Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Dominique Lewis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pazmino., Ana Veronica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245034
Resumo: A cultura maker, também conhecida como “faça você mesmo”, surgiu na década de 70, porém na última década com o surgimento de novas tecnologias, espaços de fabricação digital tem aumentado de forma crescente. A ideia de FabLab, laboratórios de fabricação digital, tornam tangível um projeto, uma ideia, este movimento que já está ocorrendo em muitos países e permite que muitas pessoas possam criar, compartilhar, e passem a ser protagonistas de um processo de manufatura em pequena escala. Os FabLabs como espações de projeto e materialização geram muitos resíduos devido aos processos de fabricação e dos diversos materiais envolvidos na construção de modelos, protótipos e produtos, e sua geração e descarte de resíduos. O presente artigo mostra uma pesquisa documental da problemática do lixo, o estudo de caso no levantamento de resíduos de um FabLab e como resultado propõe uma cartilha com algumas medidas para minimizar o impacto ambiental e a geração de resíduos.
id UFSC_b752ddeb8d94439e28cc9bbd327b41dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245034
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação DigitalWaste Management Booklet for Digital Fabrication LaboratoriesDesign;FabLabResíduos;CartilhaWaste; BookletA cultura maker, também conhecida como “faça você mesmo”, surgiu na década de 70, porém na última década com o surgimento de novas tecnologias, espaços de fabricação digital tem aumentado de forma crescente. A ideia de FabLab, laboratórios de fabricação digital, tornam tangível um projeto, uma ideia, este movimento que já está ocorrendo em muitos países e permite que muitas pessoas possam criar, compartilhar, e passem a ser protagonistas de um processo de manufatura em pequena escala. Os FabLabs como espações de projeto e materialização geram muitos resíduos devido aos processos de fabricação e dos diversos materiais envolvidos na construção de modelos, protótipos e produtos, e sua geração e descarte de resíduos. O presente artigo mostra uma pesquisa documental da problemática do lixo, o estudo de caso no levantamento de resíduos de um FabLab e como resultado propõe uma cartilha com algumas medidas para minimizar o impacto ambiental e a geração de resíduos.The maker culture, also known as "do it yourself", emerged in the 70s, but in the last decade with the emergence of new technologies, digital fabrication spaces have increased increasingly. The idea of FabLab, digital fabrication laboratories, makes tangible a project, an idea, this movement that is already taking place in many countries and allows many people to create, share, and become protagonists of a small-scale manufacturing process FabLabs as design and materialization spaces generate a lot of waste due to the manufacturing processes and the various materials involved in the construction of models, prototypes and products, and their generation and disposal of waste. This article shows a documentary research on the problem of garbage, the case study in the survey of waste from a FabLab and as a result proposes a booklet with some measures to minimize the environmental impact and the generation of wasteGrupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-10T17:05:04Z2023-03-10T17:05:04Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245034Leite, Dominique LewisPazmino., Ana Veronicaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T17:05:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245034Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-10T17:05:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação Digital
Waste Management Booklet for Digital Fabrication Laboratories
title Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação Digital
spellingShingle Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação Digital
Leite, Dominique Lewis
Design;
FabLab
Resíduos;
Cartilha
Waste; Booklet
title_short Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação Digital
title_full Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação Digital
title_fullStr Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação Digital
title_full_unstemmed Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação Digital
title_sort Cartilha de Gestão de Resíduos para Laboratórios de Fabricação Digital
author Leite, Dominique Lewis
author_facet Leite, Dominique Lewis
Pazmino., Ana Veronica
author_role author
author2 Pazmino., Ana Veronica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Dominique Lewis
Pazmino., Ana Veronica
dc.subject.por.fl_str_mv Design;
FabLab
Resíduos;
Cartilha
Waste; Booklet
topic Design;
FabLab
Resíduos;
Cartilha
Waste; Booklet
description A cultura maker, também conhecida como “faça você mesmo”, surgiu na década de 70, porém na última década com o surgimento de novas tecnologias, espaços de fabricação digital tem aumentado de forma crescente. A ideia de FabLab, laboratórios de fabricação digital, tornam tangível um projeto, uma ideia, este movimento que já está ocorrendo em muitos países e permite que muitas pessoas possam criar, compartilhar, e passem a ser protagonistas de um processo de manufatura em pequena escala. Os FabLabs como espações de projeto e materialização geram muitos resíduos devido aos processos de fabricação e dos diversos materiais envolvidos na construção de modelos, protótipos e produtos, e sua geração e descarte de resíduos. O presente artigo mostra uma pesquisa documental da problemática do lixo, o estudo de caso no levantamento de resíduos de um FabLab e como resultado propõe uma cartilha com algumas medidas para minimizar o impacto ambiental e a geração de resíduos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
2023-03-10T17:05:04Z
2023-03-10T17:05:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245034
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651906938044416