O uso da pílula do dia seguinte por estudantes universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Marcela Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202044
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Farmácia.
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spelling O uso da pílula do dia seguinte por estudantes universitáriasAnticoncepção de emergênciaPílula do dia seguinteMulheres universitáriasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Farmácia.A anticoncepção de emergência (AE) mais conhecida como “pílula do dia seguinte”, em 1995 passou a fazer parte da lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, em 1996 houve a inclusão da AE na norma técnica sobre anticoncepção do Ministério da Saúde e em 1999 a pílula começou a ser comercializada. É um importante método que pode ser utilizado por mulheres que não desejam engravidar, seja por causa de sexo desprotegido, violência sexual ou esquecimento de algum método anticonceptivo. O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os motivos pelos quais mulheres universitárias utilizam a AE. A pesquisa é de caráter quanti-qualitativa, exploratória, que foi feita com mulheres de dois Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de um formulário online. Os dados quantitativos foram analisados segundo o perfil sociodemográfico, frequência e momento de uso; as ideias, opiniões e valores foram identificados a partir dos temas centrais. Os resultados foram organizados em cinco categorias: perfil das participantes, uso da pílula do dia seguinte, motivos que levaram as estudantes a utilizarem a pílula do dia seguinte, auxílio dos parceiros e percepção das estudantes sobre a pílula do dia seguinte. Percebeu-se que elas utilizaram a pílula devido ao sexo desprotegido ou falha de algum método contraceptivo, que a maioria recebeu algum auxílio dos parceiros e que há uma falha no conhecimento das mesmas frente ao uso da AE. Esse estudo, apesar de limitações, contribuiu para trazer o tema para o debate e também para mostrar as percepções de estudantes universitárias sobre a AE. Sugere-se que a pesquisa seja ampliada, incluindo mais estudantes dos dois Cursos aqui analisados, bem como outros cursos de graduação.Emergency contraception (EC), better known as the “morning-after pill”, in 1995 became part of the World Health Organization's list of essential medicines. In Brazil, in 1996 there was the inclusion of EC in the technical standard on contraception of Ministry of Health and in 1999 the pill began to be marketed. It is an important method that can be used by women who do not wish to become pregnant, either because of unprotected sex, sexual violence or forgetting some contraceptive method. This study aims to identify and analyze the reasons why university women use EC. The research is quantitative and qualitative, exploratory, which was done with women from two undergraduate courses at the Federal University of Santa Catarina, through an online quiz. Quantitative data were analyzed according to sociodemographic profile, frequency and moment of use; ideas, opinions and values were identified from the core themes. The results were organized into five categories: participants' profile, use of the morning after pill, reasons that led students to use the morning after pill, help from partners, and students' perception of the morning after pill. It was noticed that they used the pill due to unprotected sex or failure of some contraceptive method, that most received some help from their partners and that there is a lack of knowledge of them in relation to the use of EC. This study, despite its limitations, contributed to bring the topic to the debate and also to show the perceptions of university students about EC. It is suggested that the research be expanded to include more students from the two Courses analyzed, as well as other undergraduate courses.Florianópolis, SCDiehl, Eliana ElisabethUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Marcela Freitas2019-12-02T18:32:00Z2019-12-02T18:32:00Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202044info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-02T18:32:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202044Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-02T18:32:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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