Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218033 |
Resumo: | Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/721 |
id |
UFSC_b5c5c8d4f7d39ad4191cc8d5a67e3c39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218033 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942História da Educação MatemáticaHistória das Disciplinas EscolaresHistoriografiaDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/721Este trabalho objetiva apresentar as finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, no período de 1931 a 1942, dando visibilidade à trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro. O estudo é de cunho historiográfico e produto de uma dissertação de Mestrado que teve a Geometria Analítica como tema e os livros didáticos como principal objeto de estudo. Busca-se responder à questão norteadora: Quais finalidades educativas são definidas em tempos da Reforma Francisco Campos considerando a trajetória escolar da Geometria Analítica? Para tanto, considera-se a História das Disciplinas Escolares (HDE), difundida por André Chervel, como fundamentação teórico-metodológica e procede-se a apresentação das fontes de pesquisa, sendo elas documento oficial e livros didáticos; e a investigação do primeiro pilar da HDE: finalidades do ensino escolar. Observase, então, que os objetivos fixados visavam impor cursos preparatórios às escolas, determinar o que o professor devia ensinar e como ensinar, como também o que o aluno devia aprender, e que a realidade pedagógica pretendia estabelecer um curso preparatório de Geometria Analítica nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Politécnico para o ingresso dos alunos no ensino superior. Diante disso, podemos concluir que a finalidade educativa, do ensino de Geometria Analítica nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Politécnico, em tempos da Reforma Francisco Campos, era preparar os alunos para o exame das faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia e Arquitetura.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-12-04T02:42:28Z2020-12-04T02:42:28Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfORUÊ, G. R. V.; NEVES, M. C. D.. Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 77-96, 2020.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218033Oruê, Gabriela Regina VasquesNeves, Marcos Cesar Danhoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T02:42:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218033Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-04T02:42:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 |
title |
Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 |
spellingShingle |
Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 Oruê, Gabriela Regina Vasques História da Educação Matemática História das Disciplinas Escolares Historiografia |
title_short |
Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 |
title_full |
Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 |
title_fullStr |
Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 |
title_full_unstemmed |
Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 |
title_sort |
Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 |
author |
Oruê, Gabriela Regina Vasques |
author_facet |
Oruê, Gabriela Regina Vasques Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oruê, Gabriela Regina Vasques Neves, Marcos Cesar Danhoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática História das Disciplinas Escolares Historiografia |
topic |
História da Educação Matemática História das Disciplinas Escolares Historiografia |
description |
Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/721 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04T02:42:28Z 2020-12-04T02:42:28Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ORUÊ, G. R. V.; NEVES, M. C. D.. Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 77-96, 2020. 2358-4750 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218033 |
identifier_str_mv |
ORUÊ, G. R. V.; NEVES, M. C. D.. Trajetória escolar da geometria analítica e finalidades educativas em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 77-96, 2020. 2358-4750 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652139194482688 |