Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alexandro Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215287
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.
id UFSC_bd7e55d501e7bacb5101a8229eca527b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215287
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-açãoTecnologias da informação e comunicaçãoLaboratóriosQuímicaTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.A Química é uma ciência experimental, e o ensino desta disciplina, em todos os níveis, deve contemplar esta característica. Entretanto, no ensino básico público, os recursos muitas vezes são escassos, e as atividades práticas acabam sendo limitadas ou inexistentes. Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), surgem alternativas para sanar estas lacunas. Os laboratórios online permitem que experimentos virtuais ou remotos estejam ao alcance de professores e alunos, a qualquer momento, em qualquer local. O presente trabalho explorou os laboratórios online e suas potencialidades na abordagem, no Ensino Médio, do conteúdo Densidade, utilizando laboratórios remotos e virtuais. Estas ferramentas foram integrados em uma sequência didática investigativa, disponível em um ambiente virtual de aprendizado. Através de uma pesquisa-ação, procurou-se responder a questão ?Pode, assim, a experimentação online, mediada por TIC, ser uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na área da Química?? Para isto, foi construída uma sequência didática onde se contextualizou a densidade como propriedade da matéria e sua relação com as ligações químicas, o princípio de Arquimedes e de como a densidade aparece no dia a dia. Após a realização das atividades da sequência didática, foram aplicados dois questionários, sendo um deles para avaliação da usabilidade, percepção do aprendizado, satisfação e utilidade e o outro para avaliação dos laboratórios online (pontos fortes e fracos, sugestões de melhoria e relato de experiência). Foram 93 respondentes em três turmas dos cursos técnicos integrados em Eletromecânica e Vestuário, do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá. Na observação das respostas, verificou-se uma tendência expressivamente positiva em relação a todas as percepções analisadas, além de relatos de experiência satisfatórios. Conclui-se que o uso de laboratórios online, integrados a sequências didáticas investigativas, contribuíram para um melhor entendimento do conceito de densidade e conteúdos afins, motivando o aluno e facilitando seu aprendizado.Abstract : Chemistry is an experimental science, and the teaching of this discipline, in all levels, shall tackle this characteristic. However, in the basic public teaching, the resources are many times scarce, and the practical activities end up being limited or inexistent. With the development of the Information and Communication Technologies (ICTs), there are alternatives to subside these gaps. The online laboratories allow virtual or remote experiments to be attainable by teachers and students, at any time, in any place. This work explored the online laboratories as well as its approach potentialities for high school, related to the topic Density, making use of remote and virtual laboratories. These tools were integrated to an investigative didactic sequence, available in a virtual learning environment. With an action research, we tried to answer the question ?Can an online experiment, mediated by ICTs, be a facilitating tool for the process of teaching and learning in the area of Chemistry?? For that, we developed a didactic sequence in which we contextualized the density as a property of matter and its relation with chemical bonds, Archimedes? principal and how density is present in daily lives. After carrying out the activities of the didactic sequence, we applied two questionnaires, in which one of them evaluated the usability, learning perceptions, satisfaction, and utility, while the other evaluated the online laboratories (strengths and weaknesses, suggestions for improvement and experience reports). There were 93 respondents from three groups of the integrated technical courses in Eletromecanics and Clothing Production, from the Federal Institute of Santa Catarina - Araranguá Campus. In the observation of the responses, we verified a positive expressive tendency in relation to all the perceptions analyzed, added to satisfying experience reports. We concluded that the online laboratories, along with the investigative didactic sequences, contributed to a better understanding of the density concept and related subjects, motivating and making learning easier.Silva, Juarez Bento daUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Alexandro Lima2020-10-21T21:15:00Z2020-10-21T21:15:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis182 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf361685https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215287porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:15:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215287Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação
title Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação
spellingShingle Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação
Gomes, Alexandro Lima
Tecnologias da informação e comunicação
Laboratórios
Química
Tecnologia educacional
title_short Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação
title_full Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação
title_fullStr Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação
title_full_unstemmed Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação
title_sort Aplicação de sequência didática investigativa com uso de laboratórios online no ensino de química em turmas do ensino médio: uma pesquisa-ação
author Gomes, Alexandro Lima
author_facet Gomes, Alexandro Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Juarez Bento da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alexandro Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Laboratórios
Química
Tecnologia educacional
topic Tecnologias da informação e comunicação
Laboratórios
Química
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:15:00Z
2020-10-21T21:15:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 361685
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215287
identifier_str_mv 361685
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652115004882944