Desafios do acesso e permanência profissional acadêmica das mulheres no Departamento de Química da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wisbeck, Sarita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229988
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
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spelling Desafios do acesso e permanência profissional acadêmica das mulheres no Departamento de Química da UFSCMulheresCiênciaMaternidadeAssedioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.O Departamento de Química da UFSC possui a menor porcentagem de professoras mulheres do país, isto considerando os departamentos de química das universidades públicas. Este dado representa a urgência de que pesquisas sejam realizadas para investigar a origem desta pequena representação feminina, assim como para averiguar a qualidade de trabalho das professoras e estudantes do mesmo departamento. Desta forma, este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, realizada através de análise textual discursiva, feita com as professoras que lecionam no Departamento de Química da UFSC, e com as estudantes de pós-graduação do mesmo departamento. A pesquisa foi realizada através de questionários totalmente digitais devido a pandemia do novo Coronavírus, e contou com a participação de 30% das professoras do departamento. As respostas evidenciaram três principais categorias de análise, sendo elas: “o homem é melhor do que a mulher”, "maternidade", e “assédio moral e sexual”. Estas categorias foram construídas com base nos depoimentos das entrevistadas, e mostraram a necessidade de políticas institucionais que envolvam estas três categorias. A pesquisa realizada neste trabalho pode servir como inspiração para trabalhos de formação de formadores - formação inicial e continuada.The Chemistry Department at UFSC has the lowest percentage of women professors in the country, considering the chemistry departments of public universities. This data represents the urgent need for research to be carried out to investigate the origin of this small female representation, as well as to ascertain the quality of work of teachers and students in the same department. Thus, this work consists of qualitative research, carried out through discursive textual analysis, carried out with the professors who teach in the Department of Chemistry at UFSC, and with the graduate students of the same department. The survey was conducted using fully digital questionnaires due to the new Coronavirus pandemic, and had the participation of 30% of the department's professors. The answers showed three main categories of analysis, namely: “the man is better than the woman”, “maternity”, and “moral and sexual harassment”. These categories were built based on the testimonies of the interviewees, and showed the need for institutional policies involving these three categories. The research carried out in this work can serve as inspiration for the training of trainers works - initial and continuing training.Florianópolis, SCRegiani, Anelise MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaWisbeck, Sarita2021-11-16T12:55:43Z2021-11-16T12:55:43Z2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229988info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-11-16T12:57:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229988Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-16T12:57:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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