A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiula Meneguete Vides da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95224
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011
id UFSC_bc099c79b425697f57c44010833b3a35
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95224
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Fabiula Meneguete Vides daCunha, Cristiano José Castro de Almeida2012-10-25T22:41:03Z2012-10-25T22:41:03Z20112011287308http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95224Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011Este estudo é resultado das minhas inquietações enquanto professora de uma universidade. Trabalhando em uma instituição de ensino superior, vivia em contato com relatos curiosos, de professores que, após passarem um período de no mínimo quatro anos como responsáveis pela gestão universitária, voltavam para a sala de aula. Esses relatos chegavam a mim sempre carregados de emoção, de momentos de alegrias e tristezas, de conquistas e derrotas, de muito aprendizado. Curiosa, recorri à literatura, a fim de compreender o processo de transição do líder (reitor ou pró-reitor) para contribuidor individual (professor) em universidades. Percebi que a literatura acerca dos processos de transição nas universidades é incipiente. Com o objetivo de compreender a experiência vivida por reitores e pró-reitores no processo de transição para professores, utilizei a abordagem fenomenológico-hermenêutica de van Manen (1990), a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências, vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), através das entrevistas em três tempos preconizadas por Seidman (1998), realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. Estas histórias revelam o significado de ser líder universitário e professor, e os principais temas que marcaram as experiências dos ex-gestores entrevistados, no processo de sua transição para a sala de aula. Ao voltarem para a sala de aula, os professores sentem-se aliviados por não mais viverem a fragmentação e a brevidade das tarefas típicas dos líderes. Como professores, conseguem gerenciar seu tempo e planejar suas atividades docentes, algo que não lhes era possível enquanto reitores e pró-reitores. Ao mesmo tempo em que os ex-gestores sentiram facilidades no retorno à sala de aula, imersos nessa nova realidade, suas vozes e expressões retrataram suas dificuldades de adaptação. A dificuldade no relacionamento pessoal entre professores e alunos e a falta de interesse dos alunos permearam a transição dos ex-gestores à sala de aula. O apoio oferecido pela família, nesse processo, foi essencial. Com satisfação, os professores relataram que voltaram a dedicar tempo para a pesquisa, o que não tinha sido possível no período em que estavam respondendo pela gestão universitária. Embora não fossem mais responsáveis pelo processo de gestão, muitos colegas ainda os viam como gestores, possuidores de poder. O processo de transição vivido na universidade possibilitou-lhes aprendizagem e mudanças nos seus comportamentos. Alguns desses professores entrevistados tornaram-se mais flexíveis: aprenderam o momento adequado para se manifestar. Os que não levavam em consideração a opinião alheia passaram a perceber a importância de escutar o outro. Aquele que antes tinha uma visão imediatista, atualmente, se percebe com uma visão voltada ao futuro, de longo prazo. O professor mais tímido teve que conversar mais com as pessoas. Os dados revelados por meio das experiências dos ex-gestores, embora estejam circunscritos a um universo restrito, revelam temas úteis para a compreensão da experiência vivida na transição de líderes universitários para a sala de aula, trazendo, assim, contribuições para pensarmos em políticas de recursos humanos, a fim de minimizarmos os aspectos negativos vividos pelos ex-gestores, como também para ampliarmos as pesquisas que levem em conta a temática da transição de professores nas universidades.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades -AdministracaoProfessores universitariosLiderançaFenomenologiaA Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL287308.pdfapplication/pdf1524692https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/1/287308.pdfb90e43b1c822bc3988ff26916b8672f1MD51TEXT287308.pdf.txt287308.pdf.txtExtracted Texttext/plain531518https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/2/287308.pdf.txt767ed89942707862a18605d3cccfa31fMD52THUMBNAIL287308.pdf.jpg287308.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/3/287308.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/952242013-04-30 17:12:56.353oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95224Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T20:12:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário
title A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário
spellingShingle A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário
Silva, Fabiula Meneguete Vides da
Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Administracao
Professores universitarios
Liderança
Fenomenologia
title_short A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário
title_full A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário
title_fullStr A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário
title_full_unstemmed A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário
title_sort A Transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário
author Silva, Fabiula Meneguete Vides da
author_facet Silva, Fabiula Meneguete Vides da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiula Meneguete Vides da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
contributor_str_mv Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Administracao
Professores universitarios
Liderança
Fenomenologia
topic Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Administracao
Professores universitarios
Liderança
Fenomenologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-25T22:41:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-25T22:41:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95224
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 287308
identifier_str_mv 287308
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/1/287308.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/2/287308.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95224/3/287308.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b90e43b1c822bc3988ff26916b8672f1
767ed89942707862a18605d3cccfa31f
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805013163671552