PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180804 |
Resumo: | Resumo A análise objetiva discorrer sobre a necessidade da atuação do/a assistente social no espaço escolar para a construção crítica e politizada da cidadania. As minhas experiências em espaço escolar de 2004 até meados de 2015 e em espaço não-escolar desde 2012 possibilitou a percepção da necessidade de um profissional para orientar famílias, professores (as) e demais profissionais da escola no acesso a seus direitos, à cidadania e aos pressupostos da autonomia crítica. Em 2012 fui aprovada em um concurso público no município de Palhoça e lotada na Assistência Social, tive a primeira experiência na pedagogia em espaço não-escolar ao compor equipe de referência com assistente social, psicólogo, e advogado. A transição pelos dois espaços escolar e não-escolar possibilitou a análise que segue a qual ira demonstrar a necessidade da construção de um currículo que será construído pela multiplicidade e pela ótica da participação do assistente social na escola. |
id |
UFSC_bc1eb17e0e887fe98ac2271570dc4aab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180804 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLARAssistente SocialEducaçãoAção dialógica e CurrículoResumo A análise objetiva discorrer sobre a necessidade da atuação do/a assistente social no espaço escolar para a construção crítica e politizada da cidadania. As minhas experiências em espaço escolar de 2004 até meados de 2015 e em espaço não-escolar desde 2012 possibilitou a percepção da necessidade de um profissional para orientar famílias, professores (as) e demais profissionais da escola no acesso a seus direitos, à cidadania e aos pressupostos da autonomia crítica. Em 2012 fui aprovada em um concurso público no município de Palhoça e lotada na Assistência Social, tive a primeira experiência na pedagogia em espaço não-escolar ao compor equipe de referência com assistente social, psicólogo, e advogado. A transição pelos dois espaços escolar e não-escolar possibilitou a análise que segue a qual ira demonstrar a necessidade da construção de um currículo que será construído pela multiplicidade e pela ótica da participação do assistente social na escola.2017-11-10T17:10:37Z2017-11-10T17:10:37Z2017-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-65044-13-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180804Fagundes, Divanir Candido Velosoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-10T17:10:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180804Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-10T17:10:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLAR |
title |
PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLAR |
spellingShingle |
PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLAR Fagundes, Divanir Candido Veloso Assistente Social Educação Ação dialógica e Currículo |
title_short |
PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_full |
PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_fullStr |
PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_sort |
PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL DESBRAVANDO A CIDADANIA: A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ARTICULAÇÃO DIALÓGICA DO CURRÍCULO NO ESPAÇO ESCOLAR |
author |
Fagundes, Divanir Candido Veloso |
author_facet |
Fagundes, Divanir Candido Veloso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Divanir Candido Veloso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistente Social Educação Ação dialógica e Currículo |
topic |
Assistente Social Educação Ação dialógica e Currículo |
description |
Resumo A análise objetiva discorrer sobre a necessidade da atuação do/a assistente social no espaço escolar para a construção crítica e politizada da cidadania. As minhas experiências em espaço escolar de 2004 até meados de 2015 e em espaço não-escolar desde 2012 possibilitou a percepção da necessidade de um profissional para orientar famílias, professores (as) e demais profissionais da escola no acesso a seus direitos, à cidadania e aos pressupostos da autonomia crítica. Em 2012 fui aprovada em um concurso público no município de Palhoça e lotada na Assistência Social, tive a primeira experiência na pedagogia em espaço não-escolar ao compor equipe de referência com assistente social, psicólogo, e advogado. A transição pelos dois espaços escolar e não-escolar possibilitou a análise que segue a qual ira demonstrar a necessidade da construção de um currículo que será construído pela multiplicidade e pela ótica da participação do assistente social na escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-10T17:10:37Z 2017-11-10T17:10:37Z 2017-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-65044-13-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180804 |
identifier_str_mv |
978-85-65044-13-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651980292227072 |