Características e concepções do atendimento hospitalar a clientes hipertensos e diabéticos: relato de experiência e proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171926 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis |
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Características e concepções do atendimento hospitalar a clientes hipertensos e diabéticos: relato de experiência e proposta de intervençãoHASDMautocuidadoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não TransmissíveisEste trabalho objetiva a elaboração de um plano de ação para o serviço hospitalar público de referência em urgência e emergência do estado de Alagoas, com relação à assistência prestada aos pacientes portadores de HAS e DM, a fim de ocasionar uma transform ação na realidade de trabalho de todos os profissionais envolvidos na assistência e, principalmente, oferecer um serviço que resulte positivamente na saúde da população. Contudo, os resultados só poderão ser observados a médio e longo prazos, apesar da pre cariedade assistencial em todos os níveis de complexidade observada até então. T rata - se de um relato de experiência. A linha de pesquisa utilizada foi a T ecnologia de C oncepção , concebida através da vivência laboral da autora na unidade, local do estudo. Percebeu - se durante o processo do cuidar diversas dificuldades enfrentadas por usuários e colaboradores. A partir do diagnóstico situacional, pode - se elaborar um plano de ação norteador para a tomada de decisões. Face à experiência neste serviço, é impresc indível que e ste seja implantado para subsidiar a assistência , a fim de se evitar maiores complicações de saúde dos usuários e repetida s internações, e caso estas vierem a ocorrer, que a assistência seja prestada em melhores condições e com maior poder de resposta. Constitui - se um instrumento de grande importância para adequar o serviço às necessidades postas e, com isso, fornecer uma assistência de qualidade e um satisfatório ambiente de trabalho. É preciso trabalhar juntamente com os envolvidos responsáve is por sua efetividade, para que as mudanças necessárias aconteçam e, em fim, o objetivo seja alcançado.Florianópolis, SCSilva, Nanci Aparecida daUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Maria Aparecida Belarmino dos2016-12-23T16:31:34Z2016-12-23T16:31:34Z2016-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171926porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-23T16:31:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171926Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-23T16:31:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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