Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390 |
Resumo: | Maciel, Viviane Barros Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920) - Viviane Barros Maciel - Guarulhos, 2019. 312 f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em Inglês: Elements of the mathematics teacher's professional knowledge: an arithmetic for teaching in pedagogical textbooks (1880-1920). Título em Francês: Elements du savoir professionnel du professeur qui enseigne les mathématiques: une arithmétique pour enseigner dans les manuels d'enseignant (1880 - 1920). 1.Educação Matemática. 2. Pedagogia. 3. História da Educação Matemática. 4. Formação de Professores. I. Título. |
id |
UFSC_b98ed6532dcc558399e8cf419c88fb73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199390 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)Formação de professoresHistória da educação matemáticaMatemática para ensinarCálculo para ensinarManuais pedagógicosMaciel, Viviane Barros Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920) - Viviane Barros Maciel - Guarulhos, 2019. 312 f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em Inglês: Elements of the mathematics teacher's professional knowledge: an arithmetic for teaching in pedagogical textbooks (1880-1920). Título em Francês: Elements du savoir professionnel du professeur qui enseigne les mathématiques: une arithmétique pour enseigner dans les manuels d'enseignant (1880 - 1920). 1.Educação Matemática. 2. Pedagogia. 3. História da Educação Matemática. 4. Formação de Professores. I. Título.Algumas sínteses sobre formação de professores que atuam nos anos iniciais da educação básica no Brasil apontaram para a dificuldade de caracterizar os saberes profissionais da docência, e isso se estende para os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Em uma perspectiva social e histórica, elencando como fontes documentais manuais pedagógicos, a pesquisa norteou-se pela seguinte questão: que elementos do saber profissional do professor dos anos iniciais podem ser caracterizados como uma “aritmética para ensinar”, nos manuais pedagógicos (1880-1920)? Na busca por essa caracterização, a pesquisa contou com o aporte teórico-metodológico de autores que colocam o saber objetivado em posição central no estudo da formação profissional do professor (saberes a ensinar e saberes para ensinar em articulação) e daqueles que consideram que a interpretação de saberes, a partir de informações, ocorre por etapas (cientifização do saber). Apropriando-se desse aporte, dois subconjuntos de manuais pedagógicos foram analisados: manuais de Aritmética e manuais de Pedagogia. O primeiro subconjunto procurou caracterizar uma “multiplicação para ensinar”; e o segundo, um “cálculo para ensinar”. A análise dos manuais de Aritmética forneceu critérios metodológicos para análise de saberes para ensinar em manuais. A apresentação, a explicação, a graduação, a articulação, a generalização, a avaliação foram capazes de delinear, a cada tempo, uma multiplicação para ensinar: multiplicação tradicional para ensinar; multiplicação tradicional-intuitiva para ensinar; multiplicação intuitiva para ensinar; e multiplicação intuitiva-sob medida para ensinar. A análise dos manuais de Pedagogia mostrou diretivas de objetivação de um cálculo oral para ensinar que deveria preceder o cálculo escrito, ora na defesa de um cálculo intuitivo, ora de um cálculo indutivo, ou intuitivo-abstrato para ensinar. Nessas condições históricas, as respectivas caracterizações de uma multiplicação para ensinar e de um cálculo para ensinar Ŕ a partir dos dois subconjuntos de manuais pedagógicos analisados Ŕ convergem, dessa maneira, para uma aritmética para ensinar, contribuindo para a constituição de elementos do saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais e, de modo mais amplo, para os processos de produção desse saber.Valente, Wagner RodriguesMaciel, Viviane Barros2019-07-28T18:28:12Z2019-07-28T18:28:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACIEL, Viviane Barros. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920).2019. 312f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência Ŕ Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2019.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T18:34:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199390Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T18:34:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920) |
title |
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920) |
spellingShingle |
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920) Maciel, Viviane Barros Formação de professores História da educação matemática Matemática para ensinar Cálculo para ensinar Manuais pedagógicos |
title_short |
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920) |
title_full |
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920) |
title_fullStr |
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920) |
title_full_unstemmed |
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920) |
title_sort |
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920) |
author |
Maciel, Viviane Barros |
author_facet |
Maciel, Viviane Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Viviane Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores História da educação matemática Matemática para ensinar Cálculo para ensinar Manuais pedagógicos |
topic |
Formação de professores História da educação matemática Matemática para ensinar Cálculo para ensinar Manuais pedagógicos |
description |
Maciel, Viviane Barros Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920) - Viviane Barros Maciel - Guarulhos, 2019. 312 f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em Inglês: Elements of the mathematics teacher's professional knowledge: an arithmetic for teaching in pedagogical textbooks (1880-1920). Título em Francês: Elements du savoir professionnel du professeur qui enseigne les mathématiques: une arithmétique pour enseigner dans les manuels d'enseignant (1880 - 1920). 1.Educação Matemática. 2. Pedagogia. 3. História da Educação Matemática. 4. Formação de Professores. I. Título. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-28T18:28:12Z 2019-07-28T18:28:12Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACIEL, Viviane Barros. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920).2019. 312f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência Ŕ Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2019. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390 |
identifier_str_mv |
MACIEL, Viviane Barros. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920).2019. 312f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência Ŕ Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2019. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652358796705792 |