PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DALL’AGNOL, Marinel MÓR
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BONDAN, Francine, CANTEIRO, Luan, KLAJN, Amanda, LOVATO, Maria Clara, LAUDA, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199345
Resumo: Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento grave, com alta mortalidade, decorrente principalmente de doenças cardiovasculares isquêmicas, em especial a doença arterial coronariana. Metade das paradas cardiorrespiratórias ocorrem na comunidade e está comprovado que se as pessoas iniciarem os procedimentos necessários imediatamente, podem diminuir em 30% a mortalidade até chegar ao hospital. Assim, o treinamento das pessoas que não são profissionais da saúde para o pronto reconhecimento e assistência às vítimas de PCR ocorrida na comunidade é importante, porque pode ajudar a salvar vidas. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pela equipe do Programa Reanima durante o ano de 2018, na cidade de Santa Maria, na região central do RS. Metodologia: O Reanima é coordenado pelo Dep. de Saúde Coletiva da UFSM e oferece capacitações teórico-práticas em reanimação cardiopulmonar (RCP) para oito escolas de ensino médio e para a comunidade em geral em locais públicos como feiras, praças e shoppings, além de demandas de públicos específicos como cursos técnicos e ONGs. Também atua na comunidade interna da UFSM. Além disso, está aberto a convites de todos os setores da sociedade. A ação iniciou em 2013, impulsionada pelo comprometimento cidadão de estudantes do curso de medicina, que sentiam a necessidade de dar um retorno à sociedade em fases precoces da graduação. As capacitações são teórico-práticas, com aula teórica, exposição de vídeo, aula prática com dramatização com torços para treinamento em RCP e distribuição de folheto informativo. Processos Avaliativos: paralelamente, é conduzida uma pesquisa epidemiológica com os alunos avaliando a efetividade do método educativo e uma pesquisa de opinião com as professoras nas escolas. Conclusões: A troca de saberes entre os integrantes do grupo e os participantes da capacitação é enriquecedora para ambas as partes, contribuindo tanto para a formação acadêmica como para a educação em saúde. Apoio FIEX e FIPE-UFSM.
id UFSC_ba1043ab3d8fd81b279b7ee77fb5c71a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199345
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.ressuscitaçãoextensão universitáriaparada cardíacaIntrodução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento grave, com alta mortalidade, decorrente principalmente de doenças cardiovasculares isquêmicas, em especial a doença arterial coronariana. Metade das paradas cardiorrespiratórias ocorrem na comunidade e está comprovado que se as pessoas iniciarem os procedimentos necessários imediatamente, podem diminuir em 30% a mortalidade até chegar ao hospital. Assim, o treinamento das pessoas que não são profissionais da saúde para o pronto reconhecimento e assistência às vítimas de PCR ocorrida na comunidade é importante, porque pode ajudar a salvar vidas. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pela equipe do Programa Reanima durante o ano de 2018, na cidade de Santa Maria, na região central do RS. Metodologia: O Reanima é coordenado pelo Dep. de Saúde Coletiva da UFSM e oferece capacitações teórico-práticas em reanimação cardiopulmonar (RCP) para oito escolas de ensino médio e para a comunidade em geral em locais públicos como feiras, praças e shoppings, além de demandas de públicos específicos como cursos técnicos e ONGs. Também atua na comunidade interna da UFSM. Além disso, está aberto a convites de todos os setores da sociedade. A ação iniciou em 2013, impulsionada pelo comprometimento cidadão de estudantes do curso de medicina, que sentiam a necessidade de dar um retorno à sociedade em fases precoces da graduação. As capacitações são teórico-práticas, com aula teórica, exposição de vídeo, aula prática com dramatização com torços para treinamento em RCP e distribuição de folheto informativo. Processos Avaliativos: paralelamente, é conduzida uma pesquisa epidemiológica com os alunos avaliando a efetividade do método educativo e uma pesquisa de opinião com as professoras nas escolas. Conclusões: A troca de saberes entre os integrantes do grupo e os participantes da capacitação é enriquecedora para ambas as partes, contribuindo tanto para a formação acadêmica como para a educação em saúde. Apoio FIEX e FIPE-UFSM.2019-07-26T18:44:48Z2019-07-26T18:44:48Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199345DALL’AGNOL, Marinel MÓRBONDAN, FrancineCANTEIRO, LuanKLAJN, AmandaLOVATO, Maria ClaraLAUDA, Carolinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T18:44:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199345Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T18:44:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
title PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
spellingShingle PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
DALL’AGNOL, Marinel MÓR
ressuscitação
extensão universitária
parada cardíaca
title_short PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
title_full PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
title_fullStr PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
title_full_unstemmed PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
title_sort PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
author DALL’AGNOL, Marinel MÓR
author_facet DALL’AGNOL, Marinel MÓR
BONDAN, Francine
CANTEIRO, Luan
KLAJN, Amanda
LOVATO, Maria Clara
LAUDA, Carolina
author_role author
author2 BONDAN, Francine
CANTEIRO, Luan
KLAJN, Amanda
LOVATO, Maria Clara
LAUDA, Carolina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DALL’AGNOL, Marinel MÓR
BONDAN, Francine
CANTEIRO, Luan
KLAJN, Amanda
LOVATO, Maria Clara
LAUDA, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv ressuscitação
extensão universitária
parada cardíaca
topic ressuscitação
extensão universitária
parada cardíaca
description Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento grave, com alta mortalidade, decorrente principalmente de doenças cardiovasculares isquêmicas, em especial a doença arterial coronariana. Metade das paradas cardiorrespiratórias ocorrem na comunidade e está comprovado que se as pessoas iniciarem os procedimentos necessários imediatamente, podem diminuir em 30% a mortalidade até chegar ao hospital. Assim, o treinamento das pessoas que não são profissionais da saúde para o pronto reconhecimento e assistência às vítimas de PCR ocorrida na comunidade é importante, porque pode ajudar a salvar vidas. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pela equipe do Programa Reanima durante o ano de 2018, na cidade de Santa Maria, na região central do RS. Metodologia: O Reanima é coordenado pelo Dep. de Saúde Coletiva da UFSM e oferece capacitações teórico-práticas em reanimação cardiopulmonar (RCP) para oito escolas de ensino médio e para a comunidade em geral em locais públicos como feiras, praças e shoppings, além de demandas de públicos específicos como cursos técnicos e ONGs. Também atua na comunidade interna da UFSM. Além disso, está aberto a convites de todos os setores da sociedade. A ação iniciou em 2013, impulsionada pelo comprometimento cidadão de estudantes do curso de medicina, que sentiam a necessidade de dar um retorno à sociedade em fases precoces da graduação. As capacitações são teórico-práticas, com aula teórica, exposição de vídeo, aula prática com dramatização com torços para treinamento em RCP e distribuição de folheto informativo. Processos Avaliativos: paralelamente, é conduzida uma pesquisa epidemiológica com os alunos avaliando a efetividade do método educativo e uma pesquisa de opinião com as professoras nas escolas. Conclusões: A troca de saberes entre os integrantes do grupo e os participantes da capacitação é enriquecedora para ambas as partes, contribuindo tanto para a formação acadêmica como para a educação em saúde. Apoio FIEX e FIPE-UFSM.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T18:44:48Z
2019-07-26T18:44:48Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199345
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652035880386560