Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Marlos Gomes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208954
Resumo: Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de CiÊncias e Matemática, Cuiabá, 2014. 276f.; il. color; 30cm.
id UFSC_b8c9ebf1c5d5d38a637ae7c897b91313
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208954
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)História da Educação MatemáticaHistória da licenciaturaEnsino superior em RondôniaTese defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de CiÊncias e Matemática, Cuiabá, 2014. 276f.; il. color; 30cm.O objetivo desta tese foi fazer um estudo histórico investigativo na Universidade Federal de Rondônia, sobre a trajetória do antigo curso de Licenciatura Curta em Ciências com Habilitação em Matemática, perpassando por sua criação, processo de consolidação até o atual curso de Licenciatura em Matemática no Campus de Ji-Paraná, identificando as permanências e rupturas que se converteram em pontos de inflexão durante a trajetória do curso. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva que valoriza a articulação entre a história local e a global por meio de uma leitura de como o movimento da Educação Matemática, estava acontecendo no curso, à medida que foram implantadas novas reformulações curriculares no projeto pedagógico dessa licenciatura. Ancorado metodologicamente na História da Educação Matemática, buscamos vestígios para construção das fontes históricas de suporte ao presente estudo, por meio das entrevistas realizadas com professores, exprofessores e discentes egressos das primeiras turmas; dos documentos oficiais (legislação educacional, atas, resoluções, projetos do curso, convênios, estatutos, regimentos); das imagens fotográficas e de matérias jornalísticas. Os referenciais teórico e metodológico foram construídos com bases nos escritos de Marc Bloch, Jacques Le Goff e Roger Chartier, todos vinculados à corrente historiográfica da Escola de Annales. Para a análise, realizamos leitura criteriosa dos documentos, fizemos triangulação destes com os depoimentos de testemunhas oculares e com a nossa vivência, enquanto docente, há mais de duas décadas no curso, donde foi possível identificar permanências e também rupturas, que se constituíram ou se estabeleceram ao longo do tempo. Pelos resultados ficou evidenciado ainda que o curso se constituiu com um corpo docente vindo das diferentes regiões brasileiras e saiu de uma formação polivalente em Ciências, para uma formação mais conteudista em Matemática, porém, com a criação da Semana de Matemática, a institucionalização da SBEM através da regional Rondônia e a formação em nível de pós-graduação stricto sensu dos professores formadores, o curso caminhou para uma forte tendência em Educação Matemática.2020-06-05T20:14:34Z2020-06-05T20:14:34Z2014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALBUQUERQUE, Marlos Gomes de. Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na UNiversidae Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012). 2014. 276f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208954Albuquerque, Marlos Gomes deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T20:14:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208954Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-06-05T20:14:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)
title Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)
spellingShingle Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)
Albuquerque, Marlos Gomes de
História da Educação Matemática
História da licenciatura
Ensino superior em Rondônia
title_short Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)
title_full Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)
title_fullStr Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)
title_full_unstemmed Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)
title_sort Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)
author Albuquerque, Marlos Gomes de
author_facet Albuquerque, Marlos Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Marlos Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
História da licenciatura
Ensino superior em Rondônia
topic História da Educação Matemática
História da licenciatura
Ensino superior em Rondônia
description Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de CiÊncias e Matemática, Cuiabá, 2014. 276f.; il. color; 30cm.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2020-06-05T20:14:34Z
2020-06-05T20:14:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Marlos Gomes de. Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na UNiversidae Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012). 2014. 276f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208954
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Marlos Gomes de. Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na UNiversidae Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012). 2014. 276f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652185322389504