Desenvolvimento de um mecanismo de vetorização de empuxo para um aeromodelo com capacidade STOVL
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252838 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Ciência e Tecnologia. |
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Desenvolvimento de um mecanismo de vetorização de empuxo para um aeromodelo com capacidade STOVLVetorização de Empuxo3BSMDesign IterativoAeromodelismoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Ciência e Tecnologia.Este artigo apresenta o desenvolvimento e a implementação de um mecanismo de vetorização de empuxo, destinado a aeromodelos. O 3BSM (Three-Bearing Swivel Module), que é um mecanismo de vetorização, é um sistema versátil que oferece três posições de operação distintas, adaptando-se a diferentes demandas de voo. A implementação do mecanismo requer uma abordagem iterativa, levando em consideração a geometria das seções do sistema e a seleção de componentes, como rolamentos e servo-motores. A metodologia adotada abrange a descrição detalhada das seções do 3BSM, cada uma desempenhando um papel crucial no direcionamento do fluxo de exaustão. Além disso, são discutidas as adaptações mecânicas e eletrônicas realizadas nos servos para possibilitar movimentos amplos e contínuos, superando suas limitações de rotação padrão. A integração dos componentes e adaptações resultou em um mecanismo funcional capaz de controlar as rotações das seções, oferecendo uma operação precisa. Esse estudo apresenta uma abordagem abrangente para o desenvolvimento de sistemas físicos iterativos, destacando a importância da prototipagem e ajustes contínuos no contexto do projeto de estrutura para aeromodelos.This article presents the development and implementation of a thrust vectoring mechanism designed for model aircraft. The 3BSM (Three-Bearing Swivel Module) is a versatile system that offers three distinct operational positions, adapting to various flight demands. Implementing the mechanism requires an iterative approach, considering the geometry of the system’s sections and the selection of components such as bearings and servo-motors. The adopted methodology encompasses a detailed description of the 3BSM sections, each playing a crucial role in directing the exhaust flow. Additionally, mechanical and electronic adaptations to the servos are discussed to enable wide and continuous movements, overcoming their standard rotation limitations. The integration of components and adaptations resulted in a functional mechanism capable of controlling section rotations, offering precise operation. This study presents a comprehensive approach to the development of iterative physical systems, emphasizing the importance of prototyping and continuous adjustments in the context of structure design for model aircraft.Joinville, SC.Dourado, Antônio OtavianoUniversidade Federal de Santa Catarina.Becker, André Basco2023-12-12T11:10:22Z2023-12-12T11:10:22Z2023-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25 fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252838Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-12T11:10:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252838Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-12T11:10:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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