Estudo de microrredes híbridas com armazenamento de energia no agronegócio brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Camila Careli de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253660
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Energia.
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spelling Estudo de microrredes híbridas com armazenamento de energia no agronegócio brasileiromicrorredes híbridas; armazenamento de energia; agronegócio.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Energia.O custo, o acesso e a necessidade de energia elétrica afetam vários setores no Brasil, incluindo o setor do agronegócio. No Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste, fazendeiros enfrentam desafios de acesso à energia elétrica devido à distância das concessionárias ou à localização de suas instalações nas extremidades das linhas de distribuição. Como solução, muitos usam geradores a diesel para geração própria de energia, tornando-se então suscetíveis às flutuações de preço desse combustível. Nos anos recentes, uma alternativa para esses problemas tem sido o uso de microrredes híbridas, que combinam fontes de energia renovável e fontes de backup, integradas também ao armazenamento de energia por meio de baterias. Neste contexto, este estudo analisará o dimensionamento de três microrredes híbridas reais, usando o Software Homer Pro, com o objetivo de aprimorar a compreensão, destacar sua importância técnica e econômica e promover o aprofundamento de pesquisas nesta área. Os resultados fornecerão dados de fração renovável, geração fotovoltaica, uso de diesel e emissões de CO2. Com base nos resultados e análises, será avaliada a viabilidade econômica dessa solução para o agronegócio, juntamente com os seus benefícios ambientais. Conclui-se que é um investimento com bom retorno financeiro, além de obter uma redução no preço do diesel e redução de emissão dos gases do efeito estufa.Araranguá, SC.Pfischer, Luciano LopesUniversidade Federal de Santa Catarina.Almeida, Camila Careli de2023-12-21T16:16:31Z2023-12-21T16:16:31Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253660Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-21T16:16:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253660Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-21T16:16:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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