Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ulbricht, Vânia Ribas
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico
id UFSC_baeb3396c3eeb8dcf92a28fffdbdbce3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157758
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritivaEnsino auxiliado por computadorEnsino por módulos (Matemática)Geometria descritivaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro TecnologicoO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do módulo de Avaliação do Estudante, voltado ao ensino da Geometria Descritiva, no sistema de Ensino Inteligente Auxiliado por Computador (EIAC), proposto por Mielke (1991). O sistema EIAC está alicerçado em conceitos de inteligência artificial, ergonomia cognitiva e de interfaces, numa arquitetura de hipertexto. A apresentação na forma de hipertexto é muito apropriada para o ensino, e em particular para a Geometria Descritiva, uma vez que textos e figuras podem ser associados, sendo possível animá-los. Apesar deste estudo ser ainda a nível teórico, foi feita uma pesquisa de campo, com os alunos que ingressam nos cursos de Engenharia da UFSC, a fim de estabelecer os conhecimentos iniciais dos estudantes, em Geometria Descritiva, dentro de uma perspectiva de conceber o módulo de avaliação do estudante. A partir destes dados que denominamos de Conteúdos Iniciais da Geometria Descritiva, trabalhou-se na concepção do projeto do módulo em questão.Santos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaUlbricht, Vânia Ribas2016-01-08T17:44:59Z2016-01-08T17:44:59Z1992info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf87963https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157758Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
title Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
spellingShingle Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
Ulbricht, Vânia Ribas
Ensino auxiliado por computador
Ensino por módulos (Matemática)
Geometria descritiva
title_short Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
title_full Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
title_fullStr Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
title_full_unstemmed Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
title_sort Modelagem cognitiva em vista da concepção do modulo avaliação do estudante de um sistema de ensino inteligente auxiliado por computador para a geometria descritiva
author Ulbricht, Vânia Ribas
author_facet Ulbricht, Vânia Ribas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Neri dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ulbricht, Vânia Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino auxiliado por computador
Ensino por módulos (Matemática)
Geometria descritiva
topic Ensino auxiliado por computador
Ensino por módulos (Matemática)
Geometria descritiva
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
2016-01-08T17:44:59Z
2016-01-08T17:44:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 87963
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758
identifier_str_mv 87963
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651905700724736