Conectividade funcional da paisagem e conservação da biodiversidade: subsídios para o planejamento territorial e paisagístico brasileiro
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220438 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2020. |
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Conectividade funcional da paisagem e conservação da biodiversidade: subsídios para o planejamento territorial e paisagístico brasileiroArquiteturaEcologiaPaisagensBiodiversidadePlanejamento urbanoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2020.A conectividade possui função essencial na paisagem, facilitando o movimento de organismos, o intercâmbio genético e outros fluxos ecológicos que são fundamentais para a sobrevivência das espécies e para a provisão dos serviços ecossistêmicos dos quais os seres humanos dependem. Manter e restaurar a conectividade tornou-se um desafio para a conservação da biodiversidade, principalmente em pequenas e médias cidades, onde as áreas urbanas estão se expandindo expressivamente e, consequentemente, alterando a configuração e a permeabilidade da paisagem. Apesar do potencial de conservação da biodiversidade em áreas urbanas e da importância da conectividade para a sua conservação, a compreensão da conectividade funcional nas paisagens urbanas é limitada, comprometendo grandemente a capacidade de urbanistas e arquitetos paisagistas de planejarem e gerenciarem a estrutura da paisagem, a fim de manter e restaurar a conectividade e proteger com mais eficiência a biodiversidade. Essa limitação está presente especialmente em países altamente biodiversos como o Brasil, onde poucos estudos foram publicados até o momento. Buscando contribuir para reduzir essas lacunas de conhecimento, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a conectividade funcional de uma paisagem urbana brasileira para espécies de aves locais, com vistas a gerar subsídios para incorporar avaliações do grau de permeabilidade da paisagem para manutenção da movimentação da fauna e, assim, a conservação da biodiversidade no processo de planejamento territorial e paisagístico brasileiro. Para tanto, foi construída uma metodologia dividida em 8 etapas: a) revisão bibliográfica, que objetivou contextualizar a temática abordada; b) coleta de dados secundários; c) seleção de espécies; d) elaboração de mapas temáticos, entre os quais o mapa temático de cobertura do solo; e) definição de superfícies de resistência por meio do Método Delphi (consulta a especialistas); f) modelagem de caminhos de menor custo; g) análise da concordância espacial dos caminhos simulados entre as espécies; e h) frequência em que cada tipo de cobertura do solo e demais classes temáticas do recorte de estudo são cruzados pelos caminhos de menor custo de cada espécie. Os resultados obtidos revelaram as influências de diferentes tipos de cobertura do solo sobre o movimento das espécies de aves locais, as áreas de maior importância para a conectividade funcional da paisagem, e demonstraram o potencial do Método Delphi e da modelagem de caminhos de menor custo para preencher lacunas de evidências sobre a conectividade funcional das paisagens urbanas brasileiras. Como resposta às situações detectadas, visando a manter e a restaurar a conectividade funcional da paisagem estudada para as espécies de aves, sugere-se como estratégias: conservar, recuperar e estimular o uso de vegetação arbórea nativa nas áreas mais propensas a serem utilizadas como corredores pelas espécies; e mitigar os impactos negativos do sistema viário e das edificações ? especialmente nos trechos em que os caminhos de menor custo cruzam ou tangenciam esses elementos.Abstract: Connectivity plays an essential role in the landscape, facilitating the movement of organisms, genetic exchange and other ecological flows that are fundamental to the survival of species and the provision of ecosystem services on which human beings depend. Maintaining and restoring connectivity has become a challenge for biodiversity conservation, especially in small and medium-sized cities, where urban areas are expanding rapidly generating a change in the configuration and permeability of the landscape. Despite the potential for biodiversity conservation in urban areas and the importance of connectivity for their conservation, the understanding of functional connectivity in urban landscapes is limited, compromising the ability of urban planners and landscape architects to plan and manage landscape structure to maintain and restore connectivity and more effectively protect biodiversity. This limitation is especially present in highly biodiverse countries such as Brazil, where few studies have been published so far. Seeking to reduce this knowledge gap, this research aimed to analyze the functional connectivity of a Brazilian urban landscape with local bird species, with a view to generating subsidies to incorporate assessments of the degree of landscape permeability for maintaining the movement of fauna and thus the conservation of biodiversity, into the Brazilian territorial and landscape planning process. For this, a methodology was built divided into 8 stages: a) bibliographic review, which aimed at contextualizing the approached theme; b) secondary data collection; c) species selection; d) elaboration of thematic maps, among which the thematic soil cover map; e) definition of resistance surfaces by means of the Delphi Method (consultation with specialists); f) modeling of lower cost paths; g) analysis of the spatial concordance of the simulated paths among the species; and h) frequency with which each type of land cover and other thematic classes of the study are crossed by the low-cost pathways of each species. The results obtained revealed the influences of different types of land cover on the movement of local bird species; the areas of the greatest importance for the functional connectivity of the landscape; and demonstrated the potential of the Delphi Method and the modeling of lower cost paths to fill gaps of evidence on the functional connectivity of Brazilian urban landscapes. As a response to the detected situations, aiming to maintain and restore the functional connectivity of the studied landscape to the bird species, it is suggested as strategies: to conserve, recover and stimulate the use of native tree vegetation in the areas most prone to be used as corridors by the species; and to mitigate the negative impacts of the road system and the buildings, especially in those stretches where the lowest cost paths cross or tangent these elements.Santiago, Alina GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaRudolpho, Lucas da Silva2021-02-26T14:51:04Z2021-02-26T14:51:04Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis308 p.| il., gráfs.application/pdf371105https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220438porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:51:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220438Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:51:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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