Identidade profissional dos professores da educação profissional técnica de nível médio no Brasil e em Santa Catarina: desafios para a sua formação
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129294 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014. |
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Identidade profissional dos professores da educação profissional técnica de nível médio no Brasil e em Santa Catarina: desafios para a sua formaçãoEducaçãoProfessores -FormaçãoSanta CatarinaEnsino profissionalSanta CatarinaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.Este estudo centrou-se na formação de professores para atuar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) de modo a poder contribuir com a construção de uma identidade docente capaz de articular a formação dos alunos para o mundo do trabalho e para a vida. O fundamento teórico metodológico orientador deste estudo foi a concepção marxista de educação e trabalho; como categorias gerais de análise, tomaram-se as categorias do método dialético tal como explicitadas por Cury (1995): contradição, totalidade, reprodução, mediação e hegemonia. Os procedimentos de investigação priorizadas foram a pesquisa bibliográfica e a documental. O primeiro capítulo analisou o contexto das políticas de Ensino Médio tanto de formação geral quanto de educação profissional no Brasil, por meio do estudo: das diversas legislações (leis, decretos, pareceres e resoluções) relacionadas ao ensino médio e à EPTNM; dos dados do Censo Escolar entre os anos 2003 e 2012; de autores como Campos (2002), Ciavatta e Ramos (2011), Cunha (2005), Frigotto (2005), Frigotto; Ciavatta e Ramos (2005), Germano (2000), Grabowski (2010), Kuenzer (2002, 2007), Manfredi (2002), Oliveira e Gomes (2011), Ramos (2006) e Saviani (2003, 2008, 2009). O segundo capítulo deteve-se no estudo das políticas de formação de professores para atuação nas diferentes modalidades da última etapa da Educação Básica e tomou como referências a legislação pertinente e as análises de autores como Campos (2002), Castro (2010), Durli (2009), Gatti e Barreto (2009a), Kuenzer (2011), Machado (2008), Oliveira (2010), Scheibe (2008, 2010, 2011) e Vieira (2002). O estudo sobre a construção da identidade profissional dos professores da EPTNM, desenvolvido no capítulo terceiro, tomou como base as reflexões de Antunes (2000), Berger e Luckmann (1985), Ciavatta e Ramos (2012), Dubar (2005; 2009), Evangelista e Shiroma (2007), Frigotto (2011, 2012), Kuenzer (2011), Lawn (2001), Melo (2010), Mészáros (2005), Moura (2010), Neves (2005) e Ramos (2010). O trabalho docente, a socialização profissional e as políticas educacionais se destacaram como elementos importantes na construção da identidade profissional dos professores. A concepção do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) foi apontada como potencialmente capaz de contribuir para uma nova identidade do docente do EPTNM. O estudo empírico desenvolvido no quarto capítulo pretendeu caracterizar os docentes que hoje atuam na EPTNMl. Após explicitar os dados nacionais apresentados pelo Censo Escolar/INEP a respeito do perfil e da formação desses professores, o estudo deteve-se na análise dessascategorias entre os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense dos Campi de Camboriú, Concórdia e Videira. Os dados nacionais revelam que 64% dos profissionais que atuam na docência da EPTMN não possuem a formação compatível legalmente estabelecida, portanto, não são licenciados ou portadores de complementação pedagógica. Em Santa Catarina esse índice chega a 79%. No IFC, apesar de todos os professores pesquisados possuírem ensino superior, 48% não possuem a formação legalmente estabelecida. A conclusão a que se chega com este estudo é a de que a atual identidade profissional dos professores que atuam na EPTNM é voltada aos interesses do mercado. Assim, a construção da nova identidade precisa romper com essa lógica e comprometer-se com a emancipação plena do sujeito. Portanto não pode ser atribuída, exclusivamente, à formação de professores, mas passa, necessariamente, por ela e por políticas educacionais com pautas que produzam uma nova práxis. Uma formação de professores comprometida com essa perspectiva envolve um conjunto de saberes que sintetizamos em quatro eixos: saberes contextuais; saberes epistemológicos, filosóficos e éticos; saberes pedagógicos e didáticos; e saberes específicos.<br>Abstract : This study is focused on the training of teachers to work in the High School Professional Technical Education (EPTNM) in order to contribute with the construction of a docent identity able to articulate the education of students for the professional world with the one for life. The methodological theoretical support for this study was the Marxist conception of education and work; for general categories of analysis it was adopted the ones of the dialectical method as CURY specifies (1995): contradiction, totality, reproduction, mediation and hegemony. The investigation procedures were the bibliographic and documental research. The first chapter analyzed the context of the policies for the High School teaching regarding the general education as well as the professional education in Brasil, through the study: of the different legislations (laws, decrees, feedbacks and resolutions) related to high school teaching and to EPTNM; of the data provided by the School Census from 2003 to 2012; of authors as Campos, R.F. (2002), Ciavatta; Ramos (2011), Cunha (2005), Frigotto (2005), Frigotto; Ciavatta e Ramos (2005), Germano (2000), Grabowski (2010), Kuenzer (2002, 2007), Manfredi (2002), Oliveira; Gomes (2011), Ramos (2006), Saviani (2003, 2008, 2009). The second chapter was focused on the study of the policies for the training of teachers to work at the different modalities of the last phase in the Basic Education, and its references were the relevant legislation and the analysis of authors as Campos, R. F. (2002), Castro (2010), Durli (2009), Gatti; Barreto (2009), Kuenzer (2011), Machado (2008), Oliveira (2010), Scheibe (2008, 2010, 2011), Vieira (2002). The study about the construction of the professional identity of EPTNM teachers, developed in the third chapter, was based on the reflections of Antunes (2000), Berger e Luckmann (1985), Ciavatta & Ramos (2012), Dubar (2005, 2009), Evangelista, O & Shiroma, E. (2007), Frigotto (2011, 2012), Kuenzer, A. (2011), Lawn (2001), Melo, S. D. G (2010), Mészáros (2005), Moura (2010), Neves, L (2005) e Ramos (2010). The docent work, the professional socialization and the educational policies were pointed as important elements in the construction of the teachers? professional identity. The conception of the High School Integrated to Professional Education (EMIEP) was identified as potentially able to contribute for a new identity of the EPTNM docent. The objective of the empirical study developed in the fourth chapter was to characterize the docents who work at EPTNM nowadays. After presenting the national data provided by the School Census/INEP regarding the profile and the professional education ofthese teachers, the study was focused on the analysis of those categories among the teachers at Federal Institute of Education, Science and Technology from Santa Catarina, at the Campi of Camboriú, Concórdia and Videira. The national data showed that 64% of the professionals who work as docents at EPTNM do not have the compatible education legally determined, so that they are not licensed or bearer of pedagogical complement. In Santa Catarina this rate reaches 79%. At IFC, despite all the surveyed teachers having graduate school (Higher education), 48% do not have the education legally determined. The conclusion of this study is that the current professional identity of the teachers who work at EPTNM is defined according to the interests of the market. Thus, the construction of the new identity needs to break with this logic in the same way it needs to be concerned with the full emancipation of the subject. So, it can not be only attributed to the training of the teachers, but also to educational policies with guidelines able to produce a new praxis. A teachers' training based on these perspectives involves a set of knowledge which were summarized in four topics: contextual knowledge; epistemological, philosophical and ethical knowledge; didactic and pedagogical knowledge; and specific knowledge.Scheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da2015-02-05T20:55:19Z2015-02-05T20:55:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis[237] p.| il., grafs., tabs.application/pdf328461https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129294porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129294Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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