Integração das tecnologias na educação : a tradução das políticas pelo contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198907 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
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Integração das tecnologias na educação : a tradução das políticas pelo contexto escolarEducaçãoCurrículosTecnologia educacionalPolíticas públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Nesta dissertação investigamos como as políticas de integração das tecnologias ao currículo são criadas e incorporadas pelo contexto escolar. A fundamentação foi ancorada nos conceitos de ciclo de políticas (BALL, et al, 1992) e de mídia-educação (BELLONI, 2009; FANTIN E GIRARDELLO, 2012), permeada pelas discussões atuais sobre currículo (SACRISTÁN, 2013; LOPES E MACEDO, 2011). Constatamos que as tecnologias têm alterado significativamente as relações sociais em diferentes aspectos. Nesse sentido, políticas públicas, no Brasil e no mundo, vem sendo desenvolvidas para integrar as TDIC no currículo escolar. Em um contexto de políticas neoliberais, alguns pesquisadores têm apontado que estas políticas são desenvolvidas em âmbito mundial, de acordo com certos interesses e emprestadas a diferentes países. Analisamos como as políticas são criadas a partir de diferentes contextos: desde as influências internacionais, passando pelas políticas nacionais mais especificamente o ProInfo desenvolvido a partir de 1997- até como uma escola municipal faz a tradução dessas políticas. Para tanto, três documentos auxiliam a entender os contextos de influência e produção do texto dessas políticas de integração das TDIC ao currículo: Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (1990), ProInfo (1997) e Proposta Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (2015) , rede a qual pertence a escola em que foi realizado a análise das traduções das políticas no contexto da prática a partir das mídias sociais da instituição. Constatamos que as políticas nos contextos de influência e de produção apresentam forte viés instrumental, concebendo as TDIC como ferramentas pedagógicas. No contexto da prática, esse viés também é expressivo, porém percebemos ações pedagógicas em que as TDIC são utilizadas e analisadas também como objeto de estudo, dentro da perspectiva defendida tanto pela Mídia-Educação quanto pela Teoria Crítica.Abstract : In this dissertation we investigate how the policies of integration of the technologies to the curriculum are created and incorporated by the school context. The rationale was anchored in the concepts of policy cycle (BALL, et al, 1992) and media-education (BELLONI, 2009; FANTIN AND GIRARDELLO, 2012), permeated by current discussions on curriculum (SACRISTÁN, 2013; LOPES AND MACEDO, 2011). We find that technologies have significantly altered social relationships in different aspects. In this sense, public policies in Brazil and in the world have been developed to integrate the TDIC into the school curriculum. In a context of neoliberal policies, some researchers have pointed out that these policies are developed worldwide, according to certain interests and borrowed from different countries. We analyze how policies are created from different contexts: from international influences to national policies - more specifically ProInfo developed since 1997 - to how a municipal school translates those policies. To do so, three documents help to understand the contexts of influence and production of the text of these policies of integration of the TDICs to the curriculum: \"World Declaration on Education for All\" (1990), \"ProInfo\" (1997) and \"Pedagogical Proposal of the Secretariat Municipal of Education of Florianópolis (2015) \", network to which belongs the school in which the analysis of the translations of the policies in the context of the practice from the social medias of the institution was realized. We found that the policies in the contexts of influence and production have a strong instrumental bias, and the TDICs are considered as pedagogical tools. In the context of practice, this bias is also expressive, but we perceive pedagogical actions in which the TDIC are used and also analyzed as object of study, within the perspective defended by both Media-Education and Critical Theory.Cerny, Roseli ZenQuartiero, Elisa MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaLottermann, Josimar2019-07-25T12:18:54Z2019-07-25T12:18:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 p.| il., tabs.application/pdf357951https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198907porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T12:18:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198907Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:18:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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