VER-SUS Florianópolis 2016 e a promoção da dimensão ética da educação universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moratelli, Lucas Berté
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198665
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2018.
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O objeto de estudo foi delimitado por um marco conceitual que inclui os conceitos de moral e ética; de autonomia da consciência e de consciência moral; de construção da personalidade moral; e da dimensão ética da educação universitária. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa empregou como técnica de coleta de dados as entrevistas narrativas com 16 estudantes que participaram do programa, o que permitiu ao pesquisador escutar os fatos mais marcantes na visão do narrador e, posteriormente, redigir uma narrativa na voz dos entrevistados, condição importante para entender o percurso biográfico do sujeito. Os dados foram trabalhados com o software Atlas.ti, versão 7.1.8, que possibilitou a organização e codificação do material coletado. A análise dos resultados resultou na emergência de quatro categorias analíticas reflexões dos participantes, relações pessoais entre os participantes, características do programa VER-SUS e a intencionalidade do VER-SUS que foram analisadas de forma articulada ao referencial teórico do estudo. Os principais resultados evidenciaram que o diálogo, a afetividade, a coletividade, a ausência da autoridade docente e os valores morais imbricados foram os elementos essenciais, embora não únicos, que impulsionaram a construção das personalidades morais dos estudantes, confirmando o pressuposto inicial do VER-SUS Florianópolis 2016 ter sido um instrumento de promoção da dimensão ética do estudante. Concluiu-se que, para se desenvolver uma educação que favoreça a edificação da personalidade moral, é necessária uma atenção sobre os elementos do contexto educativo que são: as práticas pedagógicas; o funcionamento institucional com suas regras e moral subjacente; a intencionalidade do sistema de educação; a compreensão da importância da biografia de cada um neste processo; a necessidade de favorecer o protagonismo e a responsabilidade de cada estudante em toda sua trajetória educacional; além de garantir a melhor resolutividade possível para os conflitos sociomorais que atravessam a comunidade universitária. Tratam-se, portanto, de diversos desafios para a educação superior que precisam ser trabalhados para que a Universidade cumpra sua missão social de transformação da realidade.Abstract : The object of analysis of this study was the ethical dimension of higher education, seeking to contribute with the knowledge construction regarding necessary changes to train ethical professionals and citizens. This research main purpose was to understand how the 2016 edition of VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) [Experiences and Internship into Unified Health System Reality] program, held in Florianópolis, has promoted participant students moral personality construction, through characterizing its components which have favored or enabled such process, and identifying the ethical reflections they have produced. The object analyses was delimited by a conceptual framework including the concepts of moral, ethics, autonomy of conscience, moral conscience, moral personality construction, and ethical dimension of university education. Using a qualitative approach, this research used narrative interviews as data collection tool, with 16 students who participated in the program. This process has allowed the researcher to listen to the most striking facts in the narrator's view and write a narrative in the interviewees' voice, an important condition to understand subject biographical path. This data were organized and coded using Atlas.ti software, version 7.1.8, and from its examination emerged four analytical categories reflections of participants, personal relationships among the participants, characteristics of the VER-SUS program, and intentionality of VER-SUS analyzed in articulation to the theoretical framework already presented. The main results have showed that dialogue, affectivity, collectiveness, absence of teaching authority and imbricated moral values were essential but not the only elements that stimulated students moral personalities construction, confirming the initial assumption that VER-SUS Florianópolis 2016 has been an instrument to promote students ethical dimension. It was concluded that, in order to develop an education that favors moral personality construction, it is necessary to pay attention to the educational context elements, including: pedagogical practices; institutional functioning with its rules and underlying morality; educational system intentionality; understand the importance of each individual's biography in this process; necessity to favor protagonism and each student responsibility in all its own educational trajectory; besides, guaranteeing the best possible resolution for sociomoral conflicts that cross university community. These are, therefore, several challenges for higher education that need to be dealt with, so University can fulfill its social mission of transforming reality.Finkler, MirelleUniversidade Federal de Santa CatarinaMoratelli, Lucas Berté2019-07-25T11:57:08Z2019-07-25T11:57:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 p.| il.application/pdf357890https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198665porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:57:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198665Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:57:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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