Medida do perfil dos ingressantes em cursos a distância por meio da Teoria da Resposta ao Item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Safanelli, Arcângelo dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215846
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSafanelli, Arcângelo dos SantosAndrade, Dalton Francisco deBornia, Antonio Cezar2020-10-21T21:22:38Z2020-10-21T21:22:38Z2020370140https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215846Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.A Educação a Distância (EaD) se constitui num recurso de incalculável importância para atender a grandes contingentes de alunos, de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida. Esta Tese visou apresentar uma metodologia de avaliação para cursos em EaD, de modo a permitir relacionar o perfil do aluno com as características desta modalidade. Sua proposta pretendeu desenvolver uma escala de medida de perfil do aluno em cursos de EaD. Pela escala criada com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), tendo a junção dos itens e dos respondentes, há a ampliação do benefício de proporcionar a medida do perfil ao ingressante e a interpretação do seu saber, conjugando-os. De modo que o objetivo é trazer esta medida do perfil como apoio para os estabelecimentos de ensino e o aprimoramento dos ingressantes em cursos de EaD, que buscam a modalidade de ensino respeitante. Quanto ao seu desenvolvimento, buscou-se os métodos quantitativo e o qualitativo, componentes de uma pesquisa exploratória. Para a construção da escala, foi elaborado um instrumento de avaliação ? questionário ? aplicado em Instituições de Ensino Superior (IES). Após a análise e validação do instrumento, com fundamento na TRI obteve-se um conjunto de vinte e cinco itens que estruturaram a referida escala. O estudo sugeriu que a escala pôde medir o perfil desejado do aluno nesta modalidade de ensino, classificando-o num nível adequado ou não adequado. Ressalta-se que alguns alunos recorrem a cursos de EaD, precipitadamente, como entendendoos mais ?simples? por prescindir de um planejamento dos estudos, não assimilando, consequentemente, seu comprometimento. Desta forma, causam evasões, e o consequente desperdício de tempo e dinheiro não só dos estudantes como também das próprias instituições. Espera-se que, mediante esta medida, as instituições de ensino, independente da disciplina, possam alcançar o rendimento pretendido nesta modalidade de ensino. A escala desenvolvida, fundamentada na TRI, permite avaliar o perfil em EaD, independente do curso pretendido, possibilitando às IES informações necessárias para a elaboração de materiais didáticos apropriados mediante o conhecimento do perfil do aluno.Abstract: Distance Education (DE) is an invaluable resource to serve large numbers of students, more effectively than other modalities and without risks of reducing the quality of services offered as a result of the expansion of the clientele served. This Thesis aimed to present an evaluation methodology for distance education courses, in order to allow to relate the student's profile with the characteristics of this modality. His proposal intended to develop a scale to measure the student's profile in distance education courses. By the scale created based on the Item Response Theory (IRT), with the combination of items and respondents, there is an increase in the benefit of providing the measure of the profile to the newcomer and the interpretation of their knowledge, combining them. Thus, the objective is to bring this measure of the profile as support for educational establishments and the improvement of those entering in distance education courses, who seek the respective teaching modality. As for its development, quantitative and qualitative methods were sought, components of an exploratory research. For the construction of the scale, an assessment instrument ? questionnaire ? was applied in Higher Education Institutions (HEI). After the analysis and validation of the instrument, based on the TRI, a set of twenty-five items was obtained that structured the referred scale. The study suggested that the scale could measure the desired profile of the student in this teaching modality, classifying it at an appropriate or not adequate level. It is noteworthy that some students resort to distance education courses, in haste, as understanding them more \"simple\" by disregarding the planning of studies, not consequently assimilating their commitment. In this way, they cause dropouts, and the consequent waste of time and money not only by students but also by the institutions themselves. It is expected that, by this measure, educational institutions, regardless of the discipline, can achieve the desired performance in this teaching modality. The developed scale, based on the TRI, allows the assessment of the distance education profile, regardless of the intended course, enabling the HEI with the necessary information for the elaboration of appropriate didactic materials through the knowledge of the student's profile.113 p.| il., gráfs., tabs.porEngenharia de produçãoEnsino à distânciaTeoria da Resposta do ÍtemPerfil do usuárioMedida do perfil dos ingressantes em cursos a distância por meio da Teoria da Resposta ao Iteminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEPS5792-T.pdfPEPS5792-T.pdfapplication/pdf2051017https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215846/-1/PEPS5792-T.pdf1ef73562d1cbfcc9e3574d78b6c279edMD5-1123456789/2158462020-10-21 18:22:38.579oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215846Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:22:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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