Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oruê, Gabriela Regina Vasques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Marcos Cesar Danhoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218033
Resumo: Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/721
id UFSC_b5c5c8d4f7d39ad4191cc8d5a67e3c39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218033
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942História da Educação MatemáticaHistória das Disciplinas EscolaresHistoriografiaDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/721Este trabalho objetiva apresentar as finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, no período de 1931 a 1942, dando visibilidade à trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro. O estudo é de cunho historiográfico e produto de uma dissertação de Mestrado que teve a Geometria Analítica como tema e os livros didáticos como principal objeto de estudo. Busca-se responder à questão norteadora: Quais finalidades educativas são definidas em tempos da Reforma Francisco Campos considerando a trajetória escolar da Geometria Analítica? Para tanto, considera-se a História das Disciplinas Escolares (HDE), difundida por André Chervel, como fundamentação teórico-metodológica e procede-se a apresentação das fontes de pesquisa, sendo elas documento oficial e livros didáticos; e a investigação do primeiro pilar da HDE: finalidades do ensino escolar. Observase, então, que os objetivos fixados visavam impor cursos preparatórios às escolas, determinar o que o professor devia ensinar e como ensinar, como também o que o aluno devia aprender, e que a realidade pedagógica pretendia estabelecer um curso preparatório de Geometria Analítica nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Politécnico para o ingresso dos alunos no ensino superior. Diante disso, podemos concluir que a finalidade educativa, do ensino de Geometria Analítica nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Politécnico, em tempos da Reforma Francisco Campos, era preparar os alunos para o exame das faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia e Arquitetura.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-12-04T02:42:28Z2020-12-04T02:42:28Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfORUÊ, G. R. V.; NEVES, M. C. D.. Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 77-96, 2020.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218033Oruê, Gabriela Regina VasquesNeves, Marcos Cesar Danhoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T02:42:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218033Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-04T02:42:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
title Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
spellingShingle Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
Oruê, Gabriela Regina Vasques
História da Educação Matemática
História das Disciplinas Escolares
Historiografia
title_short Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
title_full Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
title_fullStr Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
title_full_unstemmed Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
title_sort Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
author Oruê, Gabriela Regina Vasques
author_facet Oruê, Gabriela Regina Vasques
Neves, Marcos Cesar Danhoni
author_role author
author2 Neves, Marcos Cesar Danhoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oruê, Gabriela Regina Vasques
Neves, Marcos Cesar Danhoni
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
História das Disciplinas Escolares
Historiografia
topic História da Educação Matemática
História das Disciplinas Escolares
Historiografia
description Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/721
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04T02:42:28Z
2020-12-04T02:42:28Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORUÊ, G. R. V.; NEVES, M. C. D.. Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 77-96, 2020.
2358-4750
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218033
identifier_str_mv ORUÊ, G. R. V.; NEVES, M. C. D.. Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 77-96, 2020.
2358-4750
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652139194482688