A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Thiago Soares
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cesconetto, Simone Machado Moretto, Brand, Aniele Fischer, Moritz, Gilberto de Oliveira, Nunes, Rogério da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61435
Resumo: A educação a distância vem crescendo impulsionada pela demanda de pessoas com formação superior, bem como pela possibilidade de utilização de tecnologias de informação, que se desenvolveram intensamente nos últimos anos. Nesse sentido, este artigo tem como intuito apresentar um Curso de Graduação em Administração na modalidade a Distância vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil. Quanto à metodologia classifica-se como: qualitativa, descritiva, estudo de caso, documental e bibliográfica. Para a obtenção de bons resultados num projeto como este, o planejamento e a organização da estrutura física são processos essenciais. Foi projetado no curso analisado uma estrutura para o acompanhamento dos estudantes em 15 pólos de ensino nos estados de Roraima, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. O curso utiliza uma combinação de materiais didáticos: impressos, vídeo-aulas, videoconferências, ambiente virtual de ensino-aprendizagem e, principalmente, um sistema de acompanhamento ao estudante à distância, com apoio de tutores presenciais e a distância.
id UFSC_ba453a09b8571bbbb67a546598e3be6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/61435
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do BrasilA educação a distância vem crescendo impulsionada pela demanda de pessoas com formação superior, bem como pela possibilidade de utilização de tecnologias de informação, que se desenvolveram intensamente nos últimos anos. Nesse sentido, este artigo tem como intuito apresentar um Curso de Graduação em Administração na modalidade a Distância vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil. Quanto à metodologia classifica-se como: qualitativa, descritiva, estudo de caso, documental e bibliográfica. Para a obtenção de bons resultados num projeto como este, o planejamento e a organização da estrutura física são processos essenciais. Foi projetado no curso analisado uma estrutura para o acompanhamento dos estudantes em 15 pólos de ensino nos estados de Roraima, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. O curso utiliza uma combinação de materiais didáticos: impressos, vídeo-aulas, videoconferências, ambiente virtual de ensino-aprendizagem e, principalmente, um sistema de acompanhamento ao estudante à distância, com apoio de tutores presenciais e a distância.INPEAU2012-10-08T17:59:23Z2012-10-08T17:59:23Z2008-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61435Nunes, Thiago SoaresCesconetto, Simone Machado MorettoBrand, Aniele FischerMoritz, Gilberto de OliveiraNunes, Rogério da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T02:01:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/61435Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T02:01:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil
title A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil
spellingShingle A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil
Nunes, Thiago Soares
title_short A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil
title_full A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil
title_fullStr A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil
title_full_unstemmed A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil
title_sort A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil
author Nunes, Thiago Soares
author_facet Nunes, Thiago Soares
Cesconetto, Simone Machado Moretto
Brand, Aniele Fischer
Moritz, Gilberto de Oliveira
Nunes, Rogério da Silva
author_role author
author2 Cesconetto, Simone Machado Moretto
Brand, Aniele Fischer
Moritz, Gilberto de Oliveira
Nunes, Rogério da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Thiago Soares
Cesconetto, Simone Machado Moretto
Brand, Aniele Fischer
Moritz, Gilberto de Oliveira
Nunes, Rogério da Silva
description A educação a distância vem crescendo impulsionada pela demanda de pessoas com formação superior, bem como pela possibilidade de utilização de tecnologias de informação, que se desenvolveram intensamente nos últimos anos. Nesse sentido, este artigo tem como intuito apresentar um Curso de Graduação em Administração na modalidade a Distância vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil. Quanto à metodologia classifica-se como: qualitativa, descritiva, estudo de caso, documental e bibliográfica. Para a obtenção de bons resultados num projeto como este, o planejamento e a organização da estrutura física são processos essenciais. Foi projetado no curso analisado uma estrutura para o acompanhamento dos estudantes em 15 pólos de ensino nos estados de Roraima, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. O curso utiliza uma combinação de materiais didáticos: impressos, vídeo-aulas, videoconferências, ambiente virtual de ensino-aprendizagem e, principalmente, um sistema de acompanhamento ao estudante à distância, com apoio de tutores presenciais e a distância.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-10
2012-10-08T17:59:23Z
2012-10-08T17:59:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61435
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652246990192640