Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Máximo, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123108
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
id UFSC_bf8bdb72d6a0d58fbb5c8855d470ce70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123108
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-SaúdePsicologiaEstudantes universitáriosAspectos psicológicosSanta CatarinaTrabalhoAspectos psicológicosPessoal da saude publicaAspectos psicológicosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.O objetivo deste estudo foi compreender a experiência de inserção de estudantes universitários de cursos da área da saúde em um programa de integração ensino/serviço. Os estudantes participantes da pesquisa cursam Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Itajaí. O programa de integração ensino/serviço é o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET saúde. O núcleo PET que serviu de contexto para a pesquisa foi o multiprofissional, distribuído em seis unidades de saúde do município de Itajaí, Santa Catarina. Participaram da pesquisa estudantes que fazem parte de um grupo de trinta sujeitos dos diferentes cursos mencionados envolvidos com o PET. A tese, desenvolvida a partir desta pesquisa, indica que a oferta de experiências de educação/trabalho com possibilidades de produção de sentidos estéticos é capaz de ampliar ou transformar as relações dos estudantes, em sua trajetória entre a universidade e os serviços de saúde. A perspectiva metodológica utilizada foi a pesquisa intervenção. A marca deste trabalho de pesquisa intervenção foi a escolha de novas possibilidades de diálogo com os estudantes e suas experiências de inserção no PET. Para tal, elegi a fotografia como dispositivo de produção de outros olhares para o contexto de experiência. Além disso, o uso de oficinas de exposição e discussão das imagens fotográficas permitiu a produção de sentidos diversos e seu compartilhamento coletivo, abrindo espaço para a emergência de saberes sobre as experiências singulares, bem como a experiência coletiva dos estudantes. Ao longo do trabalho demonstro a relação de coautoria do saber sobre a experiência estabelecida na relação entre os estudantes e destes com o pesquisador. Outro resultado relevante indica de que modo a intenção de fotografar gera novas sensibilidades que dirigem o olhar e os gestos dos estudantes. O lugar da imaginação e imagem foi articulado com o processo de criação de novos modos de atuar em saúde, evidenciando o trabalho em equipe, o compartilhamento de conhecimentos de técnicas e a responsabilidade política com a construção do sistema de saúde. As considerações permitem refletir a importância do uso de linguagens diversas como a fotografia na educação universitária. A possibilidade estética da fotografia e outras artes permitem a emergência de sujeitos da experiência implicados com suas trajetórias intelectuais e políticas. <br>Maheirie, KátiaUniversidade Federal de Santa CatarinaMáximo, Carlos Eduardo2014-08-06T17:48:56Z2014-08-06T17:48:56Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis123 p.| il.application/pdf323251https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123108porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:48:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123108Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:48:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde
title Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde
spellingShingle Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde
Máximo, Carlos Eduardo
Psicologia
Estudantes universitários
Aspectos psicológicos
Santa Catarina
Trabalho
Aspectos psicológicos
Pessoal da saude publica
Aspectos psicológicos
title_short Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde
title_full Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde
title_fullStr Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde
title_full_unstemmed Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde
title_sort Experiência de educação/trabalho no SUS : sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no Pet-Saúde
author Máximo, Carlos Eduardo
author_facet Máximo, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maheirie, Kátia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Máximo, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Estudantes universitários
Aspectos psicológicos
Santa Catarina
Trabalho
Aspectos psicológicos
Pessoal da saude publica
Aspectos psicológicos
topic Psicologia
Estudantes universitários
Aspectos psicológicos
Santa Catarina
Trabalho
Aspectos psicológicos
Pessoal da saude publica
Aspectos psicológicos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:48:56Z
2014-08-06T17:48:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 323251
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123108
identifier_str_mv 323251
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652118831136768