Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Viviane Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390
Resumo: Maciel, Viviane Barros Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920) - Viviane Barros Maciel - Guarulhos, 2019. 312 f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em Inglês: Elements of the mathematics teacher's professional knowledge: an arithmetic for teaching in pedagogical textbooks (1880-1920). Título em Francês: Elements du savoir professionnel du professeur qui enseigne les mathématiques: une arithmétique pour enseigner dans les manuels d'enseignant (1880 - 1920). 1.Educação Matemática. 2. Pedagogia. 3. História da Educação Matemática. 4. Formação de Professores. I. Título.
id UFSC_b98ed6532dcc558399e8cf419c88fb73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199390
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)Formação de professoresHistória da educação matemáticaMatemática para ensinarCálculo para ensinarManuais pedagógicosMaciel, Viviane Barros Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920) - Viviane Barros Maciel - Guarulhos, 2019. 312 f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em Inglês: Elements of the mathematics teacher's professional knowledge: an arithmetic for teaching in pedagogical textbooks (1880-1920). Título em Francês: Elements du savoir professionnel du professeur qui enseigne les mathématiques: une arithmétique pour enseigner dans les manuels d'enseignant (1880 - 1920). 1.Educação Matemática. 2. Pedagogia. 3. História da Educação Matemática. 4. Formação de Professores. I. Título.Algumas sínteses sobre formação de professores que atuam nos anos iniciais da educação básica no Brasil apontaram para a dificuldade de caracterizar os saberes profissionais da docência, e isso se estende para os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Em uma perspectiva social e histórica, elencando como fontes documentais manuais pedagógicos, a pesquisa norteou-se pela seguinte questão: que elementos do saber profissional do professor dos anos iniciais podem ser caracterizados como uma “aritmética para ensinar”, nos manuais pedagógicos (1880-1920)? Na busca por essa caracterização, a pesquisa contou com o aporte teórico-metodológico de autores que colocam o saber objetivado em posição central no estudo da formação profissional do professor (saberes a ensinar e saberes para ensinar em articulação) e daqueles que consideram que a interpretação de saberes, a partir de informações, ocorre por etapas (cientifização do saber). Apropriando-se desse aporte, dois subconjuntos de manuais pedagógicos foram analisados: manuais de Aritmética e manuais de Pedagogia. O primeiro subconjunto procurou caracterizar uma “multiplicação para ensinar”; e o segundo, um “cálculo para ensinar”. A análise dos manuais de Aritmética forneceu critérios metodológicos para análise de saberes para ensinar em manuais. A apresentação, a explicação, a graduação, a articulação, a generalização, a avaliação foram capazes de delinear, a cada tempo, uma multiplicação para ensinar: multiplicação tradicional para ensinar; multiplicação tradicional-intuitiva para ensinar; multiplicação intuitiva para ensinar; e multiplicação intuitiva-sob medida para ensinar. A análise dos manuais de Pedagogia mostrou diretivas de objetivação de um cálculo oral para ensinar que deveria preceder o cálculo escrito, ora na defesa de um cálculo intuitivo, ora de um cálculo indutivo, ou intuitivo-abstrato para ensinar. Nessas condições históricas, as respectivas caracterizações de uma multiplicação para ensinar e de um cálculo para ensinar Ŕ a partir dos dois subconjuntos de manuais pedagógicos analisados Ŕ convergem, dessa maneira, para uma aritmética para ensinar, contribuindo para a constituição de elementos do saber profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais e, de modo mais amplo, para os processos de produção desse saber.Valente, Wagner RodriguesMaciel, Viviane Barros2019-07-28T18:28:12Z2019-07-28T18:28:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACIEL, Viviane Barros. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920).2019. 312f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência Ŕ Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2019.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T18:34:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199390Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T18:34:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)
title Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)
spellingShingle Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)
Maciel, Viviane Barros
Formação de professores
História da educação matemática
Matemática para ensinar
Cálculo para ensinar
Manuais pedagógicos
title_short Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)
title_full Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)
title_fullStr Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)
title_full_unstemmed Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)
title_sort Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920)
author Maciel, Viviane Barros
author_facet Maciel, Viviane Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Viviane Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
História da educação matemática
Matemática para ensinar
Cálculo para ensinar
Manuais pedagógicos
topic Formação de professores
História da educação matemática
Matemática para ensinar
Cálculo para ensinar
Manuais pedagógicos
description Maciel, Viviane Barros Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920) - Viviane Barros Maciel - Guarulhos, 2019. 312 f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em Inglês: Elements of the mathematics teacher's professional knowledge: an arithmetic for teaching in pedagogical textbooks (1880-1920). Título em Francês: Elements du savoir professionnel du professeur qui enseigne les mathématiques: une arithmétique pour enseigner dans les manuels d'enseignant (1880 - 1920). 1.Educação Matemática. 2. Pedagogia. 3. História da Educação Matemática. 4. Formação de Professores. I. Título.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-28T18:28:12Z
2019-07-28T18:28:12Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACIEL, Viviane Barros. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920).2019. 312f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência Ŕ Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2019.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390
identifier_str_mv MACIEL, Viviane Barros. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920).2019. 312f. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência Ŕ Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2019.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652358796705792