Formação continuada stricto sensu: mestres e doutores da rede municipal de educação de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Juliana Priscila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221282
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling Formação continuada stricto sensu: mestres e doutores da rede municipal de educação de FlorianópolisEducaçãoFormação continuada do professorEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.Esta é uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (Foppe) e, também, do Projeto de Pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (Forpe), ambos pertencentes à linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência. A dissertação buscou conhecer como os profissionais efetivos da Rede Municipal de Educação de Florianópolis - RMEF, que fizeram uso da Licença Aperfeiçoamento Remunerada, para realizar os cursos de mestrado e doutorado, reverberam os novos saberes constituídos. Teve como objeto de estudo a formação continuada stricto sensu dessa rede municipal. A pesquisa justifica-se pela necessidade de investigar os processos e anseios dos professores, que realizam essas formações, o desenvolvimento do conhecimento e sua reverberação, posteriormente no ambiente profissional. A investigação apoiou-se no método histórico dialético, por entender que o sujeito é resultado do seu meio, logo influencia e sofre influências do seu espaço, pois, a realidade é um todo inacabado e cheio de contradições. O percurso metodológico foi realizado por meio da abordagem qualitativa, tendo como referências Lüdke e André (2013), Lüdke (2015), Gatti e André (2011). Foram realizadas entrevistas com 9 professores, de um universo de 125 (7%) e os dados foram investigados com base na análise de conteúdos defendida por Franco (2018). Como referenciais teóricos sobre a formação continuada docente e a profissionalização foram norteadores os estudos de Nóvoa (1995, 2017), Freire (1984 e 1996), Gatti (2014), André (2001, 2009), Lüdke (2001), Dias (2011 e 2017) e Silva (2008). Para fundamentar a discussão de política pública educacional foram alicerces Bianchetti (2015), Chauí (2001), Libâneo (2004), Maúes (2003) e Pondé (2020). Sobre os resultados destaca-se que em 2019 havia 11% do corpo docente da RMEF com formação stricto sensu, cerca de 9% de mestres e 2% de doutores. Dentre as motivações para cursar essa formação estão o percurso acadêmico, reflexão da prática e carreira docente. Os dados da pesquisa mostram que, ao término do estudo investigativo, o docente que estava de licença volta diretamente para seu posto de trabalho, sem cuidados de contextualização ou valorização desses saberes constituídos por parte do grupo gestor local e/ou municipal. A divulgação da pesquisa é realizada na página eletrônica da RMEF, precisamente no Banco de Dissertações e Teses. Os participantes propuseram que os saberes constituídos pelos professores que realizaram a formação stricto sensu, fossem articulados por grupos de estudos e apresentados, na própria formação continuada institucional. Pode-se afirmar que essa política de formação continuada é diferenciada, importante e transformadora para o corpo docente, ampliando repertório, flexibilizando olhares e proporcionando maior segurança para a prática educativa. Propõe-se como próximo desafio a ampliação desses saberes para o coletivo e para o exercício das resoluções das questões da RMEF.Abstract: This is a master's research from the Graduate Program in Education (PPGE), from the Federal University of Santa Catarina (UFSC), linked to the Group of Studies and Research: Teacher Training and Teaching Practices (FOPPE) and, also, of the Project of Research Teacher Training and Teaching Practices (FORPE), both belonging to the research line Subjects, Educational Processes and Teaching. The dissertation sought to learn how effective professionals, from the Municipal Education Network of Florianópolis - RMEF, who make use of the Paid Improvement License, to carry out the masters and doctorate courses, reverberate the new constituted knowledge. The object of study was continuing education strictosensu of this municipal network. As a justification, it is based on the need to investigate the processes and desires of teachers, who carry out these trainings, the development of knowledge and its reverberation, later in the professional environment. The research was based on historical-dialectical method, as it understands that the subject is the result of his environment, so he influences and suffers influences from his space, because reality is an unfinished whole and full of contradictions. The methodological path was carried out through the qualitative approach, having Lüdke and André (2013), Lüdke (2015), Gatti and André (2011) as references. Interviews were conducted with 9 teachers, from a universe of 125 (7%) and the data were investigated based on the content analysis defended by Franco (2018). As theoretical references on continuing teacher education and professionalization, the studies of Nóvoa (1995, 2017), Freire (1984 and 1996), Gatti (2014), André (2001, 2009), Lüdke (2001), Dias (2011 e 2017) and Silva (2008) were the guiding principles. Bianchetti (2015), Chauí (2001), Libâneo (2004), Maúes (2003) and Pondé (2020) were used to support the discussion of public educational policy. Regarding the results, it is highlighted that in 2019 there were 11% of RMEF's teaching staff with strictosensu training, about 9% of masters and 2% of doctors. Among the motivations to attend this training are the academic path, reflection of practice and teaching career. The research data show that, at the end of the research, the teacher who was on leave goes straight back to his job, without taking care of contextualizing or valuing this constituted knowledge, by the local and/or municipal management group. The research is disseminated on the RMEF website, precisely at the Bank of Dissertations and Theses. The participants proposed that the knowledge constituted by the teachers who carried out the strictosensu training, be articulated by study groups and also presented, in the institutional continuing training itself. It can be said that this policy of continuing education is different, important and transformative for teachers, expanding the repertoire, making looks more flexible and providing greater security for educational practice. Finding as a next challenge the expansion of this knowledge for the collective and for the exercise of resolutions of RMEF issues.Hobold, Márcia de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Juliana Priscila2021-03-22T13:54:09Z2021-03-22T13:54:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 p.| il.application/pdf371273https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221282porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T13:54:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221282Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-22T13:54:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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