A capacidade absortiva no processo de gestão da inovação: análise em empresas consideradas inovadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jenoveva Neto, Roseli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175814
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016
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spelling A capacidade absortiva no processo de gestão da inovação: análise em empresas consideradas inovadorasEngenharia e gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016A capacidade absortiva (CA) define-se pela capacidade da empresa de identificar, assimilar e explorar ou explotar comercialmente o conhecimento disponível em seu ambiente. Uma das formas de entender o processo de geração da inovação e dos elementos organizacionais viabilizadores é por meio de como a capacidade absortiva ocorre. Entende-se que, se uma empresa é capaz de identificar, reconhecer e aprimorar sua capacidade absortiva, então propicia a capacidade de renovação de sua base de conhecimentos, oque influencia a performance relacionada à inovação criando vantagem competitiva. O constructo pode ser utilizado como um direcionador da gestão de conhecimento desde o nível do indivíduo, da organização até o nível de nações inteiras. Neste contexto, o objetivo desta tese é compreender como o modelo de capacidade absortiva auxilia nos processos de gestão da inovação em empresas consideradas inovadoras. Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e aplicada quanto aos fins e quanto aos meios de investigação como bibliográfica e de campo. As unidades de análise foram três empresas industriais consideradas inovadoras, que desenvolveram e estão comercializando pelo menos um produto inovador. Os respondentes do questionário e entrevistas foram os líderes estratégicos e intermediários. O resultado da pesquisa aponta que o principal fator interno considerado de alta relevância para a inovação é a base de conhecimento prévio e a experiência. Os clientes e consumidores finais foram as fontes externas mais citadas como contribuição para o processo de inovação. A liderança, cultura e estratégias foram os direcionadores da inovação mais relevantes identificados pela literatura e pela pesquisa empírica. Com destaque para o papel das lideranças intermediárias que atuam como elos entre a liderança estratégica e as lideranças operacionais possibilitando um fluxo multidirecional de conhecimento. As inovações realizadas foram avaliadas como incrementais de produto em duas empresas e inovação estratégica na terceira empresa.<br>Abstract : Absorptive Capacity (AC) is defined by the ability of the company toidentify, assimilate and explore or commercially exploit theknowledge available in its environment. One of the ways to understandthe innovation generation process and the viable organizationalelements is through how the absorptive capacity occurs. t isunderstood that if a company is able to identify, recognize andimprove its absorptive capacity, then it provides the capacity to renewits knowledge base, which influences the performance related toinnovation creating a competitive advantage. The construct can beused as a driver of knowledge management from the level of theindividual, from the organization to the level of whole nations. In thiscontext, the aim of this thesis is to understand how the AbsorptiveCapacity model assists in innovation management processes incompanies considered innovative. As for the methodologicalprocedures, this is a qualitative, descriptive and applied researchregarding the purposes and the means of investigation asbibliographical and field. The units of analysis were three industrialcompanies considered to be innovative, which developed and they aremarketing at least one innovative product. The strategic andintermediate leaders answered questionnaires and interviews. Theresult of the research indicates that the main internal factor consideredof high relevance for innovation is the previous knowledge base andthe experience. Clients and final consumers were the most citedexternal sources as a contribution to the innovation process.Leadership, culture and strategies were the most relevant drivers ofinnovation identified in the literature and empirical research. Withemphasis on the role of the intermediate leaderships that act as linksbetween the strategic leadership and the operational leaderships,enabling a multidirectional flow of knowledge. The innovationsrealized were evaluated as product incremental in two companies andstrategic innovation in the third company.Rados, Gregório Jean VarvakisNakayama, Marina KeikoUniversidade Federal de Santa CatarinaJenoveva Neto, Roseli2017-05-23T04:11:09Z2017-05-23T04:11:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis225 p.| il., tabs., grafs.application/pdf345411https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175814porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:11:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175814Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:11:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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