A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61435 |
Resumo: | A educação a distância vem crescendo impulsionada pela demanda de pessoas com formação superior, bem como pela possibilidade de utilização de tecnologias de informação, que se desenvolveram intensamente nos últimos anos. Nesse sentido, este artigo tem como intuito apresentar um Curso de Graduação em Administração na modalidade a Distância vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil. Quanto à metodologia classifica-se como: qualitativa, descritiva, estudo de caso, documental e bibliográfica. Para a obtenção de bons resultados num projeto como este, o planejamento e a organização da estrutura física são processos essenciais. Foi projetado no curso analisado uma estrutura para o acompanhamento dos estudantes em 15 pólos de ensino nos estados de Roraima, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. O curso utiliza uma combinação de materiais didáticos: impressos, vídeo-aulas, videoconferências, ambiente virtual de ensino-aprendizagem e, principalmente, um sistema de acompanhamento ao estudante à distância, com apoio de tutores presenciais e a distância. |
id |
UFSC_ba453a09b8571bbbb67a546598e3be6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/61435 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do BrasilA educação a distância vem crescendo impulsionada pela demanda de pessoas com formação superior, bem como pela possibilidade de utilização de tecnologias de informação, que se desenvolveram intensamente nos últimos anos. Nesse sentido, este artigo tem como intuito apresentar um Curso de Graduação em Administração na modalidade a Distância vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil. Quanto à metodologia classifica-se como: qualitativa, descritiva, estudo de caso, documental e bibliográfica. Para a obtenção de bons resultados num projeto como este, o planejamento e a organização da estrutura física são processos essenciais. Foi projetado no curso analisado uma estrutura para o acompanhamento dos estudantes em 15 pólos de ensino nos estados de Roraima, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. O curso utiliza uma combinação de materiais didáticos: impressos, vídeo-aulas, videoconferências, ambiente virtual de ensino-aprendizagem e, principalmente, um sistema de acompanhamento ao estudante à distância, com apoio de tutores presenciais e a distância.INPEAU2012-10-08T17:59:23Z2012-10-08T17:59:23Z2008-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61435Nunes, Thiago SoaresCesconetto, Simone Machado MorettoBrand, Aniele FischerMoritz, Gilberto de OliveiraNunes, Rogério da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T02:01:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/61435Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T02:01:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil |
title |
A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil |
spellingShingle |
A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil Nunes, Thiago Soares |
title_short |
A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil |
title_full |
A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil |
title_fullStr |
A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil |
title_full_unstemmed |
A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil |
title_sort |
A Educação a Distância como Estratégia de Ensino: o caso do Curso de Administração na modalidade a Distância de uma IFES vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil |
author |
Nunes, Thiago Soares |
author_facet |
Nunes, Thiago Soares Cesconetto, Simone Machado Moretto Brand, Aniele Fischer Moritz, Gilberto de Oliveira Nunes, Rogério da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cesconetto, Simone Machado Moretto Brand, Aniele Fischer Moritz, Gilberto de Oliveira Nunes, Rogério da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Thiago Soares Cesconetto, Simone Machado Moretto Brand, Aniele Fischer Moritz, Gilberto de Oliveira Nunes, Rogério da Silva |
description |
A educação a distância vem crescendo impulsionada pela demanda de pessoas com formação superior, bem como pela possibilidade de utilização de tecnologias de informação, que se desenvolveram intensamente nos últimos anos. Nesse sentido, este artigo tem como intuito apresentar um Curso de Graduação em Administração na modalidade a Distância vinculada ao Projeto da Universidade Aberta do Brasil. Quanto à metodologia classifica-se como: qualitativa, descritiva, estudo de caso, documental e bibliográfica. Para a obtenção de bons resultados num projeto como este, o planejamento e a organização da estrutura física são processos essenciais. Foi projetado no curso analisado uma estrutura para o acompanhamento dos estudantes em 15 pólos de ensino nos estados de Roraima, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. O curso utiliza uma combinação de materiais didáticos: impressos, vídeo-aulas, videoconferências, ambiente virtual de ensino-aprendizagem e, principalmente, um sistema de acompanhamento ao estudante à distância, com apoio de tutores presenciais e a distância. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-10 2012-10-08T17:59:23Z 2012-10-08T17:59:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61435 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652246990192640 |