Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Saionara Nunes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123331
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
id UFSC_bfed3b17c8fc9bf57540929171940efb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123331
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Saionara Nunes dePrado, Marta Lenise doKempfer, Silvana Silveira2014-08-06T18:05:19Z2014-08-06T18:05:19Z2014325335https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123331Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.Simulação Clínica é um método de ensino que vem ganhando destaque nos cursos na área da saúde. Na enfermagem é crescente a adesão com utilização de diferentes simuladores. Para o ensino da Consulta de Enfermagem o uso de Paciente Simulado é uma opção promissora pela fidelidade psicológica que proporciona. Este estudo teve por objetivo compreender como a simulação clínica com uso de atores contribui na aprendizagem experiencial da Consulta de Enfermagem. Para isso foi realizada uma Pesquisa-Ação junto a uma disciplina do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil que contou com a participação de professores da disciplina, enfermeira do ambulatório do hospital universitário, estudantes do curso de Artes Cênicas e de Enfermagem. A simulação foi realizada em maio de 2013, os dados foram coletados através de observação participante registrada em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com os alunos de enfermagem que aconteceram em maio e julho de 2013. Os dados foram organizados segundo a proposta operativa para análise de dados qualitativos de Minayo (2012). Utilizou-se o referencial teórico da Aprendizagem Experiencial de David Kolb (1984). Os resultados desta pesquisa foram organizados na forma de 2 manuscritos:- Aprendizagem experiencial por meio da simulação clínica com uso de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma Pesquisa-Ação que descreve o processo de implementação da simulação clínica através das etapas da Pesquisa-Ação: Planejamento (construção e validação das guias clínicas; seleção e treinamento dos atores; organização e preparo do cenário e convite aos participantes), Ação (aplicação da consulta simulada seguindo os passos do ciclo da aprendizagem experiencial), Observação (coleta de dados) e Reflexão (aprimoramento do método) demonstrando que o uso de atores e cenário real favorece a fidelidade psicológica e que o debriefing é o momento chave do processo reflexivo que favorece a formação integral do aluno ao longo da vida através da aprendizagem experiencial; e A pedagogia por trás da experiência clínica simulada: uma percepção de discentes de enfermagem que identifica como o método favoreceu o desenvolvimento do raciocínio crítico nos alunos, promovendo a autoavaliação e a aprendizagem experiencial. Os resultados do estudo demonstraram que a Simulação Clínica com participação de atores contribui na aprendizagem experiencial da Consulta de Enfermagem por proporcionar uma vivência autêntica, em ambiente controlado, com intenção pedagógica planejada, capaz de despertar sentimentos verdadeiros que mobilizam os alunos para um protagonismo na busca do conhecimento.<br>Abstract : Clinical Simulation is a teaching method that is acquiring prominence in courses among health sciences. In nursing is increasing the adherence by using different simulators. The use of Simulated Patient in the nursing consultation is a promising tool for providing psychological fidelity. This study is aimed at understanding how the use of clinical simulation involving actors contributes to the experiential learning of nursing consultation. For this purpose, we conducted an action-research study alongside with a course in the undergraduate nursing at a public university in southern Brazil that included the participation of professors of nursing, hospital outpatient nurse, university students of Dramatic Arts and Nursing. The simulation was performed in May 2013, data were collected through participant observation and recorded in a field diary and semi-structured interviews with nursing students in May and July 2013. Data were organized according to the operative proposal for analyzing qualitative data of Minayo (2012). We used as a theoretical framework the Experiential Learning by David Kolb (1984). The results of this research have been organized in the form of two manuscripts: The experiential learning through the use of clinical simulation with actors in the teaching of nursing consultation: An Action Research study that describes the process of implementation of the clinical simulation through the action-research steps: Design (construction and validation of clinical guidelines, selection and training of actors, organization and preparation of the scene and invitation of the participants), Action (application of the simulated consultation following by the steps of the experiential learning cycle), Observation (data collection) and Reflection (improvement of the method), those steps indicate that the use of actors and real scenarios promote psychological loyalty and that debriefing is the key moment of the reflective process that facilitates the integral formation of the student throughout the experiential learning; and The pedagogy behind the simulated clinical experience: a perception of nursing students that identifies how the method privileged the development of critical thinking skills in students, promoting self-assessment and the experiential learning. The study results showed that the Clinical Simulation with the participation of actors in experiential learning, contributes to nursing consultation by providing an authentic experience in a controlled environment, with pedagogical focused planned, capable of awakening true feelings that mobilize students for leadership in the pursuit knowledge.179 p.| il.porEnfermagemEstudo e ensinoEducação em EnfermagemPacientesSimulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL325335.pdfapplication/pdf1198605https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/123331/1/325335.pdf2ddd1d323e467bb97a4010d09916365fMD51123456789/1233312015-02-03 17:58:03.521oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123331Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-03T19:58:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação
title Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação
spellingShingle Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação
Oliveira, Saionara Nunes de
Enfermagem
Estudo e ensino
Educação em Enfermagem
Pacientes
title_short Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação
title_full Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação
title_fullStr Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação
title_full_unstemmed Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação
title_sort Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação
author Oliveira, Saionara Nunes de
author_facet Oliveira, Saionara Nunes de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Saionara Nunes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Marta Lenise do
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Kempfer, Silvana Silveira
contributor_str_mv Prado, Marta Lenise do
Kempfer, Silvana Silveira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem
Estudo e ensino
Educação em Enfermagem
Pacientes
topic Enfermagem
Estudo e ensino
Educação em Enfermagem
Pacientes
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-06T18:05:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06T18:05:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123331
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 325335
identifier_str_mv 325335
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 179 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/123331/1/325335.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ddd1d323e467bb97a4010d09916365f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805174025715712