Uso(s) do método intuitivo de Calkins em relação ao saber operação identificado(s) em programas de ensino de Sergipe (1890-1944)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Josefa Lourença Souza do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Ivanete Batista dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177690
Resumo: Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/110
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spelling Uso(s) do método intuitivo de Calkins em relação ao saber operação identificado(s) em programas de ensino de Sergipe (1890-1944)Saber operaçãométodo intuitivoProgramas de EnsinoDisponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/110Neste artigo é apresentada uma pesquisa que teve por objetivo identificar usos(s) do método intuitivo de Calkins (1886/1950) nos documentos oficiais de Sergipe no período de 1890 a 1944, privilegiando o saber operação. Para isso, foi utilizado como fonte, Leis, Decretos, Regulamentos e Programas de ensino. Em relação ao referencial foram consultados autores como Valente (2013) para entendimento sobre história da educação matemática, e Chartier (1990) sobre apropriação. Por meio do exame das fontes foi possível identificar traços de uso(s) do método intuitivo de Calkins (1886/1950) nos documentos examinados. Pois, o Programa de 1912 apesar de não seguir a riscar os passos recomendados pelo referido autor para o ensino dos saberes, adição, subtração, multiplicação e divisão, propõem o uso de objetos e a partir deles, ensinar as crianças as coisas, com o auxílio de números concretos, para em seguida, ensinar as quatros operações por meios de algarismo. No entanto, os Programas de 1915, 1916, 1917, 1924, 1931, 1938 e 1944, ao que parece, só apresentam traços de usos do terceiro passo sugerido por Calkins (1886/1950), que é o ensino do saber operação por meio dos algarismo. Além disso, recomendava-se que os exercícios fossem aplicados de forma graduada, partindo sempre do simples para o complexo, dos fatos para as coisas, do que se sabe para o que se ignora. Ou seja, a recomendação era que o ensino fosse o mais prático possível.Caminhos da Educação Matemática em Revista2017-07-21T18:07:27Z2017-07-21T18:07:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, J. L. D. do; SANTOS, I. B. Uso(s) do método intuitivo de Calkins em relação ao saber operação identificado(s) em programas de ensino de Sergipe (1890-1944). Caminhos da Educação Matemática em Revista. v.7 n.1, p. 125- 149, 2017.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177690Nascimento, Josefa Lourença Souza doSantos, Ivanete Batista dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T15:08:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177690Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-16T15:08:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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