Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico |
id |
UFSC_baeb3396c3eeb8dcf92a28fffdbdbce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157758 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritivaEnsino auxiliado por computadorEnsino por módulos (Matemática)Geometria descritivaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro TecnologicoO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do módulo de Avaliação do Estudante, voltado ao ensino da Geometria Descritiva, no sistema de Ensino Inteligente Auxiliado por Computador (EIAC), proposto por Mielke (1991). O sistema EIAC está alicerçado em conceitos de inteligência artificial, ergonomia cognitiva e de interfaces, numa arquitetura de hipertexto. A apresentação na forma de hipertexto é muito apropriada para o ensino, e em particular para a Geometria Descritiva, uma vez que textos e figuras podem ser associados, sendo possível animá-los. Apesar deste estudo ser ainda a nível teórico, foi feita uma pesquisa de campo, com os alunos que ingressam nos cursos de Engenharia da UFSC, a fim de estabelecer os conhecimentos iniciais dos estudantes, em Geometria Descritiva, dentro de uma perspectiva de conceber o módulo de avaliação do estudante. A partir destes dados que denominamos de Conteúdos Iniciais da Geometria Descritiva, trabalhou-se na concepção do projeto do módulo em questão.Santos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaUlbricht, Vânia Ribas2016-01-08T17:44:59Z2016-01-08T17:44:59Z1992info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf87963https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157758Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva |
title |
Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva |
spellingShingle |
Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva Ulbricht, Vânia Ribas Ensino auxiliado por computador Ensino por módulos (Matemática) Geometria descritiva |
title_short |
Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva |
title_full |
Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva |
title_fullStr |
Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva |
title_full_unstemmed |
Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva |
title_sort |
Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva |
author |
Ulbricht, Vânia Ribas |
author_facet |
Ulbricht, Vânia Ribas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Neri dos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ulbricht, Vânia Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino auxiliado por computador Ensino por módulos (Matemática) Geometria descritiva |
topic |
Ensino auxiliado por computador Ensino por módulos (Matemática) Geometria descritiva |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 2016-01-08T17:44:59Z 2016-01-08T17:44:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
87963 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758 |
identifier_str_mv |
87963 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651905700724736 |