Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102174 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_bfd493a58b0482a7b63c2bbf92895d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102174 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma propostaEducação científica e tecnológicaEnsino de segundo grauFísica (Ensino médio)Estudo e ensinoRelatividade (Física)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaCom base na idéia de que as teorias modernas devam ser incorporadas ao conteúdo clássico no ensino de Física, este trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de uma proposta para discutir tópicos da Teoria da Relatividade Restrita, com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, a partir de conceitos da Mecânica. A avaliação da pertinência de estratégias didáticas para essa discussão, bem como a análise da evolução conceitual dos estudantes promovida pela mesma, são, dessa forma, os focos principais deste estudo. Partindo dos conceitos de referencial e tempo, normalmente negligenciados no ensino da Cinemática, uma seqüência didática, embasada na metodologia dos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV e ANGOTTI, 1991), foi elaborada e testada em caráter exploratório. Os resultados do estudo piloto indicaram fatores potenciais para a reestruturação da proposta, a qual foi novamente aplicada, em outra turma, com um olhar mais aprimorado e consciente do pesquisador sobre a situação. A gravação das aulas em vídeo permitiu acompanhar o processo de ensino. O comportamento dos estudantes frente a situações de conflito confirmou o previsto pela teoria da equilibração de Piaget, e as discussões recortadas de episódios de ensino evidenciaram o papel dos mediadores na construção do conhecimento, fundamental segundo a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Em relação à concepção de aprendizagem, trabalhou-se em concordância com o modelo de Mortimer (1994), o qual defende que o ensino de ciências deva promover a evolução de um perfil conceitual, através da construção de novas áreas desse perfil e da tomada de consciência, pelo educando, do contexto onde cada área é aplicável. Dessa forma, pôde ser verificada, especificamente, a ampliação do perfil conceitual de tempo dos estudantes, promovida pela construção da noção relativística.Florianópolis, SCCruz, Sônia Maria Silva Corrêa de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaKaram, Ricardo Avelar Sotomaior2013-07-16T00:13:32Z2013-07-16T00:13:32Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 236 f.| il.application/pdf225130http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102174porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:37:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102174Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:37:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma proposta |
title |
Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma proposta |
spellingShingle |
Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma proposta Karam, Ricardo Avelar Sotomaior Educação científica e tecnológica Ensino de segundo grau Física (Ensino médio) Estudo e ensino Relatividade (Física) |
title_short |
Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma proposta |
title_full |
Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma proposta |
title_fullStr |
Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma proposta |
title_full_unstemmed |
Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma proposta |
title_sort |
Relatividade restrita no início do ensino médio: elaboração e análise de uma proposta |
author |
Karam, Ricardo Avelar Sotomaior |
author_facet |
Karam, Ricardo Avelar Sotomaior |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karam, Ricardo Avelar Sotomaior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Ensino de segundo grau Física (Ensino médio) Estudo e ensino Relatividade (Física) |
topic |
Educação científica e tecnológica Ensino de segundo grau Física (Ensino médio) Estudo e ensino Relatividade (Física) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T00:13:32Z 2013-07-16T00:13:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
225130 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102174 |
identifier_str_mv |
225130 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 236 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652184782372864 |