Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alex Deni
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247663
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2022.
id UFSC_bddf524a0648e5e0670420e0d6285af5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/247663
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por EstaçõesMatemáticaPitágoras, Teorema deEnsino e aprendizagemTecnologia educacionalDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2022.Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino para o Teorema de Pitágoras com o uso de metodologias ativas. Esta proposta foi elaborada na perspectiva do modelo de Rotação por Estações, e o uso das tecnologias digitais foi contemplado em todas as estações de aprendizagem. Além disso, foi utilizada a plataforma Google Forms como recurso tecnológico para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem que possibilitasse a aplicação da nossa proposta de ensino em sala de aula, e permitisse ao aluno acessá-lo em casa para rever as atividades desenvolvidas e resolver outros exercícios e desafios com resposta automática. Destacamos que a aplicação de nossa proposta de ensino em sala de aula apresentou resultados favoráveis, uma vez que o modelo de rotação por estações contribuiu significativamente para o aprendizado do Teorema de Pitágoras e promoveu uma aula mais dinâmica, interativa e com maior engajamento. Além disso, observou-se que os alunos apresentaram uma melhora considerável na cooperação, autonomia, proatividade e colaboração em grupo. Outrossim, diante dos resultados positivos apresentados, surgiram perspectivas futuras de continuidade do nosso trabalho no contexto do uso das tecnologias digitais e do modelo de rotação por estações para novas propostas de ensino-aprendizagem de matemática.Abstract: In this work, we present a teaching proposal for the Pythagorean Theorem using active methodologies. This proposal was elaborated from the perspective of the Station Rotation model and digital technologies were used in all learning stations. The Google Forms platform was used as a technological resource for the development of a virtual learning environment that would allow the application of a teaching proposal in the classroom and allow the students to access it at home, in order to review the activities requested in class and to solve other problems and challenges with automated feedback. We emphasize that the application of our teaching proposal in the classroom presented favorable results, since the Station Rotation model contributed significantly to the learning of the Pythagorean Theorem and promoted a more dynamic, interactive and engaged class. Additionally, it was observed that students showed a considerable improvement in cooperation, autonomy, proactivity and group collaboration. Furthermore, in view of the positive results presented, future perspectives emerged for the continuity of our work in the context of the use of digital technologies and the Station Rotation model for new proposals for teaching and learning mathematics.Palomino Bean, Sonia ElenaUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Alex Deni2023-06-28T18:27:21Z2023-06-28T18:27:21Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis115 p.| il.application/pdf381697https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247663porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:27:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247663Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:27:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações
title Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações
spellingShingle Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações
Alves, Alex Deni
Matemática
Pitágoras, Teorema de
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
title_short Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações
title_full Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações
title_fullStr Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações
title_full_unstemmed Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações
title_sort Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de Rotação por Estações
author Alves, Alex Deni
author_facet Alves, Alex Deni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palomino Bean, Sonia Elena
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alex Deni
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Pitágoras, Teorema de
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
topic Matemática
Pitágoras, Teorema de
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-28T18:27:21Z
2023-06-28T18:27:21Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 381697
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247663
identifier_str_mv 381697
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652139844599808