Avaliação econômica de contratos de concessão rodoviária pelo método da capitalização da renda: estudo de caso Autopista Litoral Sul S.A.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218226 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Avaliação econômica de contratos de concessão rodoviária pelo método da capitalização da renda: estudo de caso Autopista Litoral Sul S.A.Análise de investimentosSimulação de Monte CarloAvaliação de empreendimentosConcessão de rodoviasAutopista Litoral SulTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.A concessão de rodovias à iniciativa privada tem sido uma importante maneira de garantir obras de manutenção, melhoria e expansão da infraestrutura de transportes brasileira, que ainda é extremamente dependente do modo rodoviário para movimentar sua economia. Este trabalho visa avaliar o valor econômico do ativo operacional da Autopista Litoral Sul S.A., que consiste no trecho de 405,9 km entre Palhoça/SC e Curitiba/PR das rodovias BR 101/SC, BR 116/PR e BR 376/PR. Para isto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre as etapas de concessões no Brasil, seus modelos adotados e alternativas de financiamento, além de revisar conceitos da análise de investimentos, estatística e engenharia econômica. O desenvolvimento consistiu na descrição do empreendimento, etapas do processo licitatório, composição acionária atual, análise de conjuntura econômica e dos demonstrativos financeiros, com a demanda de tráfego sendo estimado por um modelo de regressão linear múltipla. Foi feita também uma análise detalhada da taxa mínima de atratividade, utilizando o CAPM para estimar seu valor de forma fundamentada. A avaliação foi feita por simulação de Monte Carlo, utilizando o método da capitalização da renda para o fluxo de caixa descontado, respeitando as normas vigentes para avaliação de empreendimentos da NBR 14.653-4 e atingindo o grau III de fundamentação.Toll road concessions has been an important way to grant execution of maintenance, uplift and expansion works of the Brazilian transport infrastructure, which is still heavily dependent on roads to spin the economic wheel. This final paper aims to evaluate the economic value of Autopista Litoral Sul S.A. operating asset, a 405,9 km stretch between Palhoça/SC and Curitiba/PR of BR 101/SC, BR 116/PR e BR 376/PR roads. To achieve this goal, a literature review about Brazil’s four rounds of concessions and its adopted blueprints and financing alternatives, with concepts of investment analysis, statistics, and economic engineering were also revised. The thesis development consists in describing the road itself, the stages of the bidding process, shareholder composition, economic conjecture analysis and Autopista Litoral Sul S.A.’s financial statements, with its traffic demand modeling being estimated using the multiple linear regression technique and the discount rate estimated by the capital asset pricing modeling (CAPM). The valuation was made using the monte carlo simulation, utilizing the discounted cash flow as criteria and respecting “NBR 14653-4” (Brazil’s current standard), obtaining the highest degree of reasoning.Florianópolis, SCHochheim, NorbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Bruno Colossi2020-12-09T16:18:32Z2020-12-09T16:18:32Z2020-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis95 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218226info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-09T16:18:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218226Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-09T16:18:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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