A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95224 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_bc099c79b425697f57c44010833b3a35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95224 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Fabiula Meneguete Vides daCunha, Cristiano José Castro de Almeida2012-10-25T22:41:03Z2012-10-25T22:41:03Z20112011287308http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95224Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011Este estudo é resultado das minhas inquietações enquanto professora de uma universidade. Trabalhando em uma instituição de ensino superior, vivia em contato com relatos curiosos, de professores que, após passarem um período de no mínimo quatro anos como responsáveis pela gestão universitária, voltavam para a sala de aula. Esses relatos chegavam a mim sempre carregados de emoção, de momentos de alegrias e tristezas, de conquistas e derrotas, de muito aprendizado. Curiosa, recorri à literatura, a fim de compreender o processo de transição do líder (reitor ou pró-reitor) para contribuidor individual (professor) em universidades. Percebi que a literatura acerca dos processos de transição nas universidades é incipiente. Com o objetivo de compreender a experiência vivida por reitores e pró-reitores no processo de transição para professores, utilizei a abordagem fenomenológico-hermenêutica de van Manen (1990), a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências, vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), através das entrevistas em três tempos preconizadas por Seidman (1998), realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. Estas histórias revelam o significado de ser líder universitário e professor, e os principais temas que marcaram as experiências dos ex-gestores entrevistados, no processo de sua transição para a sala de aula. Ao voltarem para a sala de aula, os professores sentem-se aliviados por não mais viverem a fragmentação e a brevidade das tarefas típicas dos líderes. Como professores, conseguem gerenciar seu tempo e planejar suas atividades docentes, algo que não lhes era possível enquanto reitores e pró-reitores. Ao mesmo tempo em que os ex-gestores sentiram facilidades no retorno à sala de aula, imersos nessa nova realidade, suas vozes e expressões retrataram suas dificuldades de adaptação. A dificuldade no relacionamento pessoal entre professores e alunos e a falta de interesse dos alunos permearam a transição dos ex-gestores à sala de aula. O apoio oferecido pela família, nesse processo, foi essencial. Com satisfação, os professores relataram que voltaram a dedicar tempo para a pesquisa, o que não tinha sido possível no período em que estavam respondendo pela gestão universitária. Embora não fossem mais responsáveis pelo processo de gestão, muitos colegas ainda os viam como gestores, possuidores de poder. O processo de transição vivido na universidade possibilitou-lhes aprendizagem e mudanças nos seus comportamentos. Alguns desses professores entrevistados tornaram-se mais flexíveis: aprenderam o momento adequado para se manifestar. Os que não levavam em consideração a opinião alheia passaram a perceber a importância de escutar o outro. Aquele que antes tinha uma visão imediatista, atualmente, se percebe com uma visão voltada ao futuro, de longo prazo. O professor mais tímido teve que conversar mais com as pessoas. Os dados revelados por meio das experiências dos ex-gestores, embora estejam circunscritos a um universo restrito, revelam temas úteis para a compreensão da experiência vivida na transição de líderes universitários para a sala de aula, trazendo, assim, contribuições para pensarmos em políticas de recursos humanos, a fim de minimizarmos os aspectos negativos vividos pelos ex-gestores, como também para ampliarmos as pesquisas que levem em conta a temática da transição de professores nas universidades.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades -AdministracaoProfessores universitariosLiderançaFenomenologiaA Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL287308.pdfapplication/pdf1524692https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/1/287308.pdfb90e43b1c822bc3988ff26916b8672f1MD51TEXT287308.pdf.txt287308.pdf.txtExtracted Texttext/plain531518https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/2/287308.pdf.txt767ed89942707862a18605d3cccfa31fMD52THUMBNAIL287308.pdf.jpg287308.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/3/287308.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/952242013-04-30 17:12:56.353oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95224Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T20:12:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário |
title |
A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário |
spellingShingle |
A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário Silva, Fabiula Meneguete Vides da Engenharia de produção Universidades e faculdades - Administracao Professores universitarios Liderança Fenomenologia |
title_short |
A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário |
title_full |
A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário |
title_fullStr |
A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário |
title_full_unstemmed |
A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário |
title_sort |
A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário |
author |
Silva, Fabiula Meneguete Vides da |
author_facet |
Silva, Fabiula Meneguete Vides da |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabiula Meneguete Vides da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Cristiano José Castro de Almeida |
contributor_str_mv |
Cunha, Cristiano José Castro de Almeida |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Universidades e faculdades - Administracao Professores universitarios Liderança Fenomenologia |
topic |
Engenharia de produção Universidades e faculdades - Administracao Professores universitarios Liderança Fenomenologia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-25T22:41:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-25T22:41:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95224 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
287308 |
identifier_str_mv |
287308 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/1/287308.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/2/287308.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/3/287308.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b90e43b1c822bc3988ff26916b8672f1 767ed89942707862a18605d3cccfa31f 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805013163671552 |