Jogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Caroline da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215108
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019
id UFSC_b6645af7e707b7e204f11f3d364fb200
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215108
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Caroline da SilvaBorges, Bernardo Walmott2020-10-21T21:13:12Z2020-10-21T21:13:12Z2019362749https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215108Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019A presente dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional de três sequências didáticas para a abordagem da Astronomia no Ensino Médio. O material fundamenta-se na teoria de Vygotsky e na metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Focam temas de Astronomia Cultural, Astronomia do cotidiano, Astronomia do Sistema Solar e Astronomia Estelar. As sequências são estruturadas utilizando recursos educacionais: jogos, \"Passa ou Repassa Astronômico\" e \"Super Trunfo Estelar\"; modelagem, com um roteiro para construção de um painel estelar, com constelações; e encenação; com o exemplo de uma peça teatral que envolve Astronomia, lendas e mitos regionais. Como opção adicional, o produto contempla a possibilidade de utilizar software (Stellarium) como recurso educacional. As sequências didáticas foram aplicadas em 2018, em uma escola de educação básica estadual que faz parte do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI). As atividades podem ser utilizadas por professores do ensino básico para abordar assuntos de Astronomia no âmbito formal, contemplando um dos temas estruturadores dos parâmetros curriculares nacionais de Ensino de Física que é geralmente negligenciado. Foram observadas reações positivas dos alunos, principalmente por utilizar metodologia e recursos modernos em um ambiente inovador, abordando tema que desperta muito interesse dos educandos: a Astronomia.Abstract: The present Master thesis presents the development of an educational product of three didactic sequences for the Astronomy approach in high school. The material is based on Vygotsky's theory and the teaching methodology of the Three Pedagogical Moments of Delizoicov and Angotti. The focus occurs on themes of Cultural Astronomy, Daily Astronomy, Solar System Astronomy and Star Astronomy. The sequences are structured using innovative educational resources: games, \"Astronomical Double Dare\" and \"Super Star Trump\"; modeling, with a script for building a stellar panel with constellations; and staging; with the example of a theatrical play that involves Astronomy, legends and regional myths. As an additional option, the product contemplates the possibility of using a software (Stellarium, a virtual planetarium) as an educational resource. The didactic sequences were applied in 2018 at a state elementary school that is part of the Innovative Higher Education Program (PROEMI). The activities can be used by teachers of basic education to approach Astronomy subjects in the formal ambit, contemplating one of the structuring themes of the national curricular parameters of Physics Teaching (Universe, Earth and life). The theme is generally neglected in the formal ambit and in initial teacher education. Positive reactions from the students were observed, mainly for using modern methodology and resources in an innovative environment, addressing a topic that stimulates students' interest a lot: Astronomy.86 p.| il., gráfs., tabs.porAstronomiaAprendizagemSoftware educacionalTecnologia educacionalJogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPEF-A0015-D.pdfPPEF-A0015-D.pdfapplication/pdf5475298https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215108/-1/PPEF-A0015-D.pdf65612b39497df87535dbe7dcec515464MD5-1123456789/2151082020-10-21 18:13:12.438oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215108Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomia
title Jogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomia
spellingShingle Jogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomia
Garcia, Caroline da Silva
Astronomia
Aprendizagem
Software educacional
Tecnologia educacional
title_short Jogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomia
title_full Jogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomia
title_fullStr Jogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomia
title_full_unstemmed Jogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomia
title_sort Jogos, modelos, encenação e softwares : recursos para o ensino inovador de astronomia
author Garcia, Caroline da Silva
author_facet Garcia, Caroline da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Caroline da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Bernardo Walmott
contributor_str_mv Borges, Bernardo Walmott
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Astronomia
Aprendizagem
Software educacional
Tecnologia educacional
topic Astronomia
Aprendizagem
Software educacional
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:13:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:13:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215108
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 362749
identifier_str_mv 362749
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 86 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215108/-1/PPEF-A0015-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 65612b39497df87535dbe7dcec515464
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805475643359232