APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181037 |
Resumo: | As instituições de ensino superior, como organizações intensivas em conhecimento, possuem papel fundamental na conscientização sobre questões socioambientais, pois formam as novas lideranças. Diante deste quadro, pretende-se responder: Que mudanças organizacionais devem ser implementadas em uma instituição de ensino superior ante as preocupações com a sustentabilidade? Este estudo analisa a aprendizagem organizacional com ênfase no processo de aprendizagem e considera a universidade como sendo uma organização de aprendizagem. A abordagem é qualitativa. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas e observação participante a fim de coletar dados para análise. O objetivo final foi atingido, sendo possível sintetizar propostas de melhoria pelos entrevistados em quatro temáticas principais, a saber: mobilidade urbana, pesquisa, extensão e processos internos da universidade. Como limitações do estudo, tem-se o pouco tempo disponível dos entrevistados para retomada dos tópicos questionados. Recomenda-se que, em pesquisas futuras, seja analisada a aprendizagem como foco na sugestão de um modelo de processo de aprendizagem organizacional para a Universidade Federal de Santa Catarina. |
id |
UFSC_b86c3a989d8b157f4e8d0866dabb3112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181037 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRASustentabilidademudanças organizacionaisaprendizagem organizacionalinstituições de ensino superiorestudo de casoAs instituições de ensino superior, como organizações intensivas em conhecimento, possuem papel fundamental na conscientização sobre questões socioambientais, pois formam as novas lideranças. Diante deste quadro, pretende-se responder: Que mudanças organizacionais devem ser implementadas em uma instituição de ensino superior ante as preocupações com a sustentabilidade? Este estudo analisa a aprendizagem organizacional com ênfase no processo de aprendizagem e considera a universidade como sendo uma organização de aprendizagem. A abordagem é qualitativa. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas e observação participante a fim de coletar dados para análise. O objetivo final foi atingido, sendo possível sintetizar propostas de melhoria pelos entrevistados em quatro temáticas principais, a saber: mobilidade urbana, pesquisa, extensão e processos internos da universidade. Como limitações do estudo, tem-se o pouco tempo disponível dos entrevistados para retomada dos tópicos questionados. Recomenda-se que, em pesquisas futuras, seja analisada a aprendizagem como foco na sugestão de um modelo de processo de aprendizagem organizacional para a Universidade Federal de Santa Catarina.2017-11-17T17:33:48Z2017-11-17T17:33:48Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181037MARCON, GABRIELA ALMEIDAMARCON, FERNANDA ALMEIDAROCHA, RUDIMAR ANTUNES DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:33:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181037Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:33:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA |
title |
APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA MARCON, GABRIELA ALMEIDA Sustentabilidade mudanças organizacionais aprendizagem organizacional instituições de ensino superior estudo de caso |
title_short |
APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA |
title_full |
APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA |
title_sort |
APRENDIZAGEM E MUDANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA |
author |
MARCON, GABRIELA ALMEIDA |
author_facet |
MARCON, GABRIELA ALMEIDA MARCON, FERNANDA ALMEIDA ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA |
author_role |
author |
author2 |
MARCON, FERNANDA ALMEIDA ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCON, GABRIELA ALMEIDA MARCON, FERNANDA ALMEIDA ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade mudanças organizacionais aprendizagem organizacional instituições de ensino superior estudo de caso |
topic |
Sustentabilidade mudanças organizacionais aprendizagem organizacional instituições de ensino superior estudo de caso |
description |
As instituições de ensino superior, como organizações intensivas em conhecimento, possuem papel fundamental na conscientização sobre questões socioambientais, pois formam as novas lideranças. Diante deste quadro, pretende-se responder: Que mudanças organizacionais devem ser implementadas em uma instituição de ensino superior ante as preocupações com a sustentabilidade? Este estudo analisa a aprendizagem organizacional com ênfase no processo de aprendizagem e considera a universidade como sendo uma organização de aprendizagem. A abordagem é qualitativa. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas e observação participante a fim de coletar dados para análise. O objetivo final foi atingido, sendo possível sintetizar propostas de melhoria pelos entrevistados em quatro temáticas principais, a saber: mobilidade urbana, pesquisa, extensão e processos internos da universidade. Como limitações do estudo, tem-se o pouco tempo disponível dos entrevistados para retomada dos tópicos questionados. Recomenda-se que, em pesquisas futuras, seja analisada a aprendizagem como foco na sugestão de um modelo de processo de aprendizagem organizacional para a Universidade Federal de Santa Catarina. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T17:33:48Z 2017-11-17T17:33:48Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181037 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041758726979584 |