Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Anildo Anacleto da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90423
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_b7420e498b62f8fffa53bbfb09369672
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90423
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Luiz Anildo Anacleto daBackes, Vania Marli Schubert2012-10-23T10:13:12Z2012-10-23T10:13:12Z20072007246707http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90423Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.O objetivo deste estudo está em evidenciar as tendências de educação no trabalho na América Latina as quais estão sendo veiculadas nos periódicos de enfermagem, analisando-as crítica e reflexivamente. Na revisão da literatura utilizaram-se autores de diferentes áreas de atuação, em especial da enfermagem. A construção do referencial filosófico teve como base a Teoria Problematizadora de Paulo Freire e a Práxis de Adolfo Sánchez Vázquez, secundados por outros autores. Metodologicamente este estudo pode ser classificado como qualitativo, exploratório, com pesquisa documental. Para organizar os dados da pesquisa foi construído um software que permitiu o armazenamento de dados como: origem dos artigos publicados; formação, titulação e área de atuação dos autores; as revistas foram catalogadas pela denominação, número volume, ISSN, ano, mês e cidade em que foram publicadas. A pesquisa envolveu 18 periódicos que disponibilizam textos integrais e livres, com a revisão de 299 exemplares, 3310 de resumos e palavras chaves, dos quais foram retirados 70 artigos completos sobre a educação no trabalho de 07 diferentes países latino-americanos. Na contextualização do cenário do estudo evidenciaram-se pontos críticos na enfermagem, tais como: diversidade de formação, insuficiência quantitativa e qualitativa de pessoal, migração de enfermeiras, concentração em grandes centros urbanos. Estratégias de resolução a serem implementadas a médio e longo prazo são preconizadas na Agenda de Saúde para América-OPAS/OMS, associações profissionais e de classe, fundações filantrópicas, entre outras. No tratamento dos dados obtidos construíram-se seis categorias e as subseqüentes estruturas de resposta: as tendências de educação no trabalho, educação no trabalho e níveis de práxis, a educação no processo de trabalho na enfermagem, a educação no trabalho e a relação entre cuidar e educar, a educação no trabalho e a construção do conhecimento e a educação no trabalho na perspectiva do empoderamento dos sujeitos. Evidencia-se a possibilidade de transcendência em países como Brasil, Chile, Colômbia e México, em razão da amplitude das propostas de educação, embasamento em teorias educativas, formação, capacitação e titulação de recursos humanos, a articulação entre docência/serviços e as políticas de saúde. Na Argentina as ações educativas estão mais para a conservação em moldes tecnicistas. Em Cuba, a ênfase na obtenção dos resultados reforçam o tecnicismo com viés ideológico, enquanto que no Paraguai as propostas de educação no trabalho são praticamente incipientes. A construção desta pesquisa mostra que as possibilidades de transcendência estão na aproximação de teoria e prática, estruturação dos serviços, com propostas de educação no trabalho que permitam o empoderamento dos sujeitos. The objective of this study is to show the tendencies of education at work in Latin America which are linked with the Nursing periods, analyzing the critics and reflexive. In the revision of the authors literature different areas of actuation were used, especially nursing. The construction of philosophical references has as a base the Problematical Theory of Paulo Freire and the customs of Adolfo Sanchez Vasquez, supported by other authors. Methodologically this study can be classified as qualitative, exploratory, with documental study. To organize the data of the study a software was constructed that permits the storage of data like: the origin of articles published; formation, title and area of actuation of the authors; the magazines were cataloged by denomination, volume number, ISSN, year, month and the city in which they were published. The study involves 18 periods that permits a availability of integral texts and are free, with the revision of 299 examples, 3310 of abstracts and keywords, out of which 70 complete articles on education at work of 07 different Latin # Americans countries. In the contextualization of study scenario we can see the critical points of nursing, like: the diversity of formation, insufficient quantitative and qualitative of people, migration of nurses, concentration in grand urban centers. The strategy and resolution that are to be implemented in medium and long period are pre agenda in the Health Agenda for America # OPAS / OMS, professionals associations and the class, philanthropic foundations, among others. In the treatment of data obtained six categories are constructed and next structures of reply: the tendency of education at work, education at work and the level of the practice, education in the work process in nursing, education at work is the relation between care and educate, education at work is the construction of knowledge and education at work in the perspective of empowerment of people. As shown the possibility of transcending of countries like Brazil, Chile, Colombia and Mexico, in the light of the amplitude of the education proposal, based on educative theories, formation, capacity and titled of human resources, the articulation between docent/services and the health political. In Argentina the educative actions are more of conservation in technical model. In Cuba, the emphasis in obtaining of results reforces the technical with ideological line while in Paraguai the proposals of education at work are practicalment incipient. The construction of this study shows the possibility of transcendences are in the approximation of theory and practical, construction of services, with proposals of education at work that permits the empowerment of people.porFlorianópolis, SCEnfermagemEducaçãoRecursos humanos na saudeCuidados de enfermagemPlanejamentoPerspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL246707.pdfapplication/pdf1809148https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90423/1/246707.pdf61e019e41fffc2605eef13d0c3f88bf5MD51TEXT246707.pdf.txt246707.pdf.txtExtracted Texttext/plain541770https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90423/2/246707.pdf.txt0459302c9e38149ad1e94feca08ae7bdMD52THUMBNAIL246707.pdf.jpg246707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90423/3/246707.pdf.jpgd36695651e8699fe2d158cd95df82359MD53123456789/904232013-05-02 18:07:41.924oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90423Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:07:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americana
title Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americana
spellingShingle Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americana
Silva, Luiz Anildo Anacleto da
Enfermagem
Educação
Recursos humanos na saude
Cuidados de enfermagem
Planejamento
title_short Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americana
title_full Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americana
title_fullStr Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americana
title_full_unstemmed Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americana
title_sort Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latino-americana
author Silva, Luiz Anildo Anacleto da
author_facet Silva, Luiz Anildo Anacleto da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Anildo Anacleto da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
contributor_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem
Educação
Recursos humanos na saude
Cuidados de enfermagem
Planejamento
topic Enfermagem
Educação
Recursos humanos na saude
Cuidados de enfermagem
Planejamento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T10:13:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T10:13:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90423
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 246707
identifier_str_mv 246707
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90423/1/246707.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90423/2/246707.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90423/3/246707.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 61e019e41fffc2605eef13d0c3f88bf5
0459302c9e38149ad1e94feca08ae7bd
d36695651e8699fe2d158cd95df82359
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805472394870784