O conhecimento de graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina sobre Ortodontia Preventiva e Interceptativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Aline Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156807
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
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spelling O conhecimento de graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina sobre Ortodontia Preventiva e InterceptativaEnsino em SaúdeOrtodontiaDiagnósticoPrevençãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.Com a diminuição da prevalência e severidade da cárie dentária e da doença periodontal, outros problemas odontológicos de saúde bucal vêm ganhando destaque no cenário mundial, entre eles as maloclusões. Elas são caracterizadas por desvios de normalidade das arcadas dentárias, do esqueleto facial ou de ambos, podendo ocasionar alterações funcionais, estéticas ou psicossociais. Tendo em vista possíveis prejuízos na vida do indivíduo, e a falta de acesso da maioria da população brasileira, tornou-se necessária a incorporação de políticas que viabilizem a atenção às maloclusões no setor público, ampliando assim a cobertura dos serviços de saúde bucal. É imprescindível que os cirurgiões-dentistas em formação adquiram competências na área de Ortodontia Preventiva e Interceptativa a fim de que possam trabalhar em setores públicos ou privados. O objetivo desse estudo foi verificar o conhecimento dos graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina sobre Ortodontia Preventiva e Interceptativa. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário, disponibilizado e aplicado, na plataforma SurveyMonkey®, à 143 graduandos em Odontologia, matriculados regularmente da 6ª à 10ª fase letiva do curso, no primeiro semestre de 2015. O questionário foi composto por seis casos clínicos, que apresentavam radiografias e fotografias de cinco pacientes portadores de maloclusões e um paciente portador de oclusão normal. O questionário abordou conteúdos sobre o desenvolvimento de uma oclusão normal, problemas de espaço (manutenção e recuperação de espaço), problemas verticais da maxila (mordida aberta anterior) e problemas transversos da maxila (mordida cruzada anterior e mordida cruzada posterior). Os resultados demonstraram que os alunos da 6ª fase alcançaram apenas 44,2% acertos. Essa dificuldade de compreensão pode ser explicada pelo não contato com o conteúdo teórico da área em questão. Os estudantes da 7ª e 8ª fases apresentaram intermediários percentuais de acertos, porém os da 7ª fase apresentaram resultados superiores (75,3%) aos da 8ª fase (66,1%). Esse fato foi verificado provavelmente devido à ausência de conteúdos teóricos e práticos sobre as maloclusões na 8ª fase do curso. Os graduandos da 9ª e 10ª fases obtiveram os melhores índices de acerto da pesquisa, com respectivamente 82,3% e 81,0%, ou seja, percentuais bem semelhantes. Os resultados sugerem que o estudo da teoria, juntamente com o desenvolvimento de atividades clínicas, facilita aos graduandos em Odontologia, a apreensão dos conteúdos necessários para a atenção às maloclusões. Ainda que, de maneira geral os resultados sejam satisfatórios, esse estudo analisa apenas o conhecimento dos alunos, não avaliando a aptidão prática e a habilidade dos estudantes.Ritter, Daltro ÉneasSteinbach, MarinaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Aline Vieira2015-12-02T16:47:12Z2015-12-02T16:47:12Z2015-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156807porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-02T16:47:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/156807Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-02T16:47:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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