Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218283 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Biblioteconomia. |
id |
UFSC_b9c95ec56d8aa0814b56ae18961ee658 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218283 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantilReading parents and the incentive to the reading exercise through children's literatureLeitura na interação escola e famíliaLeitura literáriaLiteratura infantilPais leitoresLeitura para crianças – benefíciosReading in school and family interactionLiterary readingChildren's literatureReaders parentsReading for children - benefitsTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Biblioteconomia.Ressalta-se que a leitura apresentada desde a infância pode converter-se em uma experiência significativa e prazerosa com a participação e incentivo dos pais. O presente estudo possui como problema de pesquisa a pergunta: como pais leitores podem incentivar o exercício da leitura nos filhos por meio da literatura infantil? A pesquisa possui como objetivo geral elencar as formas dos pais influenciarem os filhos para a leitura. E como objetivos específicos: a) apontar a importância da leitura na interação escola e família; b) verificar os benefícios da leitura literária às crianças: c) mostrar as contribuições da literatura infantil ao exercício da leitura; d) apresentar possibilidades de incentivo à leitura às crianças para os pais, na perspectiva de alguns autores. Afirma-se que a leitura implica na capacidade do leitor de aprender, entender, comunicar e se expressar. Para que isso aconteça, o leitor precisa apreender as ideias expressas pelo autor, seja na leitura escrita, oral ou visual e partir dessa apreensão para inserir seus próprios significados. Apresenta-se a literatura infantil como instrumento ideal para atingir tal intento, pois seu aparecimento vincula-se à emergência das escolas para crianças, sendo fruto da ascensão da burguesia e do entendimento moderno de infância. Advoga-se que a leitura literária às crianças produz benefícios nos níveis cognitivo, linguístico, psicológico e afetivo. Crê-se que as contribuições da literatura infantil ao exercício da leitura, constituem-se em divertir e educar, pois permitem à criança a compreensão do real, vivenciar experiências e emoções do personagem na gratuidade do prazer e servem como agente de formação e reforço dos procedimentos pedagógicos. Relata-se alguns personagens da vida real que foram estimulados pelos pais ao exercício da leitura desde pequenos. Esse estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e os procedimentos utilizados neste trabalho consistiram em leituras e fichamentos de livros e artigos, impressos e digitais, além de um trabalho de conclusão de curso. Conclui-se que esse estudo contribuiu para compreender que a participação dos pais é fundamental na iniciação da leitura por prazer, na contação de histórias e na intermediação da literatura infantil.Emphasizing that reading presented since childhood can lead to becoming a meaningful and pleasurable experience with the participation and encouragement of parents, the present study has as a research problem the question: how reading parents can encourage the exercise of reading in their children through children's literature? A research has as general objective to list the ways of crossed parents in their children for reading. And as specific objectives: a) to point out the importance of reading in the interaction between school and family b) verify the benefits of literary reading to children: c) show the contributions of children's literature to the exercise of reading; d) present possibilities of encouraging reading to children for parents, from the perspective of some authors. It is said that reading implies the reader's ability to learn, understand, communicate and express themselves. For this to happen, the reader needs to apprehend the ideas expressed by the author, whether in written, oral or visual reading and start from this apprehension to insert their own meanings. Children's literature is presented as an ideal instrument to achieve this goal, since its appearance is linked to the emergence of schools for children, resulting from the rise of the bourgeoisie and the modern understanding of childhood. It is argued that literary reading to children produces benefits on the cognitive, linguistic, psychological and affective levels. It is believed that the contributions of children's literature to the exercise of reading, consist in amusing and educating, as they allow the child to understand the real, experience the character's experiences and emotions in the gratuitousness of pleasure and serve as an agent of formation and reinforcement of pedagogical procedures. Some real-life characters are reported to have been stimulated by parents to exercise reading from a young age. This study was carried out through a bibliographic search, with a qualitative approach and the procedures used in this work consisted of readings and records of books and articles, both printed and digital, in addition to a course conclusion work. It is concluded that this study contributed to understand that the participation of parents is fundamental in the initiation of reading for pleasure, in the telling of stories and in the intermediation of children's literature.Florianópolis, SCVitorino, Elizete VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Luzinete Rodrigues2020-12-11T13:26:56Z2020-12-11T13:26:56Z2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218283Florianópolis, SCinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-11T13:26:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218283Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-11T13:26:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantil Reading parents and the incentive to the reading exercise through children's literature |
title |
Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantil |
spellingShingle |
Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantil Silva, Luzinete Rodrigues Leitura na interação escola e família Leitura literária Literatura infantil Pais leitores Leitura para crianças – benefícios Reading in school and family interaction Literary reading Children's literature Readers parents Reading for children - benefits |
title_short |
Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantil |
title_full |
Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantil |
title_fullStr |
Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantil |
title_full_unstemmed |
Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantil |
title_sort |
Pais leitores e o incentivo ao exercício da leitura por meio da literatura infantil |
author |
Silva, Luzinete Rodrigues |
author_facet |
Silva, Luzinete Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vitorino, Elizete Vieira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luzinete Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura na interação escola e família Leitura literária Literatura infantil Pais leitores Leitura para crianças – benefícios Reading in school and family interaction Literary reading Children's literature Readers parents Reading for children - benefits |
topic |
Leitura na interação escola e família Leitura literária Literatura infantil Pais leitores Leitura para crianças – benefícios Reading in school and family interaction Literary reading Children's literature Readers parents Reading for children - benefits |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Biblioteconomia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11T13:26:56Z 2020-12-11T13:26:56Z 2020-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218283 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651939827679232 |