Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Antonio Augusto dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176017
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2016.
id UFSC_b68a0639b617006de397c6131d08dcb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176017
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Antonio Augusto dos SantosMarques, Carla Susana da EncarnaçãoAlmeida, Hugo Márcio Rodrigues de2017-05-30T04:13:22Z2017-05-30T04:13:22Z2016347465https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176017Tese (doutorado) - Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2016.As grandes transformações vivenciadas no ensino superior nos últimos anos, decorrentes da globalização e da internacionalização, requerem um estudo profundo nos modelos dos processos de avaliação das Instituições de Ensino Superior ? IES, principalmente nas questões pedagógicas e nos modelos de gestão da qualidade. Outro fator de relevância diz respeito à expectativa e percepção dos diversos stakeholders envolvidos, sendo que os atuais sistemas de avaliação oficiais aparentam uma reduzida captura dessa visão, principalmente do aluno. Considerando a problemática abordada, desenvolvemos uma investigação não exprimental de campo, fundamentada bibliográficamente na literatura cientifica existente e aplicando um questionário de auto-relato estruturado , tendo por objetivo: analisar os sistemas de avaliação do ensino superior no Brasil e Portugal, procurando, assim, identificar os marcadores da participação do aluno nos processos de avaliação institucionais; identificando as expectativas e percepções dos alunos com relação à qualidade do ensino superior nas instituições que frequentam e qual a relação que pode ser estabelecida com os instrumentos utilizados no processo avaliativo oficial. Os dados obtidos foram tratados por métodos estatísticos apropriados e apresentaram como principal conclusão a ausência qualitativa da participação o aluno no processo de avaliação, o que pode levar no futuro a um descrédito desse processo.<br>Abstract : The major changes experienced in higher education in recent years, due to globalization and internationalization, require a thorough study on models of the evaluation procedures of higher education institutions - HEIs, especially in pedagogical issues and quality management models. Another important factor concerns the expectations and perceptions of the various stakeholders involved, and the current official assessment systems appear a reduced catch that vision, especially the student. Considering the problem, we developed this exploratory study, using literature research and application of a structured questionnaire with the purpose: to discuss the evaluation systems of higher education in Brazil and Portugal, seeking thus to identify the student's participation markers in the processes of institutional assessment; identifying the expectations and perceptions of students regarding the quality of higher education institutions attending and what relationship can be established with the instruments used in the official evaluation process. The data were processed by appropriate statistical methods and presented as main finding the qualitative absence of participation of students in the evaluation process, which may lead in future to a discrediting of this process.243 p.| il., gráfs.porAdministraçãoEnsino superiorAvaliaçãoBrasilPortugalGestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL347465.pdfapplication/pdf4300636https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/176017/1/347465.pdfcba5107cbc7d927b41a03fa7fd56d814MD51123456789/1760172017-05-30 01:13:22.145oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176017Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-30T04:13:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal
title Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal
spellingShingle Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal
Soares, Antonio Augusto dos Santos
Administração
Ensino superior
Avaliação
Brasil
Portugal
title_short Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal
title_full Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal
title_fullStr Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal
title_sort Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal
author Soares, Antonio Augusto dos Santos
author_facet Soares, Antonio Augusto dos Santos
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Antonio Augusto dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Carla Susana da Encarnação
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Almeida, Hugo Márcio Rodrigues de
contributor_str_mv Marques, Carla Susana da Encarnação
Almeida, Hugo Márcio Rodrigues de
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
Ensino superior
Avaliação
Brasil
Portugal
topic Administração
Ensino superior
Avaliação
Brasil
Portugal
description Tese (doutorado) - Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2016.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-30T04:13:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-30T04:13:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176017
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 347465
identifier_str_mv 347465
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 243 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/176017/1/347465.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cba5107cbc7d927b41a03fa7fd56d814
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805309924311040