Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Roberto Fabiano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96116
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_ba4047c4bf9b96bb1addb923b1733cd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96116
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociaisGestão do conhecimentoAquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)Inovações tecnológicasRedes sociais on-lineNegociosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoAs organizações convivem em um ambiente extremamente competitivo e necessitam conquistar cada vez mais mercados e alcançar vantagens competitivas sustentáveis. Neste sentido, a identificação de oportunidades é cada vez mais relevante a essas organizações, que necessitam estar em processo contínuo de inovação. Por outro lado, nota-se que grande parte do conhecimento sobre as organizações e seus produtos ou serviços estão disponíveis nas redes sociais. Como característica inerente às redes sociais, o crescente tráfego de dados e informações apresentado pelas redes pode conter os conhecimentos necessários para alimentar o processo de inovação, principalmente no que se refere a fase de identificação de oportunidades. Desta forma, este trabalho discorre sobre a importância do processo de inovação para as organizações, dando ênfase a uma de suas fases, propondo um modelo de aquisição do conhecimento disponível no conhecimento prévio do empreendedor e no conhecimento existente nas redes sociais. Integram o modelo a técnica de análise de conteúdo, o modelo CESM e a metodologia CommonKADS. A análise de conteúdo é empregada na descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto pela aplicação de uma entrevista, que tem por objetivo interpretá-la. Já o modelo CESM e a metodologia CommonKADS foram aplicados em conjunto e proporcionaram a elicitação de elementos organizacionais envolvidos na concepção de sistemas baseados em conhecimento. Por fim, foi proposto um modelo composto de procedimentos metodológicos pertencentes à gestão e à engenharia do conhecimento para a aquisição do conhecimento organizacional, voltados à identificação de oportunidades nas redes sociais.Organizations coexist with extremely competitive environment and they need to conquer more and more commodities and achieve competition. In this sense the advantage to identify opportunities in more and more relevant to these organizations that need to be in a continuous process of innovation. On the other hand, we perceive that great part of knowledge over the organization and their products or services are available in social nets. As inherent characteristic to social nets, the grouving trade of data and technology presented by nets can hold the necessary knowledge to supply the innovation process, mainly regarding to the opportunity identification. So that, this job deal over significance of the innovation process giving relevance to one of its phases, aiming an acquisition standard of knowledge available in the previous entrepreneurs knowledge and in the existing knowledge in social nets. It forms the exemplar and the technique of content analyses, the model CESM and CommonKads methodology. The content analysis is utilized in the objective description, systematic and quantitative of the contents by an interview application which main is to perform itself. From now on the model CESM and CommonKads methodology have been applied in a set and they have provided elicitation of organizational elements involved in the conception of systems that are based in knowledge. As last it has been proposed a model compounded by methodological procedures for management and engineering of knowledge to acquire the organizational knowledge to identify business opportunities in social nets.FlorianópolisAbreu, Aline França deSouza, João Artur deUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Roberto Fabiano2012-10-26T08:58:15Z2012-10-26T08:58:15Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis228 p.| il., grafs.application/pdf301315http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96116porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T09:40:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96116Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T09:40:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais
title Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais
spellingShingle Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais
Fernandes, Roberto Fabiano
Gestão do conhecimento
Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)
Inovações tecnológicas
Redes sociais on-line
Negocios
title_short Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais
title_full Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais
title_fullStr Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais
title_full_unstemmed Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais
title_sort Uma proposta de modelo de aquisição de conhecimento para identificação de oportunidades de negócios nas redes sociais
author Fernandes, Roberto Fabiano
author_facet Fernandes, Roberto Fabiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Aline França de
Souza, João Artur de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Roberto Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)
Inovações tecnológicas
Redes sociais on-line
Negocios
topic Gestão do conhecimento
Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)
Inovações tecnológicas
Redes sociais on-line
Negocios
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T08:58:15Z
2012-10-26T08:58:15Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 301315
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96116
identifier_str_mv 301315
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 228 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112430628864