Mensuração de conforto e desconforto em poltrona de aeronave pela teoria da resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegon, Lizandra da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122869
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2013.
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spelling Mensuração de conforto e desconforto em poltrona de aeronave pela teoria da resposta ao itemEngenharia de produçãoErgonomiaConforto humanoTeoria da Resposta do ÍtemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2013.Este estudo desenvolveu instrumentos de medida de conforto edesconforto em poltrona de aeronave com base na Teoria da Resposta aoItem. A pesquisa foi executada em três etapas: a 1º. Etapa (teórica)refere-se: a) Revisão de literatura; b) Elaboração do modelo conceitual;c) Construção do conjunto de itens; d) Análise semântica e de juízes; ee) Teste piloto. A 2º. Etapa, empírica, refere-se ao planejamento eaplicação da coleta dos dados com 1500 passageiros no AeroportoInternacional de Florianópolis - SC. A 3º. Etapa, analítica, refere-se: a)Avaliação da dimensionalidade; b) Análise dos itens por meio doModelo de Resposta Gradual de Samejima da Teoria da Resposta aoItem; c) Verificação das evidências de validade e confiabilidade doconjunto de itens; d) Construção das escalas de conforto e desconfortoem poltrona de aeronave; e e) Análise da correlação entre conforto edesconforto. Os resultados mostraram que conforto e desconforto sãofenômenos distintos e podem ser percebidos pelo passageirosimultaneamente. Entretanto, há uma forte relação entre conforto edesconforto, ou seja, na medida que o conforto aumenta o desconfortodiminui, e vice-versa. Obteve-se dois instrumentos de medida, um paraconforto e outro para desconforto em poltrona de aeronave, comevidências de validade e confiabilidade conferidas pela Teoria daResposta ao Item. Ambas as escalas abrageram todos os níveis: a escalade conforto envolveu desde Sem Conforto até Máximo conforto, e aescala de desconforto compreendeu desde Sem Desconforto até MáximoDesconforto. Ambos os instrumentos mostraram-se válidos paraidentificar que o conforto e o desconforto são afetados pelas facetas:física, psíquica, objeto, ambiente e contexto. Este estudo avança nateoria do conforto e desconforto e contribui com a indústria aeronáutica,ao possibilitar a identificação de requisitos de projeto de poltronas pelainterpretação dos níveis nas escalas geradas. <br>Abstract : This study developed measurement instruments of comfort anddiscomfort in aircraft seat based on Item Response Theory. The studywas performed in three steps: theoretical, empirical and analytical(statistical). The 1st. Step, theoretical approach, include: a) Literaturereview b) Development of a conceptual model c) Preparation of the itemset e) Definitions of latent trait f) Operationalization of the latent trait, g)Semantic and judges analysis h) Pilot test. The 2nd. Step, empirical,refers to the planning and implementation of data collection with 1.500passengers at the International Airport of Florianópolis - SC. The 3rd.Step, analytical concerns: a) Assessment of dimensionality b) Analysisof the items through the model of Samejima's Graded Response of ItemResponse Theory and c) Checking the validity and reliability of the setof items; d ) Creation of the scales of comfort and discomfort in aircraftseat, and e) Analysis of the correlation between comfort and discomfort.Results showed that comfort and discomfort are distinct phenomena andcan be felt by the passenger simultaneously. However, there is a strongrelationship between comfort and discomfort, ie, the feeling of comfortis increased when the discomfort diminishes, and vice versa. Obtainedtwo measuring instruments, one for comfort and one for aircraft seatdiscomfort, with validity and reliability afforded by Item ResponseTheory. Both scales coverd all levels: the level of comfort involvedfrom No Comfort to Max comfort and discomfort scale and understoodfrom No Discomfort to Maximum Discomfort. Both instruments provedvalid to identify that comfort and discomfort are affected by factes:physical, psychological, object, environment and context. This studyimprove the theory of comfort and discomfort, and contributes to theaircraft industry, to enable the identification of project requirements ofseat by the interpretation of the levels on the scale generated.Merino, Eugenio Andrés DíazBortolotti, Silvana Ligia VincenziUniversidade Federal de Santa CatarinaMenegon, Lizandra da Silva2014-08-06T17:28:59Z2014-08-06T17:28:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis355 p.| il., grafs., tabs.application/pdf322570https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122869porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:28:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122869Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:28:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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