Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffens, Louise
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173193
Resumo: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
id UFSC_bcd5e2aa39497cf4264442062ec05fb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173193
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de MúsicaBrandVisual IdentityDesign GráficoMarca ProfissionalIdentidade VisualPCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.Apresenta-se aqui o desenvolvimento do projeto de Design de marca gráfica, como parte da identidade visual de um profissional liberal da área de Música. Para a realização do projeto, houve pesquisa exploratória, estudos teóricos, documentais e de campo sobre Metodologia de Design, Identidade Visual e Marca. Pesquisou-se também acerca da área de atuação didática do profissional, principalmente sobre os aspectos gerais do trabalho de professor de música e o perfil do público-alvo. Além do briefing realizado diretamente com o cliente, houve a coleta de informações através de questionários, assim foi possível conhecer as impressões dos respondentes sobre as características pessoais, técnicas e de relacionamento do cliente que, diretamente, influenciavam na sua atuação profissional. As informações pesquisadas permitiram o reconhecimento de três valores básicos da identidade profissional: “habilidoso”; “comprometido”, e “cuidadoso”. Além disso, houve a indicação do posicionamento “vintage” da marca, com ênfase nos estilos Rock Clássico e Blues dos anos 1960 e 1970. Os conceitos e o posicionamento previstos embasaram as etapas de geração de alternativas ou partidos gráficos, a definição da marca e a finalização do projeto gráfico que, em parte, ocorreram depois de haver a apresentação; a discussão conjunta das alternativas, e a aprovação da proposta final pelo cliente.We present here the development of a graphic brand Design project, as part of the visual identity of a self-employed musician. For the realization of this project, there was an exploratory research, theorical and documentary studies, including the field of Methodology of Design, Visual Identity and Brands. In addition to the briefing conducted directly with the client, there was the collection of information through questionnaires, which were answered by other professionals and a student who, at the time, acted in partnership with the client. Thus, it was possible to meet the respondent’s impressions about the personal and technical characteristics, and relationships of the client that influenced on his professional experience, especially as a music teacher. The information searched allowed the recognition of the three basic values of the professional identity: “skillful”; “compromised” and “careful”. In addition, there was an indication of the “vintage” brand position with emphasis on Classic Rock and Blues styles from the decades 1960 and 1970. The concepts and the positioning predicted supported the steps of alternatives generation, brand definition and finalization of the graphic project that, in part, occurred after the presentation; the joint debate on the alternatives, and the approval of the final proposal by the client.Florianópolis, SCSousa, Richard Perassi LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaSteffens, Louise2017-02-11T00:55:18Z2017-02-11T00:55:18Z2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173193porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-11T00:55:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173193Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-11T00:55:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música
title Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música
spellingShingle Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música
Steffens, Louise
Brand
Visual Identity
Design Gráfico
Marca Profissional
Identidade Visual
title_short Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música
title_full Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música
title_fullStr Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música
title_full_unstemmed Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música
title_sort Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música
author Steffens, Louise
author_facet Steffens, Louise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Steffens, Louise
dc.subject.por.fl_str_mv Brand
Visual Identity
Design Gráfico
Marca Profissional
Identidade Visual
topic Brand
Visual Identity
Design Gráfico
Marca Profissional
Identidade Visual
description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
2017-02-11T00:55:18Z
2017-02-11T00:55:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173193
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652043696472064