Avaliação econômica do Programa Nacional de Dragagem: uma análise das obras realizadas nos portos marítimos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168035 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2016. |
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Avaliação econômica do Programa Nacional de Dragagem: uma análise das obras realizadas nos portos marítimosEconomiaPortos -LegislaçãoAspectos econômicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2016.Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de avaliar economicamente as obras de dragagem envolvidas no Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária instituído pela Lei 11.610 de 2007, também denominado como Programa Nacional de Dragagem ? PND. A metodologia de controle sintético foi aplicada a fim de analisar o impacto das obras de dragagem na movimentação de cargas dos portos públicos brasileiros envolvidos no Programa. Os resultados estimados dos impactos foram a base para um modelo financeiro de fluxo de caixa descontado, indicando que, apesar da maior movimentação de cargas possibilitada pelo Programa, os retornos financeiros precisam ser ampliados para alcançar a viabilidade de seu investimento no cenário avaliado neste estudo. Não obstante, deve-se ponderar que uma análise de viabilidade alternativa, que considere as externalidades geradas pelo Programa, tais como redução nos custos de frete e aumento das receitas dos terminais portuários, poderia indicar resultados de maior viabilidade do PND.<br>Abstract : This research work had the objective of economic evaluating the dredging investments involved in the Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária approved by the Law 11.610 of 2007, also called as National Dredging Program ? NDP. The synthetic control methodology was applied for the impact analysis of the dredging at the cargo throughput of the public Brazilian ports involved in the Program. The impact results were the base of a financial discounted cash flow, which indicated that even though the greater cargo throughput allowed by the Program, the financial outcomes must be increased to achieve the feasibility of the investment. Despite that, an alternative feasibility analysis which take into account the externalities of the Program, like lower freight and higher terminals income, could indicate results of higher feasibility of the PND.Petterini, Francis CarloUniversidade Federal de Santa CatarinaMenegazzo, Luciano Ricardo2016-09-20T04:46:51Z2016-09-20T04:46:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis240 p.| il., grafs.application/pdf339579https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168035porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:46:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168035Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:46:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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