Fluxos de informação em organizações virtuais: o caso dos estudos de impacto ambiental como produtos informacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179001 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017. |
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Fluxos de informação em organizações virtuais: o caso dos estudos de impacto ambiental como produtos informacionaisCiência da informaçãoFluxo da informaçãoEmpresas virtuaisImpacto ambientalGestão da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.Os estudos de impacto ambiental fundamentam os órgãos licenciadores na tomada de decisão quanto à implantação de empreendimentos potencialmente poluidores e caracterizam-se como um compêndio informacional, suportado por um fluxo de informação e elaborado por uma equipe multidisciplinar oriunda de diferentes empresas especializadas em consultoria ambiental. Entre essas empresas ocorre uma parceria, na forma de uma organização virtual temporária, para atender a um objetivo ou a uma oportunidade de negócio. O surgimento das organizações virtuais, criada por essas empresas concorrentes de um mesmo nicho de mercado, acontece em um ambiente definido como coopetitivo, onde as empresas, simultaneamente, cooperam e competem entre si. A presente pesquisa analisou o fluxo de informação existente em onze empresas de consultoria ambiental. A coleta de dados foi operacionalizada por meio de instrumento verificado em pré-teste e aplicado para onze coordenadores de projeto, na forma de questionário com questões abertas e fechadas. As categorias de análise foram alinhadas aos objetivos, com quatro abordagens de pesquisa: (i) produto informacional; (ii) organização virtual; (iii) fluxo informacional; e (iv) ambiente coopetitivo. Foi possível inferir que, em uma organização virtual com características coopetitivas, a informação possui alto valor estratégico, sendo utilizada tanto no desenvolvimento do produto em âmbito cooperativo, quanto como um diferencial competitivo no âmbito da concorrência. A pesquisa ainda evidenciou que a inadequada gestão da informação por fluxos resulta em perda informacional e perda na capacidade de busca, armazenamento, compartilhamento, uso e recuperação da informação, com consequente perda de valor nos níveis de empresa (intraorganizacional) e de organização virtual (interorganizacional). Desse modo, a implantação da gestão da informação é premente nas empresas, para que elas possam lidar adequadamente com os fluxos internos e externos, minimizando as perdas informacionais e agregando valor à informação.<br>Abstract : The environmental impact assessment are reports which support the decision-making of licensing potentially environmental impact-triggers entrerprises. That report are information-based, supported by an information flow and developed by a multidisciplinary team from various companies. These companies have as core-business the environmental consultancy. The companies arrange themselves as a virtual organization, a networked, temporary and aim-based structure. The virtual organizations emerge in a coopetitive environment where the cooperation and competition interactions coexist. This research aims analyze the information flow in eleven environmental consultancy companies. Data collection were done through a tool verified in pre-test level and applied to eleven project managers. The tool has a questionnaire with objective and subjective issues. The analysis categories were developed to beat the aims of this research approaching four dimensions: (i) informational product; (ii) virtual organization; (iii) information flow; and (iv) coopetition. The results confirms that in a virtual organization with coopetitive features the information grows strategic value. This resource is used as product input as a cooperative approach and to manage and mining new business opportunities as a competitive advantage. The innefective information management through flows results in waste of information amounts, besides other capabilities as searching, storage, sharing, use and recovery. It happens in both levels ? within and between companies ? excerpting the value of information. The adoction of information management as a routine is necessary to companies deal with internal and external flow, reducing information losses and increasing value.Rados, Gregório Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira Netto, Robson2017-09-05T04:14:21Z2017-09-05T04:14:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p.| il., gráfs.application/pdf348754https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179001porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T04:14:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179001Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-05T04:14:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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