Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215287 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019. |
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Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-açãoTecnologias da informação e comunicaçãoLaboratóriosQuímicaTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.A Química é uma ciência experimental, e o ensino desta disciplina, em todos os níveis, deve contemplar esta característica. Entretanto, no ensino básico público, os recursos muitas vezes são escassos, e as atividades práticas acabam sendo limitadas ou inexistentes. Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), surgem alternativas para sanar estas lacunas. Os laboratórios online permitem que experimentos virtuais ou remotos estejam ao alcance de professores e alunos, a qualquer momento, em qualquer local. O presente trabalho explorou os laboratórios online e suas potencialidades na abordagem, no Ensino Médio, do conteúdo Densidade, utilizando laboratórios remotos e virtuais. Estas ferramentas foram integrados em uma sequência didática investigativa, disponível em um ambiente virtual de aprendizado. Através de uma pesquisa-ação, procurou-se responder a questão ?Pode, assim, a experimentação online, mediada por TIC, ser uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na área da Química?? Para isto, foi construída uma sequência didática onde se contextualizou a densidade como propriedade da matéria e sua relação com as ligações químicas, o princípio de Arquimedes e de como a densidade aparece no dia a dia. Após a realização das atividades da sequência didática, foram aplicados dois questionários, sendo um deles para avaliação da usabilidade, percepção do aprendizado, satisfação e utilidade e o outro para avaliação dos laboratórios online (pontos fortes e fracos, sugestões de melhoria e relato de experiência). Foram 93 respondentes em três turmas dos cursos técnicos integrados em Eletromecânica e Vestuário, do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá. Na observação das respostas, verificou-se uma tendência expressivamente positiva em relação a todas as percepções analisadas, além de relatos de experiência satisfatórios. Conclui-se que o uso de laboratórios online, integrados a sequências didáticas investigativas, contribuíram para um melhor entendimento do conceito de densidade e conteúdos afins, motivando o aluno e facilitando seu aprendizado.Abstract : Chemistry is an experimental science, and the teaching of this discipline, in all levels, shall tackle this characteristic. However, in the basic public teaching, the resources are many times scarce, and the practical activities end up being limited or inexistent. With the development of the Information and Communication Technologies (ICTs), there are alternatives to subside these gaps. The online laboratories allow virtual or remote experiments to be attainable by teachers and students, at any time, in any place. This work explored the online laboratories as well as its approach potentialities for high school, related to the topic Density, making use of remote and virtual laboratories. These tools were integrated to an investigative didactic sequence, available in a virtual learning environment. With an action research, we tried to answer the question ?Can an online experiment, mediated by ICTs, be a facilitating tool for the process of teaching and learning in the area of Chemistry?? For that, we developed a didactic sequence in which we contextualized the density as a property of matter and its relation with chemical bonds, Archimedes? principal and how density is present in daily lives. After carrying out the activities of the didactic sequence, we applied two questionnaires, in which one of them evaluated the usability, learning perceptions, satisfaction, and utility, while the other evaluated the online laboratories (strengths and weaknesses, suggestions for improvement and experience reports). There were 93 respondents from three groups of the integrated technical courses in Eletromecanics and Clothing Production, from the Federal Institute of Santa Catarina - Araranguá Campus. In the observation of the responses, we verified a positive expressive tendency in relation to all the perceptions analyzed, added to satisfying experience reports. We concluded that the online laboratories, along with the investigative didactic sequences, contributed to a better understanding of the density concept and related subjects, motivating and making learning easier.Silva, Juarez Bento daUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Alexandro Lima2020-10-21T21:15:00Z2020-10-21T21:15:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis182 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf361685https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215287porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:15:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215287Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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