QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONTO, SAMUEL MARTIM DE
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BARDEN, JÚLIA ELISABETE, CYRNE, CARLOS CÂNDIDO DA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201914
Resumo: Este estudo objetiva analisar a situação dos egressos de uma universidade do RS, especificamente em relação ao desempenho desses no ENADE de 2017 e sua respectiva atuação profissional, bem como, contribuir nas dimensões de análise da qualidade dos cursos superiores. O estudo utilizou dados secundários do ENADE, do CPC e do IGC de 2017 e do Censo da Educação Superior para analisar e descrever os resultados do ENADE e por meio da coleta de dados primários com egressos, buscou identificar as contribuições do curso para a trajetória profissional em uma universidade gaúcha. Dentre os principais resultados encontrados constatou-se que 95% dos egressos estão atuando profissionalmente, comprovando a alta empregabilidade de quem concluiu um curso superior. Por outro lado, em relação ao ENADE, 50% dos cursos que foram avaliados obtiveram conceitos 4 ou 5 e 40% obtiveram conceito 3. Quanto ao IGC, das 22 universidades avaliadas em 2017, a universidade analisada ficou na 9ª posição, sendo que dessas, 5 eram universidades públicas.
id UFSC_b76d8da273e5ef9d9d6877ca7c72c828
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201914
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHAEste estudo objetiva analisar a situação dos egressos de uma universidade do RS, especificamente em relação ao desempenho desses no ENADE de 2017 e sua respectiva atuação profissional, bem como, contribuir nas dimensões de análise da qualidade dos cursos superiores. O estudo utilizou dados secundários do ENADE, do CPC e do IGC de 2017 e do Censo da Educação Superior para analisar e descrever os resultados do ENADE e por meio da coleta de dados primários com egressos, buscou identificar as contribuições do curso para a trajetória profissional em uma universidade gaúcha. Dentre os principais resultados encontrados constatou-se que 95% dos egressos estão atuando profissionalmente, comprovando a alta empregabilidade de quem concluiu um curso superior. Por outro lado, em relação ao ENADE, 50% dos cursos que foram avaliados obtiveram conceitos 4 ou 5 e 40% obtiveram conceito 3. Quanto ao IGC, das 22 universidades avaliadas em 2017, a universidade analisada ficou na 9ª posição, sendo que dessas, 5 eram universidades públicas.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:59:55Z2019-11-26T14:59:55Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201914CONTO, SAMUEL MARTIM DEBARDEN, JÚLIA ELISABETECYRNE, CARLOS CÂNDIDO DA SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:59:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201914Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:59:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA
title QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA
spellingShingle QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA
CONTO, SAMUEL MARTIM DE
title_short QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA
title_full QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA
title_fullStr QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA
title_full_unstemmed QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA
title_sort QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA
author CONTO, SAMUEL MARTIM DE
author_facet CONTO, SAMUEL MARTIM DE
BARDEN, JÚLIA ELISABETE
CYRNE, CARLOS CÂNDIDO DA SILVA
author_role author
author2 BARDEN, JÚLIA ELISABETE
CYRNE, CARLOS CÂNDIDO DA SILVA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CONTO, SAMUEL MARTIM DE
BARDEN, JÚLIA ELISABETE
CYRNE, CARLOS CÂNDIDO DA SILVA
description Este estudo objetiva analisar a situação dos egressos de uma universidade do RS, especificamente em relação ao desempenho desses no ENADE de 2017 e sua respectiva atuação profissional, bem como, contribuir nas dimensões de análise da qualidade dos cursos superiores. O estudo utilizou dados secundários do ENADE, do CPC e do IGC de 2017 e do Censo da Educação Superior para analisar e descrever os resultados do ENADE e por meio da coleta de dados primários com egressos, buscou identificar as contribuições do curso para a trajetória profissional em uma universidade gaúcha. Dentre os principais resultados encontrados constatou-se que 95% dos egressos estão atuando profissionalmente, comprovando a alta empregabilidade de quem concluiu um curso superior. Por outro lado, em relação ao ENADE, 50% dos cursos que foram avaliados obtiveram conceitos 4 ou 5 e 40% obtiveram conceito 3. Quanto ao IGC, das 22 universidades avaliadas em 2017, a universidade analisada ficou na 9ª posição, sendo que dessas, 5 eram universidades públicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:59:55Z
2019-11-26T14:59:55Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201914
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651986642403328