QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201914 |
Resumo: | Este estudo objetiva analisar a situação dos egressos de uma universidade do RS, especificamente em relação ao desempenho desses no ENADE de 2017 e sua respectiva atuação profissional, bem como, contribuir nas dimensões de análise da qualidade dos cursos superiores. O estudo utilizou dados secundários do ENADE, do CPC e do IGC de 2017 e do Censo da Educação Superior para analisar e descrever os resultados do ENADE e por meio da coleta de dados primários com egressos, buscou identificar as contribuições do curso para a trajetória profissional em uma universidade gaúcha. Dentre os principais resultados encontrados constatou-se que 95% dos egressos estão atuando profissionalmente, comprovando a alta empregabilidade de quem concluiu um curso superior. Por outro lado, em relação ao ENADE, 50% dos cursos que foram avaliados obtiveram conceitos 4 ou 5 e 40% obtiveram conceito 3. Quanto ao IGC, das 22 universidades avaliadas em 2017, a universidade analisada ficou na 9ª posição, sendo que dessas, 5 eram universidades públicas. |
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