Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hey, Amaury Ubiratan Borges
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82004
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_bfe0a21bd08c19525895d0190ca78b20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82004
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didáticaEngenharia de produçãoEnsinoMetodologiaEstatisticaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O trabalho apresenta uma metodologia de ensino para a disciplina de Gestão da Produção, ramo Estatística, do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e foi norteado por princípios epistemológicos, didáticos e tecnológicos necessários ao processo de condução da aprendizagem. Para testar o funcionamento da metodologia , escolheu-se a fórmula da Distribuição Binomial e a aplicação ocorreu numa turma da disciplina de Gestão da Produção do CEFET-PR. A pesquisa foi analisada pela metodologia da engenharia didática, em três sessões que compõem a metodologia e é caracterizada pelo registro dos estudos feito sobre o entendimento da fórmula da Distribuição Binomial e pela validação. Esta validação da pesquisa é feita sobretudo internamente, prescindindo assim de análises comparativas utilizadas em outras metodologias, pois se baseia numa confrontação entre uma análise a priori e a posteriori.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaHey, Amaury Ubiratan Borges2012-10-19T10:12:22Z2012-10-19T10:12:22Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 107 f.| il., tabs., grafs.application/pdf187358http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82004porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T21:44:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82004Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T21:44:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática
title Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática
spellingShingle Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática
Hey, Amaury Ubiratan Borges
Engenharia de produção
Ensino
Metodologia
Estatistica
Estudo e ensino
title_short Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática
title_full Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática
title_fullStr Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática
title_full_unstemmed Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática
title_sort Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática
author Hey, Amaury Ubiratan Borges
author_facet Hey, Amaury Ubiratan Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Silvana Bernardes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hey, Amaury Ubiratan Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino
Metodologia
Estatistica
Estudo e ensino
topic Engenharia de produção
Ensino
Metodologia
Estatistica
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T10:12:22Z
2012-10-19T10:12:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 187358
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82004
identifier_str_mv 187358
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 107 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652155718991872