O Projeto Político Pedagógico: Um Exercício de Gestão Democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Julice
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cervi, Gicele Maria, Ferreira, Cláudia Renate, Lopes, Maurício Capobianco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75019
Resumo: O texto trata da construção do Projeto Político Pedagógico para o ensino de graduação da Universidade Regional de Blumenau, que foi um processo pautado por uma gestão democrática e participativa. O PPP hoje é uma exigência legal, LDBEN 9394/96, mas por outro lado representa uma necessidade para o exercício da gestão preocupada com a qualidade do ensino e a construção da cidadania. A construção do documento exigiu planejamento, organização de um grupo e a definição de uma metodologia. Esse planejamento culminou na criação de um tempo e espaço sistemáticos de discussão e socialização de produções. A sintonia da equipe gestora na condução do processo de construção do PPP. Foram dois anos de diagnóstico e sistematização, culminando com a aprovação do documento em 2005 nos Conselhos Superiores. O desafio da gestão não termina com sua aprovação. Outras estratégias de gestão democrática precisam ser definidas para a implantação e avaliação do PPP da Graduação nos PPPs dos trinta e nove cursos da Universidade.
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