IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230230 |
Resumo: | Nos dias atuais, a implementação da metodologia ativa na educação, especialmente nos cursos de medicina, proporciona discentes mais aptos para a inserção no mercado de trabalho, por- tanto, essa pesquisa procura responder ao significado dessa implementação. Demonstra também a importância de fornecer uma educação em que todos tenham acesso a essa metodologia. Busca também a inclusão dessa inovação no currículo acadêmico, minimizando o ensino tradicional. A estratégia metodológica foi norteada por ser um estudo comparativo, considerando o seguinte recorte: os ex-alunos do curso de medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os questionários aplicados aos entrevistados buscaram compreender como a aplicação das metodologias ativas na formação de capital humano em medicina impactou o desenvolvimento humano local, além de indicar a importância da implementação de políticas públicas na nova metodologia para uma melhor inserção dos estudantes de medicina, da UNEB e da UFBA, no mercado de trabalho. |
id |
UFSC_b706279aa03370adc814466ea0b4c7e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230230 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCALNos dias atuais, a implementação da metodologia ativa na educação, especialmente nos cursos de medicina, proporciona discentes mais aptos para a inserção no mercado de trabalho, por- tanto, essa pesquisa procura responder ao significado dessa implementação. Demonstra também a importância de fornecer uma educação em que todos tenham acesso a essa metodologia. Busca também a inclusão dessa inovação no currículo acadêmico, minimizando o ensino tradicional. A estratégia metodológica foi norteada por ser um estudo comparativo, considerando o seguinte recorte: os ex-alunos do curso de medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os questionários aplicados aos entrevistados buscaram compreender como a aplicação das metodologias ativas na formação de capital humano em medicina impactou o desenvolvimento humano local, além de indicar a importância da implementação de políticas públicas na nova metodologia para uma melhor inserção dos estudantes de medicina, da UNEB e da UFBA, no mercado de trabalho.INPEAU/UFSC2021-12-03T16:24:16Z2021-12-03T16:24:16Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230230BARBOSA, IVANILDO DA SILVABARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T16:24:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230230Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T16:24:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL |
title |
IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL |
spellingShingle |
IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL BARBOSA, IVANILDO DA SILVA |
title_short |
IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL |
title_full |
IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL |
title_fullStr |
IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL |
title_full_unstemmed |
IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL |
title_sort |
IMPACTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM SAÚDE PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO LOCAL |
author |
BARBOSA, IVANILDO DA SILVA |
author_facet |
BARBOSA, IVANILDO DA SILVA BARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE |
author_role |
author |
author2 |
BARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, IVANILDO DA SILVA BARROS, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE |
description |
Nos dias atuais, a implementação da metodologia ativa na educação, especialmente nos cursos de medicina, proporciona discentes mais aptos para a inserção no mercado de trabalho, por- tanto, essa pesquisa procura responder ao significado dessa implementação. Demonstra também a importância de fornecer uma educação em que todos tenham acesso a essa metodologia. Busca também a inclusão dessa inovação no currículo acadêmico, minimizando o ensino tradicional. A estratégia metodológica foi norteada por ser um estudo comparativo, considerando o seguinte recorte: os ex-alunos do curso de medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os questionários aplicados aos entrevistados buscaram compreender como a aplicação das metodologias ativas na formação de capital humano em medicina impactou o desenvolvimento humano local, além de indicar a importância da implementação de políticas públicas na nova metodologia para uma melhor inserção dos estudantes de medicina, da UNEB e da UFBA, no mercado de trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T16:24:16Z 2021-12-03T16:24:16Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-08-0 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230230 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-08-0 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652265948446720 |