Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gustavo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242857
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design.
id UFSC_bf3e8001290929af281a7f3ffb8642b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242857
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Silva, Gustavo daTeixeira, Júlio MonteiroDaldegan, Kétlen Cristine Vasconcelos2022-12-15T19:33:27Z2022-12-15T19:33:27Z2022-12-05https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242857TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design.A relação dos consumidores com as marcas, sobretudo no mundo pós-digital, exige inovações constantes em processos e ferramentas. Empresas inseridas em um contexto de migração para o digital apontam e iluminam a importância do branding, ou gestão de marcas, como direcionador e diferencial de negócio. Este estudo pressupõe 'marca' enquanto uma plataforma viva de criação capaz de gerar conexões significativas e promover experiências únicas para o público. Assim, emerge no contexto de branding e aborda um modelo de inovação para desenvolvimento de uma solução digital na área. Além de auxiliar empresas em seus processos criativos, a solução busca aproximar pessoas e marcas, exercendo o papel transformador do branding. A fundamentação teórica endossa o desenvolvimento, que teve como base o modelo Business Stage, concebido por Teixeira (2020) e adaptado pelo autor. Tal modelo propõe a inovação em 4 níveis: (1) Embrionário; (2) Conceitual e Estratégico; (3) Tático e Operacional; e (4) Operacional. Como resultado do exercício projetual, as duas fases iniciais promoveram a descoberta e definição do conceito 'ambientes de marca', tema da inovação digital desenvolvida, através de ferramentas investigativas, como pensamento visual, benchmarking e questionários online. Além disso, essas etapas desdobraram as principais funcionalidades da solução a partir da análise de público e proposta de valor. Já as etapas finais trouxeram o foco para o desenvolvimento do design visual de interface e protótipo, utilizando para isso os planos demonstrados por Garrett (2011). Por fim, o estudo promoveu a plataforma BrandSpace enquanto solução criativa e inovadora para a gestão de marcas.The relationship between consumers and brands, especially in this post-digital world, demands the constant innovation of tools and processes. Companies in the process of a migration into the digital world point to and highlight the importance of branding, or brand management, as an important guiding factor and one which makes their business stand out. This study presupposes ‘brand’ as a living platform of creation capable of generating meaningful connections and promoting unique experiences for the public. Thus this research emerges in the context of branding and broaches an innovative model for the development of a digital solution in the area. In addition to helping companies in their creative processes, the solution seeks to bring people and brands closer together, putting into practice the transformative power of branding. Beyond this theoretical foundation, which sustains development, the Business Stage model, conceived by Teixeira (2020) and adapted by the author, was used in this project. This model proposes innovation in 4 stages: (1) Embryonic; (2) Conceptual and Strategic; (3) Tactical and Operational; (4) Operational. As a result of this exercise, the two initial fases promoted the discovery and definition of the concept 'brand environments,' a theme of digital innovation developed through investigative tools such as visual thinking, benchmarking, and online questionnaires. Moreover, these stages revealed the main functions of the solution based on an analysis of the intended audience and the value proposition canvas. The final stages brought the focus to the development of the visual design of the interface and prototype, using as a guideline the planes demonstrated by Garrett (2010). Finally, this thesis promotes the platform BrandSpace as an innovative and creative solution for brand management.89Florianópolis, SC.Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessInovação digitalExperiência de marcaDesignEstratégia digitalPlataforma digitalDesign para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/242857/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC.pdfTCC.pdfDesign para Inovação - Gustavo da Silva - Design UFSC 2022application/pdf16274347https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/242857/1/TCC.pdf05c548c60c9b0ebdcd1c9556a196a9deMD51123456789/2428572022-12-15 16:33:28.133oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-15T19:33:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas
title Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas
spellingShingle Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas
Silva, Gustavo da
Inovação digital
Experiência de marca
Design
Estratégia digital
Plataforma digital
title_short Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas
title_full Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas
title_fullStr Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas
title_full_unstemmed Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas
title_sort Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas
author Silva, Gustavo da
author_facet Silva, Gustavo da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gustavo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Júlio Monteiro
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Daldegan, Kétlen Cristine Vasconcelos
contributor_str_mv Teixeira, Júlio Monteiro
Daldegan, Kétlen Cristine Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação digital
Experiência de marca
Design
Estratégia digital
Plataforma digital
topic Inovação digital
Experiência de marca
Design
Estratégia digital
Plataforma digital
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T19:33:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-15T19:33:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242857
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/242857/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/242857/1/TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
05c548c60c9b0ebdcd1c9556a196a9de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805482476929024