Desenvolvimento, implantação e avaliação de um curso online sobre prevenção de acidente de trabalho com material biológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204557 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
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Desenvolvimento, implantação e avaliação de um curso online sobre prevenção de acidente de trabalho com material biológicoEnfermagemAcidente do trabalhoMateriais biocompatíveisEnsino à distânciaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2019.Com o crescente aumento do número de acidentes de trabalho com material biológico nos serviços de saúde, torna-se necessário desenvolver atividades aos profissionais da enfermagem com intuito de conscientizá-los e instrumentalizá-los para a importância da prevenção destes acidentes. Trata-se de uma pesquisa metodológica, na modalidade de um estudo descritivo-exploratório com produção tecnológica, voltado ao desenvolvimento, implementação, avaliação e validação de um curso na modalidade online de Educação a Distância mediado por um AVA sobre a prevenção de Acidente de Trabalho com Material Biológico, como proposta para a educação permanente da equipe de enfermagem. Para desenvolver o curso adotou-se a metodologia ADDIE do Design Instrucional, contemplando as etapas: Análise (necessidades do público alvo), Desenho (estruturação do curso), Desenvolvimento (traçado pedagógico), implementação (realização do curso) e Avaliação (avaliação pedagógica, e de aprendizagem). Optou-se pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle® disponibilizado na Plataforma moodle da Diretoria da Escola de Administração Pública de Santa Catarina. O curso proposto teve 20 horas de carga horária, seguindo a estruturação de um curso em ordem modular: Módulo I: Ambientação; Módulo II: Evolução histórica; Módulo III: Dados epidemiológicos; Módulo IV: Acidente de trabalho; Módulo V: Biossegurança e Normas Regulamentadoras; Módulo VI: Riscos e prevenção de acidente de trabalho com material biológico; Módulo VII: Considerações do Curso e Módulo VIII: Avaliação do Curso. Participaram do estudo 21 profissionais de enfermagem de unidades de Centro Cirúrgico e Emergência. Estes temas foram extraídos de questionários respondidos pela equipe de enfermagem que atuava nas unidades de Centro Cirúrgico e Emergência (local com maior número de acidentes de trabalho com material biológico ocorridos na instituição pesquisada). Para a validação do conteúdo do curso foram convidados três experts com experiência na temática. O período de realização do estudo foi de maio à outubro de 2018. Como resultado obteve-se: a avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem pelos especialistas que consideraram o conteúdo pedagógico representativo, com taxa de Índice de Validação de Conteúdo 0,89. Na avaliação do ambiente realizada pelos participantes foram destacadas por estes a importância do tema e a atualidade do mesmo. Os participantes que realizaram o curso avaliaram positivamente a proposta como recurso para a inovação tecnológica no âmbito da enfermagem. Conclui-se que a proposta é viável e exequível, que o material didático disponibilizado para a realização do curso é adequado e que propostas como essa contribui para a capacitação da equipe de enfermagem e a utilização dos recursos tecnológicos no âmbito da educação a distância com desdobramentos para a consolidação da qualidade da prática profissional. Destaca-se que a realização do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem proporcionou o desenvolvimento de habilidades dos participantes que o cursaram, contribuindo para sua instrumentação acerca da temática. Espera-se que esta proposta de uso e estruturação de cursos online contribua para o efetivo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, seja como apoio ao ensino presencial, semipresencial ou para ofertar cursos na modalidade à distância na forma de capacitação como proposta de educação permanente pelos serviços de saúde.Abstract : With growing increase in the number of work accidents with biological material in the health services becomes the need to develop activities aimed at nursing professionals, with the intention of aware and instrumentalize them about the importance of the prevention of these accidents. It is a methodological research, in the modality of a descriptive-exploratory study with technological production, focused on the development, implementation, evaluation and validation of a course online in the Distance Education modality mediated by a Virtual Learning Environment, in regarding the prevention of Work Accidents with Biological Material in a proposal for the permanent education of the nurse team. In order to develop the course, the ADDIE methodology of Instructional Design was adopted, contemplating the following steps: Analysis (needs of the target public), Design (course structuring), Development (pedagogic tracing), Implementation (course conclusion) and Evaluation (pedagogical and learning evaluation).The Moodle® Virtual Learning Environment was chosen, provided by the Moodle Platform of the Board of the Public Administration School of Santa Catarina. The proposed course had 20 hours of workload, following the structuring of a modular course: Module I: Environment; Module II: Historical evolution; Module III: Epidemiological data; Module IV: Accident at work; Module V: Biosafety and Regulatory Norms; Module VI: Risks and prevention of accidents at work with biological material; Module VII: Course Considerations and Module VIII: Course Evaluation Twenty-one nursing professionals from Surgical and Emergency Center units participated in the study. These subjects were extracted from questionnaires answered by the nursing team that worked in the surgical and emergency center units (the site with the highest number of accidents involving biological material at the institution). For the validation of the course content, three experts with experience in the subject were invited. The study period lasted from May to October 2018. As a result, the evaluation of the Virtual Learning Environment by the specialists who considered the pedagogical content, with a Content Validation Index rate of 0.89, was obtained. In the evaluation of the environment carried out by the participants, the importance of the theme and its relevance were highlighted. The participants who took the course positively evaluated the proposal as a resource for technological innovation in nursing. It is concluded that the proposal is viable and feasible, that the educational material available for conducting the course is appropriate and that proposals such as these contribute to the training of the nursing team and to the use of technological resources in the scope of distance education, with developments for the consolidation of the quality of professional practice. It is noteworthy that the accomplishment of the course in the Virtual Learning Environment provided the skills development of the participants who attended it, contributing to its instrumentalization on the theme. It is hoped that the use of virtual learning environments may constitute another option for institutions to offer, consolidating the strategies of the Permanent Education Policy in health services.Souza, Ana Izabel Jatobá deUniversidade Federal de Santa CatarinaMatos, Leandro Oliveira de2020-02-28T18:07:51Z2020-02-28T18:07:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il.application/pdf360808https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204557porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:07:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:07:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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