T23:27:19Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 p.application/pdf384779https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251913porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T23:27:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251913Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-13T23:27:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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