PERCEPÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE ESPAÇOS E AÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA PRÁXIS INTERDISCIPLINAR EM UM CENTRO DE SAÚDE DO SUL DO BRASIL
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171196 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. |
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PERCEPÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE ESPAÇOS E AÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA PRÁXIS INTERDISCIPLINAR EM UM CENTRO DE SAÚDE DO SUL DO BRASILAtenção Primária em Saúde; SUS; Interdisciplinaridade; Equipe de Saúde; Residência Multiprofissional em Saúde da Família.Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família.A interdisciplinaridade é um importante eixo organizador do processo de trabalho na APS, considerando a complexidade das demandas apresentadas pelos indivíduos, famílias e comunidades às equipes multiprofissionais, que devem buscar estabelecer relações horizontais entre si e com os usuários, e realizar uma assistência à saúde de acordo com os princípios do SUS. A presente pesquisa discutiu como a composição multiprofissional possibilita uma práxis interdisciplinar na APS, descrevendo as concepções de interdisciplinaridade apresentadas pelos profissionais de saúde, caracterizando os espaços proporcionados pela organização do trabalho para o desenvolvimento de ações interdisciplinares, e verificando quais ações interdisciplinares os profissionais identificam que realizam nos espaços de trabalho. Para tanto, o estudo desenvolvido é de natureza qualitativa, na forma exploratório-descritiva, através de aplicação de questionário semiestruturado, tendo como cenário um centro de saúde do sul do Brasil. Os participantes foram profissionais vinculados à Saúde da Família, Saúde Bucal, Consultório na Rua, NASF e atividades-meio. Dentre os principais resultados encontramos concepções que demonstram desconhecimento do significado literal do termo interdisciplinaridade; que evidenciam uma compreensão superficial do assunto, considerando multiprofissionalidade como sinônimo de interdisciplinaridade, sem diferenciar as noções de multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade; que expressam uma compreensão mais genérica do tema, muitas vezes convergentes com a bibliografia; que indicam uma capacidade objetiva de relacionar o conhecimento teórico às vivências concretas do cotidiano; e concepções que relacionam o tema às questões da integralidade, intersetorialidade, educação em saúde e humanização das condições e relações de trabalho. Os profissionais de saúde não mencionaram interações com os profissionais dedicados às atividades-meio, indicando certa invisibilidade destes últimos na percepção dos primeiros, embora estes últimos, por seu lado, tenham mencionado sua participação nas reuniões de planejamento da unidade e a realização de algumas ações interdisciplinares. Quanto aos espaços proporcionados pela organização do processo de trabalho para o exercício da interdisciplinaridade, percebemos que, embora os gestores se preocupem em criar espaços formais de reunião, não têm dado condições de trabalho para que todos participem ou as realizam com regularidade. Apesar disso, os sujeitos de pesquisa reconhecem estes e outros espaços como oportunidades para a busca e o exercício da interdisciplinaridade, destacando as reuniões de equipe e de planejamento, os matriciamentos, atendimentos conjuntos, visitas domiciliares, acolhimento, grupos de educação em saúde e espaços informais. Os espaços de reflexão e planejamento da Residência foram citados como espaços privilegiados, que auxiliam no exercício da interdisciplinaridade, destacando a importância de atuar em conjunto com os servidores. Quanto às ações interdisciplinares que acreditam conseguir realizar, identificamos as ações de trocas de saberes entre profissionais; as situações em que os profissionais compartilham conhecimentos em conjunto com os usuários, o planejamento do processo de trabalho e as ações voltadas para o território e a comunidade. Concluímos que a busca pela práxis interdisciplinar está intimamente vinculada à busca pela consolidação do SUS que, em nosso ponto de vista, não será alcançada sem a transformação da sociedade capitalista, rumo ao socialismo.Florianópolis, SCPrá, Keli Regina DalUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Ana Isabel de Godoy2016-12-06T16:42:47Z2016-12-06T16:42:47Z2013-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171196porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-06T16:42:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171196Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-06T16:42:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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