Dimensionamento e estudo de viabilidade de um sistema de aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em uma escola estadual
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197583 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Dimensionamento e estudo de viabilidade de um sistema de aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em uma escola estadualAproveitamento PluvialNBR 15527Usos finais de águaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Mais de dois bilhões de pessoas não têm acesso hoje à água potável, panorama que se agrava a cada levantamento publicado. Ainda assim, o que se verifica na forma contemporânea de se obter e de se fazer uso da água são grandes focos de desperdício e baixa otimização. Dentre as soluções possíveis para a questão da água, o aproveitamento pluvial se apresenta como uma tecnologia eficiente, barata, flexível e de baixo impacto ambiental. Os objetivos deste trabalho foram dimensionar e avaliar a viabilidade de inclusão de um sistema de aproveitamento pluvial no projeto de reforma e ampliação Escola de Ensino Básico Profª. Claudete Maria Hoffmann Domingos, localizada na cidade de Palhoça-SC. O consumo médio mensal de água potável na escola, levantado junto à concessionária de abastecimento, foi de 168m3 mensais. Foi realizada uma pesquisa na escola para determinar os usos finais em que esta água é empregada. Esta pesquisa consistiu na aplicação de questionários aos usuários e medição da vazão dos aparelhos hidrossanitários. Esta pesquisa retornou uma taxa de 78,77% do consumo total de água destinado aos usos não potáveis, ou seja, em média 132m3 mensais de água potável podem ser substituídos por água pluvial. O dimensionamento do reservatório foi realizado pelos métodos sugeridos pela NBR 15527, de forma que o método prático inglês, o prático brasileiro e o prático alemão retornaram os valores de 244m3, 857m3 e 94m3, respectivamente, valores estes considerados altos demais para execução por questão de espaço e custo. O método prático australiano, método da análise da simulação e o método de Rippl retornaram valores próximos entre si, de, respectivamente, 30m3, 26m3 e 25,37m3, considerados mais viáveis, de forma que o volume escolhido para o reservatório neste estudo foi de 26m3. O volume de reservação foi dividido em duas cisternas subterrâneas de 10.000L e dois reservatórios superiores de 3.000L. Os reservatórios superiores somam um volume de 6m3, de forma a atender a demanda diária de água não potável levantada para a escola. A economia nas contas de água, considerando-se que os 132m3 de água não potável calculados para a escola sejam substituídos por água pluvial, foi estimada em R$1.084,80 mensais, proporcionando um período de retorno de investimento de 6 anos e 11 meses, de forma que a implantação se mostrou viável, tendo em vista o tempo de vida útil do sistema, de 20 anos.Florianópolis, SCGómez, Luis AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaRibas, Camila Alves2019-07-15T14:58:05Z2019-07-15T14:58:05Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis142papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197583info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-15T14:58:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197583Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-15T14:58:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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